Skip to main content

O tratamento estético com sangue e o rejuvenescimento facial: Mito ou Verdade?

A apresentadora Luciana Gimenez, a modelo Renata Banhara, a socialite norte-americana Kim Kardashian e a modelo israelense Bar Refaeli. Essas são apenas algumas das muitas celebridades nacionais e internacionais, que têm divulgado o tratamento facial para o rejuvenescimento com o uso do próprio sangue. Conheça mais sobre esse tratamento estético que está super na moda e […]

A apresentadora Luciana Gimenez, a modelo Renata Banhara, a socialite norte-americana Kim Kardashian e a modelo israelense Bar Refaeli. Essas são apenas algumas das muitas celebridades nacionais e internacionais, que têm divulgado o tratamento facial para o rejuvenescimento com o uso do próprio sangue. Conheça mais sobre esse tratamento estético que está super na moda e tire todas as suas dúvidas sobre ele!

Sangue como tratamento para rejuvenescer

Esse polêmico tratamento ganhou o nome popular de Vampire Facelift (lifiting do Vampiro), mas na verdade o procedimento-se terapia PRP (Plasma Rico em Plaquetas). E apesar do nome um tanto difícil, o tratamento é bastante simples.

Constitui-se apenas de retirar o sangue do paciente, centrifugá-lo, extrair o plasma e injetar este plasma de volta no rosto do cliente. O procedimento é feito em apenas uma sessão, onde a área é saturada com cerca de 20% de PRP.

Os efeitos são notados após três semanas, quando o PRP absorvido se acumula e duram por cerca de 15 meses. Apesar da simplicidade do tratamento ele deve ser feito somente por um especialista em estética.

Tratamento estético com sangue: A Terapia do Vampiro através dos séculos

Agora se alguém pensa que usar sangue para obter o rejuvenescimento é algo novo, está enganado. A crença tem muitos séculos de mitologia que cercam o sangue e seus poderes de cura misteriosos. E elas serviram de inspiração para a história do Drácula, vampiro que rejuvenescia ao beber sangue.

Na Roma Antiga os doentes eram aconselhados a assistirem as lutas entre os gladiadores e beber o sangue daqueles que morressem para se curar. E mesmo séculos após, quando os procedimentos médicos se mantinham mais na retirada do sangue do que no consumo, a crença nos poderes de rejuvenescimento através do sangue continuou igual.

Estudos científicos

Apesar de pesquisas e discussões acirradas nos meios acadêmicos, não se sabe exatamente como o PRP funciona. Mas seu uso começou a partir dos resultados de uma pesquisa publicada há alguns anos no Journal of Plastic and Reconstructive Surgery, uma revista especializada na área.

A conclusão do estudo foi que a extração do plasma do sangue por centrifugação leva à liberação de níveis significativos de fatores ligados ao crescimento. E que os fatores de crescimento podem atuar no aumento do colágeno, na cura de feridas e na promoção de efeitos estéticos.

Entretanto, os fatores de crescimento estão relacionados também com o crescimento desordenado das células, o câncer.

Mas serà que o tratamento estético com sangue funciona?

Ainda não existem estudos conclusivos, mas existem alguns resultados surpreendentes, como o estudo do biólogo Saul Villeda da Universidade da Califórnia.

Ele faz um experimento com camundongos que consiste em injetar o sangue dos camundongos jovens nos velhos. E os resultados indicam que após a injeção de sangue, os camundongos velhos demonstraram melhora em testes de memória. Os resultados nos neurônios são ainda mais impressionantes, uma vez que, após receberem o sangue dos jovens, começam a ficar parecidos com os neurônios dos jovens e a criar novas conexões.

A Universidade de Stanford começou a fazer estudos em humanos. O objetivo é testar os efeitos dessa técnica em pacientes com os primeiros sinais de Alzheimer. Busca-se conseguir os mesmos resultados já identificados nos camundongos. Para isso, estão coletando sangue de jovens.

Você acredita nesse tratamento? Deixe sua opinião nos comentários abaixo! E para especializar-se em alguma área da estética, não deixe de conferir os cursos oferecidos pelo instituto Nepuga!

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito e expressão de liberdade do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando de enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e auto-estima.
Veja mais Noticias

Comments (3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *