Enfermagem é a profissão mais respeitada pelos britânicos, revela pesquisa

Índice
Apesar do cenário positivo no Reino Unido, no Brasil situação é bem diferente
Um tanto quanto diferente da realidade vivida por nós, enfermeiros brasileiros, no Reino Unido a enfermagem foi eleita a mais confiável pelo décimo ano consecutivo. Maravilhoso, não é mesmo?
A pesquisa foi realizada pela agência Ipsos Mori e divulgada pela campanha “Ipsos Mori Veracity Index”.
Conforme indicam os dados, 96% dos britânicos responderam que os enfermeiros possuem nível de confiabilidade “alto” ou “extremamente alto”, a frente dos médicos, que ficaram com 92%.
Em terceiro lugar temos os professores com 89%, seguidos pelos engenheiros e os professores universitários, em quarto e quinto lugares, respectivamente.
A pesquisa “Ipsos Mori Veracity Index” foi lançada em 1983 e avalia anualmente quais profissionais são mais confiáveis para o público.
Quer saber mais sobre a pesquisa? Preencha nosso formulário e confira a pesquisa completa!
A relação dos britânicos com a enfermagem
A boa relação entre a população do Reino Unido e os enfermeiros é de berço. Afinal, a enfermagem profissional foi criada por Florence Nightingale, uma inglesa da corte vitoriana.
À época, a pioneira já dizia que a enfermagem é uma arte e que, para realizá-la como arte, é preciso devoção tão exclusiva, preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor.

São muitos os atributos que levam a profissão ser tão respeitada no Reino Unido e também em outros países. Um dos principais pontos é o quanto o trabalho destes profissionais é essencial.
O cotidiano profissional do enfermeiro é permeado pelo respeito ao indivíduo, família e comunidade em toda sua dimensão.
Ele assiste às necessidades e busca resolvê-las ou minimizá-las por meio do cuidado individual e específico. Essa é a essência da enfermagem.
Leia mais: Reino Unido inicia operações cardíacas realizadas por enfermeiros
Cenário brasileiro preocupa
No nosso país, os enfermeiros não atingem a mesma posição da pesquisa britânica e, um dos principais motivos, é o pensamento estereotipado de que a enfermagem é uma profissão secundária na saúde.
Mesmo a profissão constituindo a maior força de trabalho na saúde e sendo composta por diversas categorias, a profissão no Brasil ainda carece de respeito e valorização.
Por outro lado, nós, enfermeiros, devemos nos valorizar. Precisamos reforçar nossa identidade e imagem profissional frente às mudanças sociais, tecnológicas e ao novo, como a Enfermagem Estética.
Que continuamos unidos, lutando por uma Enfermagem melhor para o nosso povo! ????
Minha filha e técnica a 14 e se forma na faculdade no final do ano,????????,esta com depressão gravíssima por falta de respeito e valorização da profissão,não tem apoio nem um do corem que esta pouco se importando com os profissionais da área,só aqui na minha cidadezinha de 11.000 e poucos habitantes tem cinco enfermeiras com o mesmo problema????
Poxa Maria, que situação complicada! Sentimos muito! No Brasil, realmente a nossa profissão é pouco valorizada. Por isso, precisamos ficarmos unidos e lutar pelos nossos direitos. Estimamos melhoras para sua filha! 🙁