A Toxina Botulínica conhecida popularmente como Botox é um complexo proteico empregada em diferentes tratamentos, com destaque para os estéticos. Um levantamento feito pela Allergan – empresa especializada em biofarmacêuticos e dispositivos médicos Indústrias -, apontou os principais usos do Botox, como terapêutico, oftalmológico e até para a prevenção de obesidade. A Allergan, por exemplo, é líder mundial na venda da toxina para compor a banda gástrica, utilizada no tratamento de obesidade.

Tamanha versatilidade exige dos profissionais a formação adequada, principalmente para os fins estéticos. Isso porque o aumento significativo dos procedimentos tem crescido em todo o mundo. Segundo uma pesquisa feita pela ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgiões Plásticos Estéticos) mostrou que a aplicação de Botox é o procedimento não invasivo e não cirúrgico mais popular do planeta, responsável por 38% dos procedimentos.

O Botox nos EUA e na Europa

Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 3 milhões de americanos recorrem ao tratamento por ano e esse número tende a aumentar, uma vez que o custos tem se tornado um aliado tanto das clínicas quanto dos pacientes. Lá o valor médio de cada aplicação varia entre 10 a 15 dólares a unidade de aplicação. Sendo assim, se um rosto precisa de 10 aplicações, o custo médio irá variar entre US$ 100 a 150 pelo tratamento.

Lá cada estado tem uma legislação específica, como na Pensilvânia e na Califórnia, o tratamento só pode ser feito médicos com licença. Já na Florida e outros estados, a legislação é mais flexível, podendo o  botox ser aplicado por profissionais como o PA (técnico de medicina) e nurses (enfermeiros) licenciados podem aplicar botox. Tais profissionais não são formados em medicina (physicians). É necessário apenas fazer um curso de certificação de injeção de botox.

Na Europa, os valores são mais baratos e a regulamentação é bem diferente. No Reino Unido, onde o custo médio varia entre 5 e 12 e as estatísticas não são animadoras. Lá, o procedimento representa 39% dos tratamentos não cirúrgicos realizados no país, mas nem por isso há uma fiscalização dos locais que podem oferecer o tratamento. Uma pesquisa realizada por uma empresa líder em cirurgia estética descobriu que quase um terço (29%) dos entrevistados disseram que o tratamento foi feito em um salão de beleza local e um em cada dez fez o procedimento em casa ou na casa de um amigo.

Já na Itália as regras são restritivas e privilegiam apenas as clínicas médicas, dermatológicas e de estética com registro junto a AITEB – Associazione Italiana Terapia Estetica Botulino (Associação Italiana de Terapia Botulínica) podem realizar as aplicações de Botox. Elas devem apresentar um ambiente seguro e profissionais capacitados para realizar o procedimento. O valor da unidade de aplicação varia entre 10 e 15 dólares.

A França é um pouco mais inclusiva quanto à regulamentação, sendo possível fazer a aplicação em clínicas médicas e de estética, contudo só podem realizar o procedimento, médicos, enfermeiros e profissionais com registro em órgão específico local. No país, o valor da unidade de aplicação também varia entre 10 e 20 dólares, dependendo da região.

E no Brasil

No Brasil, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária entende que o Botox é considerado como medicamento biológico, técnico dependente, aplicável por meio de técnicas injetáveis e perfurocortantes, não podendo ser considerado como procedimento invasivo não-cirúrgico, exclusivo aos médicos. Aplicação de injeção no Brasil é permitida às classes da saúde. Aqui no Brasil, a prática da aplicação da injeção de botox só é permitida ao Biomédico Esteta, ao Médico Dermatologista e Cirurgião Plástico e a qualquer Cirurgião Dentista. Lembrando que Dentistas estão autorizados a usar toxina botulínica para fins terapêuticos, por determinação do CFO – Conselho Federal de Odontologia.

Há também, uma grande expectativa para que o Enfermeiro capacitado na estética possa realizar aplicações de toxina botulínica como já ocorre em grande parte do mundo.

O mercado competitivo exige a formação adequada para aplicar o Botox e realizar outros procedimentos estéticos. É interessante manter-se em constante aprendizado e estar dentro das normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis. Quem tem interesse na pós–graduação tem como opção os cursos oferecidos pelo Nepuga Cursos de Botox e Preenchimentos, o qual oferece cursos de botox, toxina botulínica e preenchedores para Biomédicos, Cirurgiões Dentistas, Médicos e demais profissionais da saúde que queiram aprender a técnica e trabalhar sob a responsabilidade técnica de terceiros.

Na sua opinião o enfermeiro (especializado) deveria ou não atuar com procedimentos injetáveis perfurocortantes como Botox?  Deixe seu comentário!

Se você concorda que o enfermeiro desde que especializado, tem a capacidade de atuar com procedimentos perfurocortantes, clique no link e participe do Abaixo Assinado pela Enfermagem Estética.

Referências:

http://www.mulberryhouseclinic.co.uk/2013/02/14/botox-statistics/(estatísticas Reino Unidonglaterra)

http://www.dailymail.co.uk/femail/article-2642709/A-staggering-84-Botox-patients-no-idea-whats-injected-face.html

http://www.ezkorzo.com/como-faco-para-escolher-a-melhor-formacao-botox.html

http://www.esthetiquemedicale.com

http://www.aiteb.it

http://cfo.org.br/sem-categoria/dentistas-sao-proibidos-de-usar-botox-para-fins-esteticos/

http://cosmedmd.blogspot.com.br/2012/12/botox-prices-around-world.html

http://www.realself.com/question/how-much-does-botox-cost

Loading Facebook Comments ...

23 COMENTÁRIOS

    • Olá Jefferson, tudo bem? Cabeleireiros não podem trabalhar com toxina botulínica. Se o seu desejo é entrar no mercado da saúde estética, recomendamos que você realize uma graduação e posteriormente uma especialização na área.

      • Bem isso…essa também e minha opinião…eu sou cabeleireira…e tive vontade de trabalhar na area de estética….e fui fazer o curso…pois ainda achei pouco o conhecimento na area de fármacos e clinica medica ….pois fui fazer enfermagem …pois ainda acho pouco o conhecimento…na minha visão tudo que seja evasivo e algo muito serio….pois a ficha de anamnese do paciente deve ser muito bem elaborada e interpretada….eu sou Eliz

    • Olá Marcella,tudo bem? A especialização em enfermagem estética, que ensina as técnicas de aplicação de toxina botulínica, pode ser realizada apenas por graduados em enfermagem.

  1. boa tarde, minha esposa esta cursando na faculdade de cosméticos e estetica e ela tem duvida se poderá se especializar, aplicar botox… e como se chama essa especialização ?

    • Olá Dayane, tudo bem? O botox é considerado um procedimento estético invasivo não cirúrgico, apenas profissionais estetas(biomédicos e farmacêuticos) podem realizar esses procedimentos, as esteticistas ainda não estão liberadas para realizá-lo.

    • Olá Monica, tudo bem? Por enquanto a habilitação em Enfermagem Estética está suspensa, devido a uma decisão liminar movida contra a especialização, mas o Cofen está recorrendo dessa decisão. Enquanto isso o enfermeiro pode realizar procedimentos estéticos injetáveis sob a supervisão de um RT (Responsável Técnico).

  2. Engraçado, os enfermeiros podem pulsionar um jugular, mas nao podem realizar um procedimento de aplicação de botox. Mas essa conquista será alcançada!

  3. Concordo plenamente com Idelziana Oliveira . Quem foi que sempre usou a seringa para administrar medicações tanto IM , EV , SB , iD. Bem sou enfermeira e este mês vou iniciar a minha pós-graduação em estética na Nepuga e vou praticar tudo depois que concluir meu curso. E favor ninguém se meter no meu caminho.

  4. Bom dia sou técnica em estética , e estou fazendo o técnico em enfermagem já fiz o curso de injetáveis também quando eu finalizar o curso eu posso fazer procedimento aplicao de botox e enjetaveis ?

  5. Olá. Sou enfermeira e estou pensando em fazer o curso de pós Graduação em estética, mas ainda não me decidi, pois estou com dúvidas sobre quais procedimentos estamos autorizados a práticas. Pensei que a aplicação do Botox estava autorizado pelo enfermeiro esteta. Vi a documentação da liminar e suspendia uns 6 procedimentos, mas não falava em aplicação de Botox. Estou confusas obre o que podemos praticar. Dei uma pesquisada nas Pós e a Nepuga parece ser muito boa. Abraço!

  6. Boa noite!
    Sou tecnóloga em Estética e pós graduada em Cosmetologia e estou querendo fazer o técnico em enfermagem, eu poderia fazer a aplicação de toxina botulínica e preenchimento?

  7. Bom!!! Meu nome é Hellen, sou enfermeira, já atuei como coordenadora de ESF,já trabalhei em ESF e Policlinica. Fico só observando a enfermagem sendo deixada de lado em tantos aspectos, inclusive na área da estética. Realizamos procedimentos super invasivos no SUS, e a classe médica não se importa com isso, aliás o que eles menos fazem é atender a demanda e jogam tudo para cima da enfermagem,porém quando o negócio é lucratividade e reconhecimento, quando eles pensam que a enfermagem pode deixar de ser meros espectadores entram na justiça e embargam tudo quanto é avanço para nos enfermeiros. Fico triste com essa realidade no Brasil, em países mais desenvolvidos a enfermagem é super valorizada é reconhecida!!!! Afinal de contas onde estão os deputados, senadores em quem votamos para poder defender a nossa causa!!! Enfermagem este ano é ano de eleição, vamos escolher melhor quem nos representa!!!

  8. Como nosso país têm leis tão ironicas e convenientes as classes dominadoras. Questionamento de procedimentos invasivo em questão o Botox, uma punção para medicação EV, uma gasometria, uma passagem de sonda nasogastrica, uma lavagem intestinal é muito mais invasiva que uma aplicação subcutânea e ou intramuscular de botox e ou ácido hialuronico. Garanto que nemhum médico quer exclusividade em tais procedimentos citados anteriormente. Mas quando se trata de remuneração e exploração dos clientes aí sim o procedimento se torna exclusivo, porque em outros países uma sessão de botox custa entre $10,00 e $50,00 dolares e aqui a partir de R$500,00. Infelizmente ainda estamos amarrados em uma Cultura escravista e seletista, onde Leis regulamentam não quem está Apto e sim quem pode faturar, lucrar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito e expressão de liberdade do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando de enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e auto-estima.