Preparamos um artigo para que você conheça as 5 enzimas queridinhas da mesoterapia. Elas fazem sucesso para a grande maioria dos tratamentos que envolvem a técnica, são indispensáveis para todo profissional que aplica o procedimento em seus pacientes e dão ótimos resultados durante os tratamentos.

Se você é enfermeiro e já está atuando sob a responsabilidade de um RT, vai adorar saber mais sobre os princípios ativos e seus usos. Se ainda está buscando informações sobre esse procedimento, vai aprender um pouco mais sobre as enzimas que não podem faltar nos seus protocolos.

Conheça as 5 enzimas queridinhas da mesoterapia

Ácido Hialurônico (AH): entre os produtos disponíveis para rejuvenescimento da pele por mesoterapia, o AH desempenha um papel importante na hidratação do espaço extracelular devido à sua capacidade de atrair moléculas de água e acredita-se que crie condições fisiológicas na matriz extracelular para proliferação, migração e organização de células dérmicas .

A experiência clínica de rejuvenescimento da pele por mesoterapia baseada em HA sugere que esta técnica é segura, na medida em que é realizada por um profissional esteta treinado, que segue práticas de injeção segura com técnicas assépticas apropriadas para evitar o risco de infecção relacionada a medidas inadequadas de segurança.

Além disso, vários estudos sugerem que ele melhora a hidratação, proporciona firmeza e viscoelasticidade além de brilho da pele. Com todo esse potencial é o queridinho para ser utilizado em climas tropicais com altas temperaturas que favorecem a desidratação e o ressecamento da pele.

SILÍCIO: o silício na mesoterapia é considerado como um ativo regenerador. Representa um elemento estrutural do tecido conjuntivo, que possui o papel principal de renovação e regeneração das células.

Na derme, estimula e regula a proliferação de fibroblastos (células produtoras de colágeno), estimulando a síntese de colágeno e promovendo a regeneração das fibras elásticas, o que reflete em tonificação da pele, retardando o processo de envelhecimento, restaurando a força, flexibilidade e elasticidade do colágeno e da elastina dos tecidos conjuntivos.

VITAMINA C: a vitamina C é considerada um potente antioxidante. Ajuda a combater os radicais livres, além de aumentar a síntese de colágeno e regular a produção de melanina (pigmento que depositado na pele provoca manchas marrons e as marcas de acne) e também aumenta o rejuvenescimento geral da pele.

O ácido L-ascórbico é uma das formas mais comuns de vitamina C usada nas fórmulas de mesoterapia e é considerado o mais eficaz em termos de resultados anti-envelhecimento.

ÁCIDO TRANEXÂMICO (AT): o queridinho do momento para tratamento de Hipercromias e melasmas, o ácido tranexâmico é utilizado na mesoterapia em injeção intradérmica de modo seguro.

Geralmente a dose utilizada é de 4 mg / ml, com intervalo quinzenal. Normalmente é utilizado isoladamente ou em combinação com outros ativos clareadores como ácido kójico e até fatores de crescimento como o TGP2 com excelentes resultados para melasmas não respondedores a peelings.

FINASTERIDA: potente aliado na estética para tratamento da alopecia androgenética – de causa hormonal e genética. A finasterida é utilizada na mesoterapia por aplicação intradérmica no couro cabeludo.

Sua ação principal é combater a produção de Di- hidroxitestosterona (DHT), produto metabólito da testosterona que provoca miniaturização dos folículos, queda dos fios e presença de fios velus (finos e sem força).

Pode ser utilizada em homens e mulheres desde que estas últimas não estejam em idade fértil, uma vez que a finasterida é teratogênica (causa má formação fetal) . Além disso também diminui a oleosidade e a proliferação de bactérias no couro cabeludo.

Quer saber ainda mais sobre as enzimas? Só o curso de intramuscular e intradermoterapia vai lhe preparar para o mercado de trabalho.

728x90

 

Deixe aqui seu Comentário

1 COMENTÁRIO

  1. Acho muito importante estas dicas que são fornecidas no seu blog . São objetivas e com conteúdo científico excelente!
    Parabéns a todos que participam das matérias.
    Bjs
    Ives

Comente abaixo! Extravase!! Liberte-se!!! Faz bem pra pele e pra alma!!!!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.

Deixe aqui seu Comentário