O que o enfermeiro deve saber para escolher a instituição onde vai cursar sua especialização em estética
Agora que a resolução 0529/2016 publicada pelo Cofen – Conselho Federal de Enfermagem – saiu, dando o direito do enfermeiro se habilitar com respaldo legal como enfermeiro esteta, uma das primeiras preocupações desses profissionais que vão procurar por um curso de especialização na área da estética é saber se aquele curso terá reconhecimento para que ele […]

Agora que a resolução 0529/2016 publicada pelo Cofen – Conselho Federal de Enfermagem – saiu, dando o direito do enfermeiro se habilitar com respaldo legal como enfermeiro esteta, uma das primeiras preocupações desses profissionais que vão procurar por um curso de especialização na área da estética é saber se aquele curso terá reconhecimento para que ele consiga se habilitar.
Para ter essa certeza, o aluno precisa checar se a escola em que ele vai estudar tem o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação).
O Nepuga (Núcleo de Estudos Dra. Ana Carolina Puga), por exemplo, é uma das instituições de ensino que fornece curso de pós-graduação para o enfermeiro na área da estética. O curso é reconhecido pela portaria DIR 39.
O MEC reconhece cursos de pós-graduação em estética que tenham o mínimo de 360h. Os cursos de pós-graduação de Enfermagem Estética do Nepuga têm 560h, sendo 160h de atividades práticas complementares, superando as expectativas do órgão nacional de educação, portanto, oferecendo ao aluno o melhor ensino e segurança para que ele saia de sua especialização com uma boa formação na área.
Os cursos de pós-graduação do Nepuga são oferecidos através do Convênio Pedagógico de Cooperação Técnico-Pedagógico do NEPUGA (Núcleo de Estudos e Treinamento Ana Carolina Puga) com a FCGB (Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia), do grupo Lusófona Brasil, com reconhecimento internacional.
Como faço para tirar a habilitação após terminar meu curso?
Assim que terminar o seu curso de pós-graduação em enfermagem estética, o enfermeiro precisará procurar o seu Conselho Regional de Enfermagem para protocolar os seus documentos de formação e, com isso, passar pela análise que o conselho fará para lhe conceder a habilitação, baseada no seu certificado de especialista, concedido pelo seu curso, devidamente reconhecido pelo MEC. A resolução do COFEN, 0529 traz no seu artigo 4, como destacado abaixo, que esse curso de especialização deve ter um mínimo de 100h de aulas práticas, para que o conselho aceite habilitar esse profissional. Art. 4º O Enfermeiro deverá ter pós-graduação lato sensu em estética, de acordo com a legislação estabelecida pelo MEC, e que no mínimo tenha 100 horas de aulas práticas. Portanto, o curso do Nepuga traz uma carga superior de aulas complementares práticas para os enfermeiros que optarem por se graduar na instituição. Esperamos ter ajudado você a entender o que é importante analisar e levar em conta na hora de escolher um instituto de ensino para fazer seu curso de pós-graduação!
Deixe um comentário