Muitas enfermeiras questionam que tipos de procedimentos elas estão aptas a realizar na área da estética, depois que a resolução 529/2016 foi publicada, habilitando as enfermeiras a se especializarem na estética como uma área legitima de atuação.

Separamos aqui no blog Enfermagem Estética os procedimentos que constam na resolução.

São tipos de tratamentos estéticos que as enfermeiras já podem começar a aplicar em suas pacientes durante sua especialização. Atualmente o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) divulgou que essa resolução está sendo aprimorada, para deixar mais claro se o profissional poderá trabalhar com aplicação de toxina A e preenchedores dérmicos, um desejo de muitas enfermerias, que já possuem habilidades com agulhas.

Portanto, no momento, a resolução 529 habilita o enfermeiro esteta pós-graduação a praticar:

  • Micropuntura – ou indução percutânea de colágeno, é baseado no uso de agulhas que perfuram a pele sutilmente promovendo sua regeneração, com a liberação do colágeno e a formação de uma nova camada de pele.
  • Carboxiterapia – constitui-se de uma técnica onde se utiliza o gás carbônico medicinal injetado no tecido subcutâneo, estimulando efeitos fisiológicos como melhora da circulação e oxigenação tecidual.
  • Cosméticos – são substâncias naturais ou sintéticas utilizadas em procedimentos estéticos.
  • Cosmecêuticos – são substâncias bioativas utilizadas em estética.
  • Criolipólise – é um procedimento não invasivo de redução de gordura localizada, que consiste no resfriamento, controlado e localizado do adipócito, por um período de 40 a 60 minutos, com temperaturas acima do nível de congelamento, porém, abaixo da temperatura corporal normal.
  • Dermo pigmentação – é uma técnica de cosmética para produzir padrões que se assemelham a maquiagem, mas de forma temporária, principalmente na pele da face, lábios e pálpebras. ANEXO DA RESOLUÇÃO COFEN Nº 529/2016.
  • Depilação à laser – é um procedimento que remove os pelos com auxilio da luz.
  • Drenagem linfática – consiste em estimular o sistema linfático a trabalhar de forma mais acelerada, através de massagem localizada.
  • Eletroterapia/Eletrotermofototerapia – estimulação da corrente sanguínea, por meio de eletrodos com uso de corrente elétrica muito baixa, que produz efeitos benéficos aos tecidos e/ou para tratamento de paciente (ultrassom, tens, ondas curtas).
  • Escleroterapia – consiste na injeção de determinados medicamentos chamados de esclerosantes dentro de um capilar ou veia de modo a destrui-la, mediante prescrição médica.
  • Intrademoterapia/Mesoterapia – é um procedimento que consiste na aplicação, diretamente na região a ser tratada, de injeções intradérmicas de substâncias farmacológicas diluídas.
  • Laserterapia – é um dispositivo composto por substância (gás e pedras preciosas) que geram luz quando motivadas por uma fonte de energia, não é invasivo e bem tolerado pelos tecidos.
  • Terapia Combinada de ultrassom e Micro Correntes – é um tratamento estético indicado para minimizar gordura localizada, paniculopatia e flacidez.
  • Micro pigmentação – É o processo que consiste em implantar pigmentos na derme.
  • Nutracêuticos – alimento ou parte de alimento, que promove benefícios à saúde.
  • Nutricosmético – são produtos para administração oral, formulados e comercializados especificamente para propósitos de beleza, podendo ser apresentados na forma de cápsulas, alimentos ou bebidas. Esses produtos surgiram a partir do conceito de “beleza de dentro para fora”, caracterizado pelo uso de dieta e suplementos orais para produzir benefícios na aparência física. ANEXO DA RESOLUÇÃO COFEN Nº 529/2016.
  • Peeling muito superficiais e superficiais – consiste na utilização de substâncias químicas, físicas e mecânicas, que destroem as camadas superficiais da pele, seguindo-se a sua regeneração, com a finalidade de renovação celular.
  • Ultrassom Cavitacional – utiliza um aparelho derivado do ultrassom terapêutico capaz de promover a propriedade cavitacional, com efeito não térmico com formação de cavidades ou micro bolhas no meio líquido, promovendo mudanças químicas nas células e na sua membrana, transformando gel em líquido. Usado para redução das células adiposas.
  • Vacuoterapia – é um tratamento estético que consiste em sugar a pele por meio de ventosas de diferentes tamanhos, para diminuir linhas de expressão, tratar flacidez, celulite e gordura localizada.
  • PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM ESTÉTICA

Deixe aqui seu Comentário

23 COMENTÁRIOS

  1. E as aplicações de toxinas e preenchimentos????? Essas competências mencionadas podem ser realizadas por qualquer profissional que não seja da area da saúde! Qual a mudança que teve para oe enfermeiro?

    • Olá Sueli, tudo bem? Assim como você, nós estamos ansiosos pela posição do nosso conselho de classe para derrubar essa liminar. Mas, é legal destacar que nós nunca paramos de aprender, não é mesmo? Inúmeros profissionais estão investindo nessa área, pois assim que a liminar for derrubada eles estarão a frente de quem ficou a mercê esperando. Além da estética, os enfermeiros estão buscando se especializaram através da pós-graduação em práticas integrativas e longevidade saudável. Afinal, com o aumento da expectativa de vida no Brasil, muitas pessoas passaram a buscar uma qualidade de vida melhor, sendo que o medo de envelhecer causa pânico nas pessoas. Quer saber mais sobre isso? Clique no link e veja: https://nepuga.edu.br/pos-graduacao-praticas-integrativas-longevidade-saudavel

      Espero ter ajudado!! Um abraço

      • Boa noite,
        No ultimo CBENF, 2019, o COFEn posicionou-se em relação à liminar do CFM, e comentou sobre o fato de que a enfermagem pode realziar tratamentos estéticos através da SAE. Para tanto, precisam ser enfermeiros com pós graduação em estética/dermato. No perfil do NEPUGA explica direitinho.

  2. VAMOS LUTAR POR ESPAÇOS NOS QUAIS ESTAMOS ALTAMENTE QUALIFICADOS. SE PODEMOS ESCOLHER ACESSO VASCULAR COM SEGURANÇA EM TERAPIA INTRAVENOSA PARA ADMINISTRAR QUIMIOTERÁPICOS, TRABALHAR COM BOMBAS DE INFUSÃO… POR QUE NÃO APLICAR TOXINA BUTOLÍNICA SUB CUTÂNEA OU INTRA MUSCULAR, TRABALHAR COM PREENCHIMENTO FACIAL?????. QUANDO ESTUDAMOS GRADUAÇÃO DISSECAMOS CADÁVERES PARA CONHECER MELHOR TODO O CORPO HUMANO. EU CONSIDER A ENFERMAGEM TÃO COMPETENTE QUANTO A MEDICINA PARA ATUAR NA ESTÉTICA E ATÉ MAIS CAPACITADA QUE OUTRAS PROFISSÕES QUE NÃO TIVERAM ESSA FORMAÇÃO. CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS. APENAS PRECISAMOS DE PESSOAS CAPACITADAS A SABER DEFENDER A POSIÇÃO DE CADA PROFISSIONAL NEM SEMPRE QUEM VAI EM DEFESA DESTES DIREITOS É TÃO CAPACITADO PARA TAL MISSÃO AS PESSOAS SÓ CONHECEM O DESEMPENHO E ATIVIDADES DE CADA PROFISSÃO QUANDO SÃO INFORMADAS..

    • Pois é, Maria, por isso o enfermeiro é um dos profissionais mais indicados para a realização de procedimentos injetáveis. Infelizmente a investida da classe médica atingiu em cheio a atuação da Enfermagem. Precisamos nos unir, assim como fizeram outras classes!

  3. Bom dia, trabalho na Italia como enfermeira assistencialista a muitos anos. Gostaria de voltar pro Brasil e investir na area de estetica profissional para enfermeiros. Infelismente a classe medica na Italia nao permite a outros profissionais da saude a se aprofundar e ter autonomia nessa area. Vi que no Brasil existe o curso, porem com limitaçoes( o uso da toxina botulinica e do preenchimento do Acido ialuronico, nao esta sendo permitido?). Acredito que se os enfermeiros se enteressarem mais em nos representar no Congresso Brasileiro como jà vem praticado a seculos pela classe medica, poderemos sim, exercer atividades importantes com segurança e responsabilidade aos pacientes. Boa sorte aos colegas. Roberta.

  4. Bom dia!! Ótimas informações!
    Verdade, não devemos reter nada em nossa alma, mente e coração….nosso corpo!!
    Não quero mais radicais livres, além daqueles que não posso evitar! !
    Nem explodir ! Apenas liberar, respirar fundo relaxar e deixar ir tudo que não agrega paz e uma pele saudávrs, nosso cartão de visita…..rs!

  5. A enfermeira deve sim poder aplicar botox…. procedimento subcutaneo…. quer procexdmento mais invasivo que cateter de picc que eu passo….. entao…. porque nao podemos aplicar?… farmaceuticos que nao tem habilidades com procedimentos invasivos podem.. porque nos nao podemos… entao terao que tirar da enfermagem aplicacoes i.m e ev…. botox e subcutaneo….

    • mirella de fatima faria morais faria que raiva!!! Concordo que se não podemos aplicar botox tbm não podemos fazer um curativo em cavidade aberta que a gente faz, nem sondagem, ne injeções… !!! Não querem passar isso para enfermagem porque da dinheiro e é super buscado!

Comente abaixo! Extravase!! Liberte-se!!! Faz bem pra pele e pra alma!!!!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito e expressão de liberdade do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando de enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e auto-estima.

Deixe aqui seu Comentário