A enfermeira esteta Dra. Mariana Marçal Maciel, pós-graduanda do Nepuga (Núcleo de Estudos Dra. Ana Carolina Puga) elaborou uma pesquisa sobre a utilização do ultrassom e da drenagem linfática manual para o tratamento das celulites.

O trabalho foi desenvolvido para o curso de Pós-graduação de Enfermagem Estética de Ribeirão Preto e ganhou nota 10 do Nepuga.

As celulites são disfunções inestéticas que afetam 90% das mulheres, podendo proporcionar além de problemas estéticos, danos psicológicos e sociais.

A drenagem linfática e as celulites

Em 1936 o dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid desenvolveram o estudo e a prática da drenagem linfática na Riviera Francesa.

O ultrassom começou a ser utilizado no início da década de 30. Na área médica e na década de 70 este equipamento foi utilizado para tratamentos da celulite na área da fisioterapia.

Segundo a pesquisa, o objetivo foi analisar o uso do ultrassom terapêutico e da drenagem linfática manual para o tratamento das celulites em todos os seus graus, provando que este é um recurso viável, que reduz as celulites. O fibro adenoma gelóide (celulite) é uma alteração locorregional do panículo adiposo subcutâneo determinando formato corporal característico com alterações histológicas locais. Atinge principalmente a região do quadril e das coxas, podendo, porém, ter outras localizações.

Vários recursos são utilizados para o tratamento do fibro adenoma gelóide, tratamentos que apresentam benefícios comprovados cientificamente são: o ultrassom terapêutico, devido seus efeitos biofísicos, e a drenagem linfática manual.

Uso do ultrassom no combate às celulites

O ultrassom promove a quebra das ligações intercelulares, ocorrendo aumento da permeabilidade entre as células o que favorece as variações transitórias dos níveis de lipídeos intersticiais e plasmáticos, facilitando a drenagem dos lipídeos pelo sistema linfático e melhorando a redistribuição de gordura corporal.

Já a drenagem linfática manual realiza absorção de líquidos excedentes e de proteínas do espaço intersticial com manobras lentas e leves num ritmo inalterado, melhorando o metabolismo e proporcionando a desintoxicação metabólica.

A ação metabólica do ultrassom na celulite é extremamente benéfica, produzindo microvibrações moleculares que se caracterizam como uma micromassagem nas junções tissulares. E a ação térmica resultante das fricções produzidas pela micromassagem também estimularia de maneira marcante a microcirculação.

O estudo concluiu que a pele sofre alterações de acordo com o estilo de vida adotado pelo cliente em relação a alimentação, prática de exercícios físicos, alterações hormonais e metabólicas.

Um desajuste destes fatores desencadeia uma condição de inflamação do tecido celular acarretando em vários graus o fibro edema gelóide.

Ultrassom e Drenagem linfática se mostram eficazes no tratamento da celulite

O que, no início, apresenta-se como uma alteração indolor das células da pele, desenvolve-se para uma doença crônica e dolorosa. Por se tratar de uma afecção multifatorial, para que seu tratamento seja satisfatório é necessário uma avaliação detalhada, anamnese e exame físico completo.

A ação metabólica do ultrassom no fibro edema gelóide, que tem se mostrado benéfica devido a produção de microvibrações moleculares, que realizam uma micro massagem nas junções tissulares e a ação térmica resultante das fricções produzidas por esta, o que estimularia a microcirculação, constituindo um método valioso de tratamento.

O profissional deve, necessariamente, conhecer a intensidade, dose, modos de emissão, tempo de aplicação, produtos utilizados, técnica de aplicação do ultrassom específicos para cada tratamento.

Para ter acesso a pesquisa da Dra. Mariana na íntegra basta clicar aqui e baixar o material.

^B5107195ABEA9FE521DBC3745EF8A7E2F6F167452B7EBD2DE3^pimgpsh_fullsize_distr

 

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito e expressão de liberdade do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando de enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e auto-estima.