Sou técnico em enfermagem, como posso atuar na Saúde Estética?
Mesmo atuando dentro da enfermagem, existem muitas diferenças entre as responsabilidades, capacitações e habilitações de um enfermeiro para um técnico em enfermagem, inclusive na Estética.
Enquanto enfermeiros podem atuar com a Saúde Estética após uma pós-graduação, os técnicos em enfermagem não têm a mesma possibilidade devido à falta de um Conselho que possa respaldá-los.
Mas vamos entender isso aos poucos.
Índice
O que diz a legislação?
É preciso ter um respaldo legal para que um profissional possa atuar com a Saúde Estética, ou seja, é preciso um conselho para habilitá-lo. No entanto, esse não é o caso dos técnicos em enfermagem, que apesar de terem apoio dos sindicatos, não possuem subsídios legais para exercer a profissão.
Mas, afinal, qual a necessidade de ter um conselho de classe profissional?
O motivo é bem simples: o órgão, além de representar a classe, regulamenta a atividade profissional, determina limites da atuação, efetua registros dos profissionais formados, orienta profissionais e fiscaliza o exercício da profissão para garantir que os serviços prestados à sociedade sejam realizados da forma correta.
Quero atuar na Saúde Estética, mas não sou formado. Como proceder?
Caso você seja um técnico em enfermagem e tenha o desejo de ingressar no campo de Saúde Estética, saiba que a melhor opção é buscar uma graduação em Enfermagem.
Se acha que esse investimento não vale a pena, você está muito enganado. São inúmeros os pontos positivos para que você mude para a área de saúde e cuidado estético:
- Poder atuar fora de hospitais;
- Ter flexibilidade de horários;
- Ter maior retorno financeiro;
- Empreender.
Sim, serão necessários esforço e estudo para poder começar a atuar, mas todo esse processo é recompensado com a alta remuneração que você terá ao começar a realizar os procedimentos.
Claro que temos, também, uma flexibilidade melhor dos seus horários. Assim, você não precisará passar por longos plantões ou trabalhar em feriados ou períodos noturnos. Consequentemente, terá mais tempo para passar com sua família e amigos, além de ter menos cansaço e estresse.
Agora, se você tem o desejo de abrir um negócio próprio, a especialização em Saúde Estética, te dá a possibilidade de empreender num dos melhores e mais crescente mercado, o da Estética. Esse, inclusive, é um dos principais motivos que levam muitos profissionais a migrarem para a área estética.
Ao contrário do trabalho em hospital, onde você precisa lidar constantemente com doenças e, em casos mais extremos, com a morte, na estética você cuida dos pacientes ao promover a melhora de sua autoestima e bem estar, dando-lhes maior qualidade de vida.
E se você acha que são muitos anos de estudo para ingressar na Saúde Estética, saiba que a sua pós-graduação, em muitas IES, podem ser realizadas ainda na graduação, a partir do sétimo semestre.
Técnicos que migraram para a Estética e tiveram sucesso
Esse é o caso da Dra. Railda Aires, que depois de trabalhar dentro de hospitais, decidiu investir em seu sonho de trabalhar na Enfermagem Estética.
Sua trajetória tem início com o nascimento de seu filho, o que a deixou empenhada em oferecer melhores condições de vida a ele. Em decorrência disso, fez um curso técnico em enfermagem. Ao ganhar destaque no hospital em que trabalhava, ela se matriculou em uma graduação em Enfermagem.
Entretanto, ela percebeu que não tinha mais sentido atuar dentro de hospitais. O que fez a Dra. decidir pela Saúde Estética foi a pandemia do Covid-19.
Já cansada de ver pessoas doentes e tratar doenças, ela buscou a área dentro da Enfermagem que pudesse oferecer o que ela tanto queria: devolver a felicidade para seus pacientes!
Hoje, a Dra Railda concilia a especialização em Enfermagem Estética com seus dois serviços: plantões em hospitais e os atendimentos em Saúde Estética.“Sabemos que o processo pode ser um tanto trabalhoso no começo, mas as recompensas que vem depois são muito mais que apenas gratificantes”, disse a Dra.
O que o técnico em enfermagem pode fazer, então?
Como dito anteriormente, é preciso de respaldo e subsídio legal para que um profissional possa atuar na estética e isso é algo que o sindicato não pode oferecer aos técnicos em enfermagem.
Contudo, nada impede que você estude um pouco sobre esse mercado enquanto se prepara para ingressar em uma graduação em Enfermagem. Existem muitos cursos online de Saúde Estética, que te preparam para a atuação e podem servir como horas complementares para a graduação e a pós-graduação.
Se você é um técnico em enfermagem, não perca tempo pensando se deve ou não melhorar sua carreira e qualidade de vida. Faça como outros profissionais e invista em seu futuro.
E aí,quando pretende começar sua graduação para entrar no mercado da Saúde Estética? 😉
Quero fazer tecnica de enfermagem, se eu fazer pós em estetica eu serei amparada, dentro da lei pela anvisa, fazer uso de injetaveis, ???
Não, Ana Paula. Como é o conselho que concede a habilitação, assim como foi explicado na matéria, é preciso ser graduado em enfermagem para realizar a pós-graduação na área e obter a habilitação.
Sou técnica de enfermagem Posso fazer um curso Para trabalhar Com limpeza de pele e melasma?
Cris, o mais recomendado, para que você possa ter o amparo do conselho, é ser graduada em enfermagem.
Com tudo e de suma importate para quem esta fazendo a graduacao na area da estetica e cosmetologia faca uma leitura pois sabemos que a lei permite que o esteticista atue com alguns procedimentos ivazivo porem a avisa secretaria de saude proibe estes procedimentos para o esteticista que nao tem uma graduacao na area da saude
Sou tec de enfermagem a 8 anos ativa , e 2023 me Formei em graduação de Estética e cosmético, tenho o respaldo para abrir minha clínica estética e trabalhar com injetável??
Eliane, desde que sua formação na área seja robusta, tanto teórica como prática dedicada a injetáveis, nada impede que você abra sua clínica. Recomenda-se realizar uma pós-graduação na área para garantir ainda mais segurança em suas atividades.
Tenho o técnico de enfermagem e estou cursando a graduação em estética e cosmetologia, quais procedimentos posso realizar ? injetáveis também ?
Débora, desde que devidamente capacitada, incluindo teoria e prática, você pode realizar procedimentos estéticos diversos, incluindo os injetáveis. O importante é que os cursos de capacitação sejam devidamente reconhecidos pelo MEc e que você conte de fato com uma robusta experiência clínica, bem como conhecimentos apronfundados em anatomia e outras área imprescíndiveis na realização de boas práticas dentro da saúde estética. Para tanto, é recomendada a realização de uma pós-graduação na área.
E NO CASO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM QUE TENHA GRADUAÇÃO EM ESTÉTICA E COSMÉTICA?
Sim, Evaldo. Nesse caso há uma formação mais completa e o profissional pode atuar na saúde estética, só não poderá se considerado enfermeiro esteta, porque para isso precisam ser cumpridos critérios do conselho de enfermagem.
Boa noite,quais os procedimentos que o técnico com pós graduação em estética pode fazer?
Patrícia, como você pode ver pela matéria mesmo, a pós-graduação não é recomendada para técnicos em enfermagem, já que sem a graduação o profissional não tem o respaldo necessário para atuar, sobretudo com procedimentos mais invasivos. O que os técnicos podem realizar na área de estética são outros cursos técnicos, que capacitam para a realização de procedimentos menos invasivos, como limpeza de pele, alguns tipos de peelings, lasers e ultrassons. Mas nada impede que você, ou qualquer outro técnico em enfermagem, se torne enfermeiro graduado e possa, assim, se especializar na realização de procedimentos que demandam responsabilidade técnica mais aprofundada.
Sou wylza, tenho o curso técnico em enfermagem, como eu gostaria que o Coren ou Cofen dessem legalidade para trabalhar com a saúde estética, assim facilitaria muito a minha vida.
Sou graduada em estetica e quero fazer um tec. De enfermagem para poder aplicar injetaveis, eu posso ter acesso a injetaveis com o tec de enfermagem??????
Não quero fazer graduação de enfermagem só o tec. Minha dúvida é essa se posso usar qual quer injetaveis com um tec!?
Olá sou técnica de enfermagem e temos sim um conselho que no caso é o mesmo do enfermeiro, pagamos anuidade, se não tem não pode nem trabalhar na área, nosso conselho de classe não é o sindicato com diz no texto é o Coren como dos enfermeiros
Olá Estela, infelizmente o técnico de enfermagem mesmo tendo conhecimento para aplicar injetáveis, ele não pode atuar com injetáveis em estética. Seria necessário você realizar a graduação de enfermagem. Eu sou técnica de enfermagem e estou graduando enfermagem para poder aplicar injetáveis na área da estética.
Agradecemos a colocação, Aline. Realmente, o Cofen também representa e regulamente a atuação dos técnicos em enfermagem.
Porém, conforme resolução que legisla sobre a habilitação em enfermagem estética, de fato é preciso ter a graduação.
Olá!
Sou cabeleireira, faço maquiagem definitiva a 18 anos.
Agora gostaria de trabalhar biomédico em estica (esteta)
Mas sei q só os dentista,médicos , q podem fazer direto biomédico.
Gostaria de saber qual faculdade devo fazer primeiro, para poder alcançar meu sonho, de fazer armonizacao fácil.
Diuli, é preciso ter graduação em Biomedicina para ser biomédico esteta, realizando também a pós graduação, que deve ser habilitada através do conselho de classe. Outras graduações que também permitem a especialização em estética são de odontologia, farmácia e biologia. Pessoas graduadas em Fisioterapia, ou Estética e Cosmetologia também podem se especializar em Saúde Estética.
Boa sorte nessa trajetória para realizar o seu sonho, Diuli!