Veja os 19 procedimentos estéticos que compõem a resolução da enfermagem estética publicada pelo COFEN
Com a publicação da resolução da enfermagem estética ontem pelo portal do Cofen, – Conselho Federal de Enfermagem, o enfermeiro agora tem uma lista de procedimentos com os quais pode atuar na área da estética, devidamente regulamentados. A resolução foi feita com base no recolhimento da opinião de inúmeros enfermeiros que participaram da consulta pública […]
Com a publicação da resolução da enfermagem estética ontem pelo portal do Cofen, – Conselho Federal de Enfermagem, o enfermeiro agora tem uma lista de procedimentos com os quais pode atuar na área da estética, devidamente regulamentados.A resolução foi feita com base no recolhimento da opinião de inúmeros enfermeiros que participaram da consulta pública sobre o tema no primeiro semestre de 2016.Apesar de não conter procedimentos injetáveis, como preenchedores dérmicos e toxina botulínica, em sua listagem, a resolução dá agora maior respaldo legal para o enfermeiro atuar, além de habilitá-lo como enfermeiro esteta. Algo que os profissionais já queriam há alguns anos, desde que outras profissões conquistaram suas próprias habilitações.Confira abaixo os 19 procedimentos liberados para o enfermeiro esteta realizar:
- Micropuntura – ou indução percutânea de colágeno, é baseado no uso de agulhas que perfuram a pele sutilmente promovendo sua regeneração, com a liberação do colágeno e a formação de uma nova camada de pele.
- Carboxiterapia – constitui-se de uma técnica onde se utiliza o gás carbônico medicinal injetado no tecido subcutâneo, estimulando efeitos fisiológicos como melhora da circulação e oxigenação tecidual
- Cosméticos – são substâncias naturais ou sintéticas utilizadas em procedimentos estéticos.
- Cosmecêuticos – são substâncias bioativas utilizadas em estética
- Criolipólise – é um procedimento não invasivo de redução de gordura localizada, que consiste no resfriamento, controlado e localizado do adipócito, por um período de 40 a 60 minutos, com temperaturas acima do nível de congelamento, porém, abaixo da temperatura corporal normal.
- Dermo pigmentação – é uma técnica de cosmética para produzir padrões que se assemelham a maquiagem, mas de forma temporária, principalmente na pele da face, lábios e pálpebras. ANEXO DA RESOLUÇÃO COFEN Nº 529/2016
- Depilação à laser – é um procedimento que remove os pelos com auxilio da luz.
- Drenagem linfática – consiste em estimular o sistema linfático a trabalhar de forma mais acelerada, através de massagem localizada.
- Eletroterapia/Eletrotermofototerapia – estimulação da corrente sanguínea, por meio de eletrodos com uso de corrente elétrica muito baixa, que produz efeitos benéficos aos tecidos e/ou para tratamento de paciente (ultrassom, tens, ondas curtas).
- Escleroterapia – consiste na injeção de determinados medicamentos chamados de esclerosantes dentro de um capilar ou veia de modo a destrui-la, mediante prescrição médica.
- Intrademoterapia/Mesoterapia – é um procedimento que consiste na aplicação, diretamente na região a ser tratada, de injeções intradérmicas de substâncias farmacológicas diluídas.
- Laserterapia – é um dispositivo composto por substância (gás e pedras preciosas) que geram luz quando motivadas por uma fonte de energia, não é invasivo e bem tolerado pelos tecidos.
- Terapia Combinada de ultrassom e Micro Correntes. – é um tratamento estético indicado para minimizar gordura localizada, paniculopatia e flacidez.
- Micro pigmentação – É o processo que consiste em implantar pigmentos na derme.
- Nutracêuticos – alimento ou parte de alimento, que promove benefícios à saúde.
- Nutricosmético – são produtos para administração oral, formulados e comercializados especificamente para propósitos de beleza, podendo ser apresentados na forma de cápsulas, alimentos ou bebidas. Esses produtos surgiram a partir do conceito de “beleza de dentro para fora”, caracterizado pelo uso de dieta e suplementos orais para produzir benefícios na aparência física. ANEXO DA RESOLUÇÃO COFEN Nº 529/2016
- Peeling muito superficiais e superficiais – consiste na utilização de substâncias químicas, físicas e mecânicas, que destroem as camadas superficiais da pele, seguindo-se a sua regeneração, com a finalidade de renovação celular.
- Ultrassom Cavitacional – utiliza um aparelho derivado do ultrassom terapêutico capaz de promover a propriedade cavitacional, com efeito não térmico com formação de cavidades ou micro bolhas no meio líquido, promovendo mudanças químicas nas células e na sua membrana, transformando gel em líquido. Usado para redução das células adiposas.
- Vacuoterapia – é um tratamento estético que consiste em sugar a pele por meio de ventosas de diferentes tamanhos, para diminuir linhas de expressão, tratar flacidez, celulite e gordura localizada.
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito e expressão de liberdade do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando de enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e auto-estima.
Veja mais Noticias
Escrito por Leda Trevizoni
Vitória para fisioterapeutas dermatofuncionais: novo reconhecimento do COFFITO pelo direito à administração de injetáveis
16 setembro, 2024
Escrito por Leda Trevizoni
Cofen publica regulamentação sobre a atuação de enfermeiros nas PICS
28 fevereiro, 2024
Escrito por Karina Mendes
A liminar que suspende a autorização de novos cursos de graduação em saúde na modalidade EAD pode afetar a pós-graduação na mesma modalidade?
01 dezembro, 2023
Afinal , enfermeiro pode ou não fazer laser na estetica
Maria, conforme o Parecer de Câmara Técnica nº 001/2022/GTEE/COFEN, a laserterapia e outros procedimentos estão temporariamente suspensos do escopo de atuação do enfermeiro esteta.
Tem o item 10..escleroterapia
Boa noite,enfermeiros podem fazer peim?
Sim, Bianca. Na resolução COFEN Nº 626/2020 não é mencionado o procedimento diretamente, mas se explica que enfermeiros e enfermeiras podem realizar demais atividades da enfermagem estética, desde que não previstas na lei do ato médico.
Gostaria de saber se o profissional técnico de enfermagem pode fazer também a mesoterapia e a parte estética
Estou me formando enfermeiro, porém sou técnico de enfermagem e trabalho na unidade de teraoia intensiva, e quero muito lutar pelo enfermeiro esteta, para que além dos outros profissionais, também possamos atuar com mais amplitude no ramo da estética.
Acho incrível o que vetado a enfermagem…quero só ver um medico dermatologista ou outro qualquer , ficar dentro de uma UTI 12 hs de plantão, puncionando pacientes com acessos difíceis .. passar sondas ( nasogástrica, vesical) ect..
A disputa e por mercado de trabalho e não por competências… Acho que tem mercado para todos, e cada profissional responde pelo seus atos.
E como ficara as esteticistas e salão de beleza que tem pessoas sem qualificação técnica??
Realmente, o enfermeiro faz procedimentos invasivos, complexos e importantes dentro do âmbito hospitalar, mas infelizmente é regido por um conselho que não ao tempo só perde espaço e autonomia em relação as outras classes profissionais, a fisioterapia evoluiu muito ao passar do tempo e quem conhece a história dos fisioterapeutas sabe que o percusor era enfermeiro.
veja que esses procedimentos o enfermeiro pode atuar! sem qualquer proibição da justiça!
Boa pergunta? Porque conheço muitos que se respaldam por isso e nem formação tem… Mas parece que o que foi liberado para enfermagem já estava liberado para todos!! Hilário
Essa lista de 19 procedimentos ainda pode crescer-e deve!
Eletrocoagulação de lesões, preenchimentos, prescrição de nutracêuticos e ortomoleculares, hidrolipoclasia aspirativa, bichectomia e outras correções estéticas…
Seria incrível né Dra. Luanna! Tb torcemos por isso! Você gostaria de escrever uma matéria abordando cada um desses temas? Se sim respondemos aqui com o email que você deve se comunicar ok?
email enviado!