Neste post vamos esclarecer inúmeras dúvidas frequentes de nossos leitores. Deixe seu questionamento nos comentários abaixo.

Enfermeiro habilitado pode atuar na Enfermagem Estética?

No dia 09 de novembro de 2016 foi assinada pelo Presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dr. Manoel Carlos Neri, a resolução 529/2016 que normatiza a atuação do enfermeiro na Estética.

Sendo assim, o enfermeiro que se especializar em estética, através de uma pós-graduação lato sensu e estiver habilitado pelo Coren da sua região, poderá exercer a profissão.

Entretanto, o efeito desta resolução foi totalmente paralisado com o surgimento de três liminares, vindas do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB), ambas no Distrito Federal, e na Justiça Federal do Rio Grande do Norte, movida por uma seção da AMB e também pela Sociedade Médica de Dermatologia do Rio Grande do Norte.

Os processos são: 0020778-15.2017.4.01.3400, 0804210-12.2017.4.05.8400 e 20776-45.2017.4.01.3400, respectivamente.

Quais são os pré-requisitos para eu atuar como enfermeiro esteta?

Mesmo sob a supervisão de um RT, é necessário que o enfermeiro seja especializado em estética. Assim, é necessário  ter pós-graduação lato sensu em estética, de acordo com a legislação estabelecida pelo MEC, e que no mínimo tenha 100 horas de aulas práticas.

O enfermeiro especialista em estética deverá adquirir competência técnica científica e habilidades para realizar procedimentos estéticos, em cursos de extensão, qualificação e aprimoramento.

Com quais procedimentos os enfermeiros estetas podem atuar?

Se o enfermeiro esteta estiver dentro de uma clínica de estética que tenha um responsável técnico (RT), ele pode atuar com todos os procedimentos relatados na resolução 529/2016, inclusive trabalhar com injetáveis.

Sem um RT, segue o efeito suspensivo da resolução. impossibilitando a atuação do enfermeiro esteta.

Como atuar com um responsável técnico (RT)?

Você pode trabalhar para qualquer clínica de estética, desde que a mesma tenha um Responsável Técnico. Você só não pode abrir seu próprio negócio, enquanto a Liminar estiver valendo.

Qual profissional pode ser um responsável técnico (RT)?

Biomédicos e farmacêuticos são profissionais que podem ser responsáveis técnicos.

O que o Cofen tem feito em relação à suspensão?

Independente da força do Cofen, outros conselhos de classe que atuam na estética já estiveram na mesma situação e reverteram as liminares do CFM e sociedades médicas.

Todos estão juntos nesta luta, pela liberdade estética.

Enfermeiro pode trabalhar com ozonioterapia na estética?

O enfermeiro esteta pode usar a ozonioterapia para melhorar o sistema imunológico dos pacientes, reverter processo de envelhecimento, acelerar cicatrização, rejuvenescimento da pele das mãos e colo, combate a celulite e nas ações capilares, combatendo seborreia e caspa.

A ozonioterapia é considerada Prática Integrativa e Complementar em Saúde. Foi reconhecida pelo Ministério da Saúde em 21 de março de 2018, quando a portaria 702 foi publicada.

É uma prática eficaz e já adotada por diferentes áreas da saúde, enfermeiros, biomédicos, farmacêuticos, dentistas e até veterinários podem se beneficiar das vantagens da prática.

Após se especializar,  o enfermeiro será considerado ozonioterapeuta.

O que levar em consideração na hora de escolher a pós-graduação em Enfermagem Estética?

Levando em consideração a necessidade da área, o enfermeiro que quer se especializar precisa procurar uma instituição que lhe forneça todo o aparto necessário para atuar e que, principalmente, preze pela qualidade de ensino.

Existem diversas instituições no Brasil que oferecem a especialização em estética, mas não são todas iguais. Priorizando a qualidade, pesquise as seguintes variáveis:

• Metodologia e quantidade de alunos por turma;
• Reputação da instituição;
• Satisfação dos alunos e ex-alunos que estão inseridos no mercado;
• Corpo docente
• Localização e instalações;
• Material e aparelhos disponíveis

É de extrema importância levar em consideração estes itens acima, já que a escolha terá influência e consequências importantes para toda a sua carreira.

Decidir por uma pós-graduação representa um investimento para o resto de sua vida.

Recomendamos uma pós-graduação em Enfermagem Estética já tradicional em todo o Brasil.

Como obter destaque e ter um diferencial na Enfermagem Estética?

Se manter atualizado é essencial, principalmente se você já está atuando na área. Assim, confira sempre as novidades entre os cursos livres em estética, procure congressos, worshops e mantenha seus protocolos sempre modernizados.

Agora, se você está inciando sua carreira agora e não quer perder “aquela” oportunidade de emprego, ou até mesmo fechar a sociedade em uma clínica de estética, realizar a pós-graduação em Enfermagem Estética é mais do que necessário. Recomendamos fazer também cursos livres.

A pós-graduação e os cursos aprimoram e aperfeiçoam sua prática nos procedimentos, te dando aptidão imediata para atuar com pacientes e para se inserir no mercado de trabalho sob responsabilidade técnica.

Esteticistas podem realizar drenagem linfática, operar equipamentos biotecnológicos e realizar todos os demais procedimentos estéticos faciais e corporais?

O tecnólogo e técnico em estética pode realizar todos os procedimentos relacionados na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) da estética.

Qual a diferença entre a atuação do enfermeiro esteta e do esteticista?

Tais profissionais atuam em campos distintos, complementares e não-concorrentes da Estética.

O enfermeiro esteta (mesmo necessitando de um RT) atua mais focado em procedimentos perfurocortantes, injetáveis e escarificantes, como a aplicação de Toxina Botulínica, Intradermoterapia, Preenchimentos,  PEIM, entre outros.

Já o esteticista atua com procedimentos corporais e faciais pelo uso de lasers frios, rádiofrequencia, peelings superficiais, ultra-sons e outras técnicas manuais, como a drenagem linfática e limpeza de pele.

Vale ressaltar que o esteticista não pode atuar com perfurocortantes, mesmo com supervisão.

Nos ajude com o Dúvidas Frequentes

Por isso, deixe abaixo seu comentário que vamos atualizar frequentemente este post.

Deixe aqui seu Comentário

Comente abaixo! Extravase!! Liberte-se!!! Faz bem pra pele e pra alma!!!!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.

Deixe aqui seu Comentário