Todo mundo envelhece, não é mesmo? É um processo natural da vida e todos nós sabemos disso. Mas será que você encara bem este fato? Você sente ou já sentiu medo de envelhecer? Os Laboratórios Pfizer lançaram uma pesquisa mundial sobre o assunto e chegaram à conclusão que a maioria das pessoas têm medo de envelhecer, sim!

A pesquisa da Pfizer

Pfizer já tem a campanha “Get Old” desde 2012, incentivando o envelhecimento saudável. Aqui no Brasil ela recebeu o nome “Envelhecer Sem Vergonha”, e foi lançada a pesquisa “Como os brasileiros encaram o envelhecimento”, através dos Instituto Qualibest. O resultado foi impressionante! Quando foi questionado se a pessoa tinha medo de envelhecer, das 989 pessoas entre 18 e 61 anos, 90% responderam “sim”, 9% responderam “não” e 1% não soube responder.

Dentre os principais medos relacionados ao processo de envelhecimento, 77% dos participantes da pesquisa relataram os problemas de saúde. Medo de solidão foi mencionada por 57% dos entrevistados, medo de não lembrar dos fatos com clareza por 65% e medo de limitações físicas por 72%. Mas, mesmo com medo de ficar velho, a vontade do brasileiro é viver bastante. Ainda segundo a pesquisa, 46% dos entrevistados esperam chegar aos 86 anos, enquanto que 23% estimam que viverão entre 96 e 120 anos.

Mulheres têm mais medo de envelhecer

Um fato bem interessante é que, no Brasil, as mulheres têm mais medo de envelhecer do que os homens. Você sabe que mulher não gosta de falar a idade, não é? Ainda segunda a pesquisa, pessoas do sexo feminino costumam se incomodar mais com a idade, a vida sexual e com a aparência física.

Mas não precisa de pesquisa nenhuma para saber que muitas mulheres têm medo, acima de tudo, de parecer velha! Pensar na pele flácida, manchas e rugas pelo rosto, cabelos brancos e outras várias mudanças que o tempo traz, aterroriza muitas senhoras e senhoritas. Afinal, a beleza e a sensualidade da juventude são inigualáveis. Quando a mulher perde isso, muitas vezes perde também a autoestima e isso piora sua qualidade de vida significantemente.

A solução

Hoje em dia, contudo, ninguém mais precisa parecer velha, não é mesmo? Com intuito de deixar as mulheres mais belas e rejuvenescidas, estão surgindo cada vez mais inovações na área da estética, como cirurgias plásticas, implantes, botox, peelings e etc. E a mulherada aproveita! Elas adoram esse papo de puxar, esticar, aplicar e preencher, e com razão! Isso as deixa mais bonitas e aumenta a autoestima, melhorando sua qualidade de vida.

Mas é preciso tomar cuidado! Geralmente, deve-se evitar realizar muitos procedimentos em um curto espaço de tempo e aplicar quantidades exageradas de substâncias. O que ocorre às vezes, é as mulheres perderem a noção e acabarem causando danos ao corpo. Para evitar esse tipo de situação, é recomendado procurar sempre um especialista, como um Biomédico ou um Dermatologista, por exemplo. Eles poderão esclarecer as indicações de cada procedimento, suas particularidades, seus pós e contras, enfim, tudo o que você quiser saber para evitar surpresas depois.

Como todo mundo sabe, o ideal para prolongar a vida e manter a boa forma é ter hábitos de vida saudáveis: comer bem e praticar exercícios físicos regularmente. E caso a aparência não seja mais satisfatória, os procedimentos estéticos estão aí para te ajudar, porque o importante é se sentir bem!

Então você já sabe, se está batendo o medo de envelhecer, o melhor caminho é procurar um biomédico esteta ou um médico dermatologista para lhe avaliar. Enfermeiros estetas, especializados em dermatologia também poderão lhe ajudar.

E aí, você tem medo de envelhecer ou não? Deixe seu comentário para gente!

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito e expressão de liberdade do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando de enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e auto-estima.