Em entrevista com a Coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas, Enf. Cleide Mazuela Canavezi, do Conselho Federal de Enfermagem, ela esclareceu quais procedimentos estéticos podem ser realizados por Enfermeiros Estetas.

Enfermeiros podem realizar procedimentos estéticos? Quais?

O enfermeiro tem em sua formação o conceito de assistência integral e holística. Neste sentido, é de nosso entendimento que a integridade do cuidado, contempla em si seu aspecto ético, moral, legal e também estético.

Segundo parecer de Conselho nº197/2014, publicado no site do COFEN, no texto “Se tomarmos a estética como cuidado integral e sendo ação fronteiriça de inúmeros outros profissionais, o enfermeiro, desde que busque a continuidade na sua formação generalista, poderá a nosso ver, ser o autor do cuidado a pessoa ou participar juntamente com outros profissionais resguardados, o devido processo de formação que o habilite para realização dos procedimentos, objeto deste parecer”.

Cumpre ainda informar que regulamentado pelo Ministério da Educação – MEC, são oferecidos cursos de Especialização na área de dermatologia, acupuntura e afins, que habilitam o enfermeiro a desempenhar tais atividades.

Quanto ao questionamento sobre quais procedimentos podem ser realizados pelo Enfermeiro, informamos que todos estão sendo oferecidos pelas especializações. Podemos citar como exemplo, a utilização do laser de baixa intensidade, largamente aplicado em feridas.

Como o profissional deve proceder para poder exercer a Enfermagem Estética?

Após estar devidamente capacitado, por meio de especializações ou cursos afins que tenham amplo conhecimento técnico cientifico.

Qual Instituição de ensino que o aluno deve procurar?

Os cursos de especializações são oferecidos por instituições educacionais credenciados junto ao Ministério da Educação – MEC. Há ainda mini cursos de estética para enfermeiros oferecidos para profissionais já especialistas, cujo intuito é desenvolver novas competências e habilidades. Uma vez que estes cursos necessitam de credenciamento do MEC para funcionarem, o nosso entendimento e de que são confiáveis.

O que a senhora acha sobre a profissão de enfermeiro esteta?

O Conselho Federal de Enfermagem reconhece e registra os especialistas. Ressaltamos ainda a existência de duas sociedades Especialistas que atuam junto aos profissionais nos temas afins. Elaboram recomendações e efetuam provas de título. Portanto, é legítima a atuação do profissional de enfermagem nesta área.

Atualmente, quantos enfermeiros estetas existem no Brasil?

O registro de especialidade não é obrigatório, portanto o número que o Conselho Federal dispõe, não remete a realidade. No entanto, podemos afirmar que houve um crescimento de abertura de novos cursos de especialização de enfermagem estética. O total de enfermeiros no Brasil, atualmente é de 440 mil profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito e expressão de liberdade do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando de enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e auto-estima.