Aluna do Nepuga realiza pesquisa sobre utilização de ultrassom e drenagem linfática no combate às celulites
A enfermeira esteta Dra. Mariana Marçal Maciel, pós-graduanda do Nepuga (Núcleo de Estudos Dra. Ana Carolina Puga) elaborou uma pesquisa sobre a utilização do ultrassom e da drenagem linfática manual para o tratamento das celulites.
O trabalho foi desenvolvido para o curso de Pós-graduação de Enfermagem Estética de Ribeirão Preto e ganhou nota 10 do Nepuga.
As celulites são disfunções inestéticas que afetam 90% das mulheres, podendo proporcionar além de problemas estéticos, danos psicológicos e sociais.
Índice
A drenagem linfática e as celulites
Em 1936 o dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid desenvolveram o estudo e a prática da drenagem linfática na Riviera Francesa.
O ultrassom começou a ser utilizado no início da década de 30. Na área médica e na década de 70 este equipamento foi utilizado para tratamentos da celulite na área da fisioterapia.
Segundo a pesquisa, o objetivo foi analisar o uso do ultrassom terapêutico e da drenagem linfática manual para o tratamento das celulites em todos os seus graus, provando que este é um recurso viável, que reduz as celulites. O fibro adenoma gelóide (celulite) é uma alteração locorregional do panículo adiposo subcutâneo determinando formato corporal característico com alterações histológicas locais. Atinge principalmente a região do quadril e das coxas, podendo, porém, ter outras localizações.
Vários recursos são utilizados para o tratamento do fibro adenoma gelóide, tratamentos que apresentam benefícios comprovados cientificamente são: o ultrassom terapêutico, devido seus efeitos biofísicos, e a drenagem linfática manual.
Uso do ultrassom no combate às celulites
O ultrassom promove a quebra das ligações intercelulares, ocorrendo aumento da permeabilidade entre as células o que favorece as variações transitórias dos níveis de lipídeos intersticiais e plasmáticos, facilitando a drenagem dos lipídeos pelo sistema linfático e melhorando a redistribuição de gordura corporal.
Já a drenagem linfática manual realiza absorção de líquidos excedentes e de proteínas do espaço intersticial com manobras lentas e leves num ritmo inalterado, melhorando o metabolismo e proporcionando a desintoxicação metabólica.
A ação metabólica do ultrassom na celulite é extremamente benéfica, produzindo microvibrações moleculares que se caracterizam como uma micromassagem nas junções tissulares. E a ação térmica resultante das fricções produzidas pela micromassagem também estimularia de maneira marcante a microcirculação.
O estudo concluiu que a pele sofre alterações de acordo com o estilo de vida adotado pelo cliente em relação a alimentação, prática de exercícios físicos, alterações hormonais e metabólicas.
Um desajuste destes fatores desencadeia uma condição de inflamação do tecido celular acarretando em vários graus o fibro edema gelóide.
Ultrassom e Drenagem linfática se mostram eficazes no tratamento da celulite
O que, no início, apresenta-se como uma alteração indolor das células da pele, desenvolve-se para uma doença crônica e dolorosa. Por se tratar de uma afecção multifatorial, para que seu tratamento seja satisfatório é necessário uma avaliação detalhada, anamnese e exame físico completo.
A ação metabólica do ultrassom no fibro edema gelóide, que tem se mostrado benéfica devido a produção de microvibrações moleculares, que realizam uma micro massagem nas junções tissulares e a ação térmica resultante das fricções produzidas por esta, o que estimularia a microcirculação, constituindo um método valioso de tratamento.
O profissional deve, necessariamente, conhecer a intensidade, dose, modos de emissão, tempo de aplicação, produtos utilizados, técnica de aplicação do ultrassom específicos para cada tratamento.
Para ter acesso a pesquisa da Dra. Mariana na íntegra basta clicar aqui e baixar o material.
Deixe um comentário