Atuação do enfermeiro dermatológico no tratamento da Psoríase


Atualmente, cerca de 5 milhões de pessoas no Brasil são portadores de psoríase. Para o tratamento efetivo, o enfermeiro dermatológico é de grande importância neste processo.
O enfermeiro especializado em dermatologia além de oferecer um cuidado especializado, pode orientar o paciente sobre a doença, pois a falta de informação, nestes casos, provoca discriminação do portador.
Além de explicar todo quadro que envolve a psoríase, o enfermeiro pode aliviar a dor e o desconforto provocado pelas lesões, combater as infecções causadas por meio de tratamentos que proporcionam o equilíbrio hídrico, térmico e eletrolítico do paciente.
O que é a psoríase?
A psoríase é uma doença genética que provoca a inflamação crônica da pele por meio de manchas vermelhas que aparecem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos. Apesar de muito preconceito envolvido por parte de outras pessoas, ela não é contagiosa.
Causa
De origem genética, a psoríase pode ser desencadeada por diversos fatores, sendo os mais comuns são, reação a medicamentos, irritações na pele, ingestão de bebida alcoólica, infecções, ferimentos na pele e, estresse.
Tratamentos
Apesar de não ter cura, a psoríase não tem cura, porém o tratamento alivia os sintomas. O uso de pomadas, cremes e medicação sistêmica podem controlar a doença. Já os casos mais graves, precisam de um tratamento mais agressivo com ouso de medicação oral. A exposição ao sol também deve ser moderada, assim como a hidratação da pele é de extrema importância.
Veja mais Noticias
Sheila Mello processa médico após complicações envolvendo aplicação de hidrogel
Suspensão da Resolução CFBio 582/2020? Biólogos estetas devem permanecer unidos em prol da saúde estética
Deixe um comentário