Importância da enfermagem dermatológica nos cuidados aos pacientes diabéticos


Inúmeras pessoas que convivem com úlceras provocadas por doenças, como o diabetes hoje podem contar com o profissional de enfermagem dermatológica. Segundo pacientes que tratam de feridas nos pés causadas pela doença, por estes profissionais, têm uma expectativa maior de retornar às suas vidas normais.
Os enfermeiros dermatológicos se especializam e passam a ter conhecimento aprofundado sobre materiais que podem ser usados no tratamento dermatológico, assim como ficam capazes de avaliar a ferida e prescrever produtos que auxiliam na cicatrização e recuperação da pele.
Ação preventiva
Além de promover agilidade na recuperação da pele e dos tecidos atingidos pelas úlceras, a enfermagem dermatológica também auxilia na prevenção do aparecimento de feridas, o que é essencial a pacientes acamados.
Geralmente, estas pessoas estão b debilitadas e precisam de cuidados intensivos por ficarem por muito tempo na cama, seja no hospital ou em casa. No caso de uma pessoa diabética, com um quadro intenso e uma evolução antiga, que começa a desenvolver úlceras, o enfermeiro dermatológico consegue avaliá-las e tratá-las no início, evitando que o quadro se agrave.
Do mesmo jeito que esses profissionais avaliam uma ferida já aberta, sabem diagnosticar quando a ferida está para abrir. Pacientes que estão há muito tempo acamados desenvolvem úlceras por pressão. A pele fica avermelhada e em seguida a ferida se abre. Sendo assim, o profissional, ao observar a pele nessa fase inicial, pode trata-la evitando que ela se abra.
Veja mais Noticias
Sheila Mello processa médico após complicações envolvendo aplicação de hidrogel
Suspensão da Resolução CFBio 582/2020? Biólogos estetas devem permanecer unidos em prol da saúde estética
Deixe um comentário