A aplicação de Botox no mundo

A Toxina Botulínica conhecida popularmente como Botox é um complexo proteico empregada em diferentes tratamentos, com destaque para os estéticos. Um levantamento feito pela Allergan – empresa especializada em biofarmacêuticos e dispositivos médicos Indústrias -, apontou os principais usos do Botox, como terapêutico, oftalmológico e até para a prevenção de obesidade. A Allergan, por exemplo, é […]

A Toxina Botulínica conhecida popularmente como Botox é um complexo proteico empregada em diferentes tratamentos, com destaque para os estéticos. Um levantamento feito pela Allergan – empresa especializada em biofarmacêuticos e dispositivos médicos Indústrias -, apontou os principais usos do Botox, como terapêutico, oftalmológico e até para a prevenção de obesidade. A Allergan, por exemplo, é líder mundial na venda da toxina para compor a banda gástrica, utilizada no tratamento de obesidade.

Tamanha versatilidade exige dos profissionais a formação adequada, principalmente para os fins estéticos. Isso porque o aumento significativo dos procedimentos tem crescido em todo o mundo. Segundo uma pesquisa feita pela ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgiões Plásticos Estéticos) mostrou que a aplicação de Botox é o procedimento não invasivo e não cirúrgico mais popular do planeta, responsável por 38% dos procedimentos.

O Botox nos EUA e na Europa

Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 3 milhões de americanos recorrem ao tratamento por ano e esse número tende a aumentar, uma vez que o custos tem se tornado um aliado tanto das clínicas quanto dos pacientes. Lá o valor médio de cada aplicação varia entre 10 a 15 dólares a unidade de aplicação. Sendo assim, se um rosto precisa de 10 aplicações, o custo médio irá variar entre US$ 100 a 150 pelo tratamento.

Lá cada estado tem uma legislação específica, como na Pensilvânia e na Califórnia, o tratamento só pode ser feito médicos com licença. Já na Florida e outros estados, a legislação é mais flexível, podendo o  botox ser aplicado por profissionais como o PA (técnico de medicina) e nurses (enfermeiros) licenciados podem aplicar botox. Tais profissionais não são formados em medicina (physicians). É necessário apenas fazer um curso de certificação de injeção de botox.

Na Europa, os valores são mais baratos e a regulamentação é bem diferente. No Reino Unido, onde o custo médio varia entre 5 e 12 e as estatísticas não são animadoras. Lá, o procedimento representa 39% dos tratamentos não cirúrgicos realizados no país, mas nem por isso há uma fiscalização dos locais que podem oferecer o tratamento. Uma pesquisa realizada por uma empresa líder em cirurgia estética descobriu que quase um terço (29%) dos entrevistados disseram que o tratamento foi feito em um salão de beleza local e um em cada dez fez o procedimento em casa ou na casa de um amigo.

Já na Itália as regras são restritivas e privilegiam apenas as clínicas médicas, dermatológicas e de estética com registro junto a AITEB – Associazione Italiana Terapia Estetica Botulino (Associação Italiana de Terapia Botulínica) podem realizar as aplicações de Botox. Elas devem apresentar um ambiente seguro e profissionais capacitados para realizar o procedimento. O valor da unidade de aplicação varia entre 10 e 15 dólares.

A França é um pouco mais inclusiva quanto à regulamentação, sendo possível fazer a aplicação em clínicas médicas e de estética, contudo só podem realizar o procedimento, médicos, enfermeiros e profissionais com registro em órgão específico local. No país, o valor da unidade de aplicação também varia entre 10 e 20 dólares, dependendo da região.

E no Brasil

No Brasil, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária entende que o Botox é considerado como medicamento biológico, técnico dependente, aplicável por meio de técnicas injetáveis e perfurocortantes, não podendo ser considerado como procedimento invasivo não-cirúrgico, exclusivo aos médicos. Aplicação de injeção no Brasil é permitida às classes da saúde. Aqui no Brasil, a prática da aplicação da injeção de botox só é permitida ao Biomédico Esteta, ao Médico Dermatologista e Cirurgião Plástico e a qualquer Cirurgião Dentista. Lembrando que Dentistas estão autorizados a usar toxina botulínica para fins terapêuticos, por determinação do CFO – Conselho Federal de Odontologia.

Há também, uma grande expectativa para que o Enfermeiro capacitado na estética possa realizar aplicações de toxina botulínica como já ocorre em grande parte do mundo.

O mercado competitivo exige a formação adequada para aplicar o Botox e realizar outros procedimentos estéticos. É interessante manter-se em constante aprendizado e estar dentro das normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis. Quem tem interesse na pós–graduação tem como opção os cursos oferecidos pelo Nepuga Cursos de Botox e Preenchimentos, o qual oferece cursos de botox, toxina botulínica e preenchedores para Biomédicos, Cirurgiões Dentistas, Médicos e demais profissionais da saúde que queiram aprender a técnica e trabalhar sob a responsabilidade técnica de terceiros.

Na sua opinião o enfermeiro (especializado) deveria ou não atuar com procedimentos injetáveis perfurocortantes como Botox?  Deixe seu comentário!

Se você concorda que o enfermeiro desde que especializado, tem a capacidade de atuar com procedimentos perfurocortantes, clique no link e participe do Abaixo Assinado pela Enfermagem Estética.

Referências:

http://www.mulberryhouseclinic.co.uk/2013/02/14/botox-statistics/(estatísticas Reino Unidonglaterra)

http://www.dailymail.co.uk/femail/article-2642709/A-staggering-84-Botox-patients-no-idea-whats-injected-face.html

http://www.ezkorzo.com/como-faco-para-escolher-a-melhor-formacao-botox.html

http://www.esthetiquemedicale.com

http://www.aiteb.it

http://cfo.org.br/sem-categoria/dentistas-sao-proibidos-de-usar-botox-para-fins-esteticos/

http://cosmedmd.blogspot.com.br/2012/12/botox-prices-around-world.html

http://www.realself.com/question/how-much-does-botox-cost

Comentário (31)

    • Assessoria de Imprensa | Blog Enfermagem Estética

      Olá Jefferson, tudo bem? Cabeleireiros não podem trabalhar com toxina botulínica. Se o seu desejo é entrar no mercado da saúde estética, recomendamos que você realize uma graduação e posteriormente uma especialização na área.

      • Bem isso…essa também e minha opinião…eu sou cabeleireira…e tive vontade de trabalhar na area de estética….e fui fazer o curso…pois ainda achei pouco o conhecimento na area de fármacos e clinica medica ….pois fui fazer enfermagem …pois ainda acho pouco o conhecimento…na minha visão tudo que seja evasivo e algo muito serio….pois a ficha de anamnese do paciente deve ser muito bem elaborada e interpretada….eu sou Eliz

    • Assessoria de Imprensa | Blog Enfermagem Estética

      Olá Marcella,tudo bem? A especialização em enfermagem estética, que ensina as técnicas de aplicação de toxina botulínica, pode ser realizada apenas por graduados em enfermagem.

  • boa tarde, minha esposa esta cursando na faculdade de cosméticos e estetica e ela tem duvida se poderá se especializar, aplicar botox… e como se chama essa especialização ?

    • Assessoria de Imprensa | Blog Enfermagem Estética

      Olá Dayane, tudo bem? O botox é considerado um procedimento estético invasivo não cirúrgico, apenas profissionais estetas(biomédicos e farmacêuticos) podem realizar esses procedimentos, as esteticistas ainda não estão liberadas para realizá-lo.

    • Assessoria de Imprensa | Blog Enfermagem Estética

      Olá Monica, tudo bem? Por enquanto a habilitação em Enfermagem Estética está suspensa, devido a uma decisão liminar movida contra a especialização, mas o Cofen está recorrendo dessa decisão. Enquanto isso o enfermeiro pode realizar procedimentos estéticos injetáveis sob a supervisão de um RT (Responsável Técnico).

  • Engraçado, os enfermeiros podem pulsionar um jugular, mas nao podem realizar um procedimento de aplicação de botox. Mas essa conquista será alcançada!

  • Concordo plenamente com Idelziana Oliveira . Quem foi que sempre usou a seringa para administrar medicações tanto IM , EV , SB , iD. Bem sou enfermeira e este mês vou iniciar a minha pós-graduação em estética na Nepuga e vou praticar tudo depois que concluir meu curso. E favor ninguém se meter no meu caminho.

  • Bom dia sou técnica em estética , e estou fazendo o técnico em enfermagem já fiz o curso de injetáveis também quando eu finalizar o curso eu posso fazer procedimento aplicao de botox e enjetaveis ?

  • Olá. Sou enfermeira e estou pensando em fazer o curso de pós Graduação em estética, mas ainda não me decidi, pois estou com dúvidas sobre quais procedimentos estamos autorizados a práticas. Pensei que a aplicação do Botox estava autorizado pelo enfermeiro esteta. Vi a documentação da liminar e suspendia uns 6 procedimentos, mas não falava em aplicação de Botox. Estou confusas obre o que podemos praticar. Dei uma pesquisada nas Pós e a Nepuga parece ser muito boa. Abraço!

  • Boa noite!
    Sou tecnóloga em Estética e pós graduada em Cosmetologia e estou querendo fazer o técnico em enfermagem, eu poderia fazer a aplicação de toxina botulínica e preenchimento?

  • Bom!!! Meu nome é Hellen, sou enfermeira, já atuei como coordenadora de ESF,já trabalhei em ESF e Policlinica. Fico só observando a enfermagem sendo deixada de lado em tantos aspectos, inclusive na área da estética. Realizamos procedimentos super invasivos no SUS, e a classe médica não se importa com isso, aliás o que eles menos fazem é atender a demanda e jogam tudo para cima da enfermagem,porém quando o negócio é lucratividade e reconhecimento, quando eles pensam que a enfermagem pode deixar de ser meros espectadores entram na justiça e embargam tudo quanto é avanço para nos enfermeiros. Fico triste com essa realidade no Brasil, em países mais desenvolvidos a enfermagem é super valorizada é reconhecida!!!! Afinal de contas onde estão os deputados, senadores em quem votamos para poder defender a nossa causa!!! Enfermagem este ano é ano de eleição, vamos escolher melhor quem nos representa!!!

  • Como nosso país têm leis tão ironicas e convenientes as classes dominadoras. Questionamento de procedimentos invasivo em questão o Botox, uma punção para medicação EV, uma gasometria, uma passagem de sonda nasogastrica, uma lavagem intestinal é muito mais invasiva que uma aplicação subcutânea e ou intramuscular de botox e ou ácido hialuronico. Garanto que nemhum médico quer exclusividade em tais procedimentos citados anteriormente. Mas quando se trata de remuneração e exploração dos clientes aí sim o procedimento se torna exclusivo, porque em outros países uma sessão de botox custa entre $10,00 e $50,00 dolares e aqui a partir de R$500,00. Infelizmente ainda estamos amarrados em uma Cultura escravista e seletista, onde Leis regulamentam não quem está Apto e sim quem pode faturar, lucrar.

  • Acredito que Enfermeiros e Enfermeiras são muito competentes para poder aplicar botox ou outros injetáveis de estética. Estou atendendo um curso técnico de estética ( 600 horas ) nos Estados Unidos e tenho bacharelado em enfermagem também daqui. Já tenho o curso para poder aplicar botox. Alguém pode me dizer se a minha formação classificaria como pós-graduação ai no Brasil para trabalhar como enfermeira estética se for aprovada pela lei?

    • Assessoria de Imprensa

      na verdade nenhum curso de graduação ou pós-graduação feito nos EUA tem valor no Brasil.

      Entendemos que os EUA é um país avançado e que dá melhores condições para profissionais de diferentes níveis de formação trabalharem….

      sinceramente, é melhor vc trabalhar ai nos EUA rsrsrsrsrs…. vc pretende voltar para o Brasil?

  • Menzo Manoel da Silva Filho

    Acredito que o profissional de enfermagem é habilitado para aplicar todos injetáveis, inclusive os de estética, por obter conhecimentos em sua formação da parte muscular humana e por também, por ser uma pratica e prerrogativa dos enfermeiros em países desenvolvidos.Claro, seria ótimo que tal pratica fosse parte do currículo de formação do enfermeiro.

  • Bom dia!!! Muito legal a matéria! Mas quero saber se na Europa e especificamente em quais países um dentista pode atuar na área estética (botox e a. hialurônico por ex). Vocês podem me ajudar? Obrigada!!! 😉

  • maria de fatima da silca

    Sou enfermeira, qual resolução do cofen, autoriza a aplicação da toxicina botulinica e preenchimento, para o enfermeiro sob responsabilidade RT (profissional habilitado).

  • Maria Eli Cristina da Silva São João

    Absurdo, fazemos tantos procedimentos invasivos, aplicações de todos os tipos e não podemos administrar botox, só por Deus, vamos a luta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2013-2021. Portal da Enfermagem Estética.