Com a publicação da resolução da enfermagem estética ontem pelo portal do Cofen, – Conselho Federal de Enfermagem, o enfermeiro agora tem uma lista de procedimentos com os quais pode atuar na área da estética, devidamente regulamentados.

A resolução foi feita com base no recolhimento da opinião de inúmeros enfermeiros que participaram da consulta pública sobre o tema no primeiro semestre de 2016.

Apesar de não conter procedimentos injetáveis, como preenchedores dérmicos e toxina botulínica, em sua listagem, a resolução dá agora maior respaldo legal para o enfermeiro atuar, além de habilitá-lo como enfermeiro esteta. Algo que os profissionais já queriam há alguns anos, desde que outras profissões conquistaram suas próprias habilitações.

Confira abaixo os 19 procedimentos liberados para o enfermeiro esteta realizar:

 

  • Micropuntura – ou indução percutânea de colágeno, é baseado no uso de agulhas que perfuram a pele sutilmente promovendo sua regeneração, com a liberação do colágeno e a formação de uma nova camada de pele.
  • Carboxiterapia – constitui-se de uma técnica onde se utiliza o gás carbônico medicinal injetado no tecido subcutâneo, estimulando efeitos fisiológicos como melhora da circulação e oxigenação tecidual
  • Cosméticos – são substâncias naturais ou sintéticas utilizadas em procedimentos estéticos.
  • Cosmecêuticos – são substâncias bioativas utilizadas em estética
  • Criolipólise – é um procedimento não invasivo de redução de gordura localizada, que consiste no resfriamento, controlado e localizado do adipócito, por um período de 40 a 60 minutos, com temperaturas acima do nível de congelamento, porém, abaixo da temperatura corporal normal.
  • Dermo pigmentação – é uma técnica de cosmética para produzir padrões que se assemelham a maquiagem, mas de forma temporária, principalmente na pele da face, lábios e pálpebras. ANEXO DA RESOLUÇÃO COFEN Nº 529/2016
  • Depilação à laser – é um procedimento que remove os pelos com auxilio da luz.
  • Drenagem linfática – consiste em estimular o sistema linfático a trabalhar de forma mais acelerada, através de massagem localizada.
  • Eletroterapia/Eletrotermofototerapia – estimulação da corrente sanguínea, por meio de eletrodos com uso de corrente elétrica muito baixa, que produz efeitos benéficos aos tecidos e/ou para tratamento de paciente (ultrassom, tens, ondas curtas).
  • Escleroterapia – consiste na injeção de determinados medicamentos chamados de esclerosantes dentro de um capilar ou veia de modo a destrui-la, mediante prescrição médica.
  • Intrademoterapia/Mesoterapia – é um procedimento que consiste na aplicação, diretamente na região a ser tratada, de injeções intradérmicas de substâncias farmacológicas diluídas.
  • Laserterapia – é um dispositivo composto por substância (gás e pedras preciosas) que geram luz quando motivadas por uma fonte de energia, não é invasivo e bem tolerado pelos tecidos.
  • Terapia Combinada de ultrassom e Micro Correntes. – é um tratamento estético indicado para minimizar gordura localizada, paniculopatia e flacidez.
  • Micro pigmentação – É o processo que consiste em implantar pigmentos na derme.
  • Nutracêuticos – alimento ou parte de alimento, que promove benefícios à saúde.
  • Nutricosmético – são produtos para administração oral, formulados e comercializados especificamente para propósitos de beleza, podendo ser apresentados na forma de cápsulas, alimentos ou bebidas. Esses produtos surgiram a partir do conceito de “beleza de dentro para fora”, caracterizado pelo uso de dieta e suplementos orais para produzir benefícios na aparência física. ANEXO DA RESOLUÇÃO COFEN Nº 529/2016
  • Peeling muito superficiais e superficiais – consiste na utilização de substâncias químicas, físicas e mecânicas, que destroem as camadas superficiais da pele, seguindo-se a sua regeneração, com a finalidade de renovação celular.
  • Ultrassom Cavitacional – utiliza um aparelho derivado do ultrassom terapêutico capaz de promover a propriedade cavitacional, com efeito não térmico com formação de cavidades ou micro bolhas no meio líquido, promovendo mudanças químicas nas células e na sua membrana, transformando gel em líquido. Usado para redução das células adiposas.
  • Vacuoterapia – é um tratamento estético que consiste em sugar a pele por meio de ventosas de diferentes tamanhos, para diminuir linhas de expressão, tratar flacidez, celulite e gordura localizada.

Se você, enfermeiro esteta, estava esperando apenas a resolução sair para começar o seu curso de especialização, agora não há mais desculpas. A legislação veio para dar o empurrão que faltava para você mudar de vida com a estética.

^B5107195ABEA9FE521DBC3745EF8A7E2F6F167452B7EBD2DE3^pimgpsh_fullsize_distr

Deixe aqui seu Comentário

8 COMENTÁRIOS

  1. Essa lista de 19 procedimentos ainda pode crescer-e deve!
    Eletrocoagulação de lesões, preenchimentos, prescrição de nutracêuticos e ortomoleculares, hidrolipoclasia aspirativa, bichectomia e outras correções estéticas…

  2. Acho incrível o que vetado a enfermagem…quero só ver um medico dermatologista ou outro qualquer , ficar dentro de uma UTI 12 hs de plantão, puncionando pacientes com acessos difíceis .. passar sondas ( nasogástrica, vesical) ect..
    A disputa e por mercado de trabalho e não por competências… Acho que tem mercado para todos, e cada profissional responde pelo seus atos.
    E como ficara as esteticistas e salão de beleza que tem pessoas sem qualificação técnica??

  3. Estou me formando enfermeiro, porém sou técnico de enfermagem e trabalho na unidade de teraoia intensiva, e quero muito lutar pelo enfermeiro esteta, para que além dos outros profissionais, também possamos atuar com mais amplitude no ramo da estética.

Comente abaixo! Extravase!! Liberte-se!!! Faz bem pra pele e pra alma!!!!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito e expressão de liberdade do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando de enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e auto-estima.

Deixe aqui seu Comentário