Olá Enfermeiras Estetas, hoje nosso papo é com vocês!! Afinal, vocês devem se perguntar sempre: “O que fazer enquanto a enfermagem estética não está liberada?”. Temos as respostas para essa dúvida.

Hoje, inúmeros profissionais da saúde buscam se aprimorar em pós-graduações na área estética ou até mesmo em cursos de especialização, mas a pergunta mais frequente é como atuar se o conselho AINDA não liberou os procedimentos para nós, enfermeiras estetas, não é mesmo?

Ficar sentados, esperando a liberação do conselho não é a melhor saída! Lembre-se de que, enquanto diversos profissionais esperam pacientemente a liberação para começarem a procurar por especialização, outros diversos profissionais já se especializaram e estão trabalhando.

São esses os profissionais que não esperam, eles fazem acontecer e certamente estarão muito bem preparados para o futuro, não tão distante, e que será recompensador.

Quais as possibilidades de atuação para nós enfermeiras?

Certamente a estética injetável não é a única modalidade rentável. Se você souber trabalhar com os demais procedimentos, ter uma equipe multiprofissional e associar protocolos, terá excelentes resultados com uma lucratividade maior. Nos dias de hoje, há diversas terapias que quando associadas potencializam e muito os resultados.

A resposta para essa pergunta é simples! Aproveitem as oportunidades e confira abaixo 5 áreas que podemos atuar na estética:

  1. Estética convencional sendo esteticista
  2. Estética injetável sob a supervisão de terceiros
  3. Estética através da ozonioterapia como enfermeiro integrativo
  4. Longevidade, tratamento de feridas e inúmeras patologias pela ozonioterapia como enfermeiro integrativo
  5. Todas as opções acima em diferentes combinações

E então, vocês ainda pretendem ficar de braços cruzados diante dessas possibilidades? Vamos correr atrás de nos especializarmos com instituições renomadas, fazendo pós-graduação em enfermagem estética, cursos de especialização em ozonioterapia, entre diversos outros.  Seja você a mudança que tanto almeja!!

A união faz a força

Enfermeiros Estetas não devem se esconder por medo da represália médica, pelo contrário, devem se unir junto as classes que já ganharam e analisar os caminhos que seguiram para se inspirarem. Estudar leis, códigos e analisar onde há formas para justificar a presença de vocês na saúde estética.

O ideal, para o momento, é se unirem na Sociedade de Enfermagem Estética e se associarem a SBEE e SOBESE. Promover fóruns de discussões juntos à comunidade da enfermagem é essencial. Afinal, vocês também são profissionais da saúde.

Estão curiosas para saber mais sobre cada uma das possibilidades citadas? Fiquem ligadas em nosso blog que em breve voltaremos com a 2° parte deste artigo.

Gostaram desta matéria? Então leia: “Enfermeiros são autorizados a utilizar ozonioterapia em tratamentos“.  Vocês irão se surpreender.

Ozonioterapia

6 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber se os enfermeiros q já atuam em estética e com especializaçoes estaram parados? Estão proibidos de realizar os procedimentos até julgamento? Tenho curso de PEIM e estou com medo de fazer! Posso ou não?

    • Tatiana, já procurou saber sobre sua atuação com terapias integrativas?

      É possível fazer PEIM com Ozônio e não há nenhuma possibilidade de a Medicina impedir os enfermeiros de atuar.

      Ozônio trata mais de 250 patologias e disfunções estéticas.

      Saiba mais em curso de ozônio.

      Respondendo especificamente sua pergunta:
      – enfermeiro pode continuar realizando estética não invasiva e se entitulando esteticista
      – enfermeiro pode continuar realizando estética invasiva sob responsabilidade técnica de Biomédicos Estetas, Farmacêuticos Estetas e Médicos
      – enfermeiro pode continuar realizando estética invasiva com Ozonioterapia sem qualquer necessidade de RT e autorização de Conselho

  2. Olá, sou Enfermeira e vou fazer pós graduação em Enfermagem Estética. Gostaria de saber se após concluir o curso, vou poder abrir minha clínica e ser a responsável técnica dela?
    Só não vou poder realizar alguns procedimentos que ainda estão em discussão?
    A Enfermagem Estética é reconhecida como especialização?
    Obrigada

    • 1- Sim, com a pós de enfermagem estética vai poder abrir sua clínica de estética e vai poder ser RT dela desde que temporariamente exerça como esteticista em acordo com a LEI Nº 13.352, DE 27 DE OUTUBRO DE 2016 em plena vigência e efeito;
      2- Sim, apenas alguns procedimentos que estão em discussão;
      3- Sim, é reconhecida como especialização por Instituições de Ensino Superior e pelo MEC;

      Recomendamos que mescle a estética convencional com a Ozonioterapia. Esta prática está autorizada pelo Governo a todos os enfermeiros sem quaisquer impedimentos pela Justiça.

  3. Boa tarde!
    Quero muito fazer a pós em Enfermagem Estética, mas por causa da liminar ainda não comecei. Não tenho curso técnico de Estética e apenas fiz alguns cursos livres. Se fizer a pós agora posso começar a trabalhar como esteticista com procedimentos como limpeza de pele, peeling, microagulhamento, radiofrequência, etc? Ou não posso atuar em nada na estética sendo uma enfermeira esteta? Somente com a liberação da justiça?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.