A área estética é um mercado que cresce em ritmo acelerado no Brasil. O país já ocupa o segundo lugar no ranking mundial para o consumo de produtos e equipamentos de beleza e estética, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Isso resulta em grandes oportunidades de crescimento para profissionais que atuem ou tenham interesse em atuar no mercado da saúde estética, mas o técnico em enfermagem pode atuar na estética? 

A importância da capacitação

O serviço de saúde estética deve ser feito por um profissional com a devida capacitação, plenamente habilitado e com as competências adequadas para os procedimentos de acordo com os atributos legais, éticos e científicos exigidos para executar esse serviço de saúde. 

De acordo com um projeto de lei sancionado em 2018, o profissional de saúde estética deve ter diploma de graduação em nível superior. 

Já o técnico em estética precisa ter o curso técnico com concentração em estética, este no entanto, fica limitado para certas técnicas e procedimentos estéticos. É o caso do técnico em enfermagem.

O técnico em enfermagem, por não possuir uma formação de nível superior na área da saúde, caso queira atuar na área da saúde estética, deve realizar antes um curso técnico que o capacite para atuar com técnicas e procedimentos estéticos não invasivos.

Procedimentos permitidos

Entre os procedimentos pelos quais o tecnólogo responderá estão:

  • higienização e limpeza de pele;
  • tratamento de acne simples com técnicas cosméticas;
  • esfoliação corporal, bandagens, massagens cosméticas, banhos aromáticos e descoloração de pêlos;
    drenagem linfática corporal;
  • massagem mecânica, vacuoterapia;
  • eletroterapia para fins estéticos;
  • depilação eletrônica ou sem uso de equipamentos eletrônicos;
  • máscaras de face, do pescoço e do colo;
  • tratamento das mãos e dos pés;
  • hidratação corporal;
  • atividades inerentes às competências e habilidades adquiridas nos estudos com concentração em Estética ou Cosmetologia ministrados por escolas oficiais ou reconhecidas na forma da lei.
Limpeza De Pele

4 COMENTÁRIOS

Comente abaixo! Extravase!! Liberte-se!!! Faz bem pra pele e pra alma!!!!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando em enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.