De acordo com estudo “Perfil da Enfermagem”, profissionais buscam cada vez mais Especializações
A pesquisa “Perfil da Enfermagem”, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do COFEN, o mais amplo levantamento sobre uma categoria profissional já realizado na América Latina revela que a qualificação é um dos anseios dos profissionais de Enfermagem. Técnicos e auxiliares de enfermagem apresentam escolaridade acima da exigida para o desempenho de suas […]
A pesquisa “Perfil da Enfermagem”, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do COFEN, o mais amplo levantamento sobre uma categoria profissional já realizado na América Latina revela que a qualificação é um dos anseios dos profissionais de Enfermagem.
Técnicos e auxiliares de enfermagem apresentam escolaridade acima da exigida para o desempenho de suas atribuições sendo 37,9% de enfermeiros cursaram ou cursam uma universidade.
Exercer a profissão como auxiliar ou técnico antes da universidade é natural. O estudo aponta que 90,2% passaram por essa etapa antes de tornarem-se enfermeiros.
Durante a entrevista com os profissionais da categoria foi revelado que para eles, a aprendizagem não tem limite, já que 86,6% desejam fazer algum tipo de qualificação profissional. Os cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização os mais desejados.
A enfermeira Patrícia Marques Quintela, de Minas Gerais buscou especialização na área da Enfermagem Estética para aprofundar seus conhecimentos e investir na profissão. “Atualmente o enfermeiro é desvalorizado, tem pouco reconhecimento profissional e financeiro. Foi então que comecei a buscar alternativas. Fiz cursos na área da estética, comecei a estudar e passei a admirar cada vez mais esta vertente da profissão”, explica.
A Enfermeira, que está concluindo a pós – graduação em Enfermagem estética no NEPUGA – Núcleo de Estudos Ana Carolina Puga em Belo Horizonte, já montou sua clínica e enxerga resultados positivos. “Agora sou valorizada, amo o que faço. Aliei conhecimentos da enfermagem à estética e o retorno financeiro é visivelmente melhor”, completa.
Há profissionais vislumbram a possibilidade de realizar mestrado, doutorado, pós-doutorado (15,8%) e até mesmo estágios e cursos no exterior (5,4%).
A maioria daqueles que desejam obter aprimoramento profissional correu atrás desse objetivo no último ano. Mais de 50% dos entrevistados realizaram cursos de aperfeiçoamento.
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito e expressão de liberdade do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando de enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e auto-estima.
Veja mais Noticias
Escrito por Leda Trevizoni
Enfermeira conta como superou a apreensão de não conseguir se posicionar no mercado de estética
03 setembro, 2024
Escrito por Leda Trevizoni
Empreendendo em Sorocaba (SP), ele tem encontrado real valorização na enfermagem
28 agosto, 2024
Escrito por Rafael Alves
Enfermeiro esteta conquista retorno financeiro após investir em especializações
26 março, 2024
Deixe um comentário