Na área da Estética é imprescindível fidelizar o cliente. Em primeiro lugar, diferente de lojas de roupa e comércio, por exemplo, o que movimenta as clínicas de estética são os clientes que realizam procedimentos constantemente: aplicação de botox, massagens e drenagens linfáticas, carboxiterapia, depilação, etc, Além disso, um cliente satisfeito tende a trazer novas pessoas, aumentando o fluxo da clientela.

Criar um ambiente diferenciado, convidativo para seu cliente é essencial para cativá-lo. Há diversas formas de se fazer isto: decoração do ambiente, serviço diferenciado, móveis personalizados, uniformes, música e também o uso de aromatizantes e incensos. Sim, isto pode ser um diferencial para sua clínica de estética, que pode ajudar a atrair e a fidelizar mais clientes. Sabe por quê? Confira e descubra como o marketing olfativo faz diferença para seu negócio:

Como funciona o incenso e aromatizante para o marketing olfativo?

Cada vez mais envolver o cliente no seu negócio é primordial. Pense em quantas clínicas de estética funcionam apenas próximo a sua região. Além de qualidade no serviço, é preciso que você crie uma relação de afeto do cliente. A experiência dele na sua clínica deve ser memorável, e isto é feito através dos sentidos: a música ambiente, o visual, o tratamento que será realizado, lanches (café, biscoitos, bolo, água) e, finalmente, o olfato. E está aí o papel do incenso ou do aromatizante.

Você já deve ter passado por alguma loja do comércio que tem um cheiro especial, algo que tenha despertado a atenção quando passou por ali, e que, todas as vezes que você passou por lá com certeza voltou a sentir o mesmo cheiro. Caso sinta alguma fragrância parecida, remeterá imediatamente àquela loja. Isso mexe com a memória da pessoa que passam por ali.

Fazendo isto na sua clínica de estética, você também marcará seu negócio na memória do seu cliente. Esta é a ideia: a pessoa vai sentir desejo de permanecer mais tempo ali, devido ao clima que foi gerado, além de fazer com que ela possa lembrar deste lugar quando sentir este cheiro novamente.

A experiência do cliente é essencial atualmente. E por isso investir em novas formas de atraí-lo para seu negócio é uma boa solução para conquistar e fidelizar estas pessoas. Porém, deve ser feito de forma inteligente, ou pode acabar gerando o efeito contrário.

Cuidados que você deve tomar

Não é qualquer aroma que irá ser visto de forma positiva pelo seu cliente. Por isto alguns cuidados devem ser tomados:

  • Não utilize aromas muito fortes, principalmente se não houver uma boa ventilação (ou se devido a presença do ar condicionado você tenha que manter seu espaço permanentemente fechado. Isto acaba mais afastando as pessoas do que necessariamente atraindo elas.
  • Cuidado com cheiros extremamente marcantes. Lembre-se que algumas pessoas possuem alergias e podem acabar se sentindo profundamente incomodadas em seu espaço.
  • Opte sempre por fragrâncias leves, suaves e que não sejam tão comuns, de forma que chamem a atenção do cliente.
  • Durante primavera e verão escolha aromas mais frescos, que tragam uma sensação de refrescância para quem entrar ali. No inverno, tons amadeirados podem ser uma boa pedida.
  • Muitos aromas de incensos são para determinadas funções. Você pode explorar isto em sua clínica.
  • Cuidado com fragrâncias extremamente doces, pois acabam por ser enjoativas a quem fica exposto a ela por muito tempo.

Exemplos de fragrâncias

  • Cítrica: São perfeitas para primavera e verão, por trazerem sensação de refrescância e serem estimulantes. Também são boas para aliviar o stress e o cansaço.
  • Amadeirada: Ajuda na respiração. Bom para estimular sensação de bem-estar e alegria. Casam bem com inverno e outono. Traz sensação de relaxamento.
  • Especiarias:Devem ser utilizadas com cuidado, por serem bem marcantes. É energizante e estimulante.
  • Floral:Suaves, ajudam na ansiedade e no estresse, pois ajudam a relaxar e a trazer equilíbrio

Então, que tal aplicar esta técnica do marketing olfativo e utilizar incensos e aromatizantes em sua clínica? Não tem clínica de estética ainda? Quer se capacitar? Acesse o site do Nepuga Cursos de Estética e obtenha capacitação de estética para enfermeiros! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Rodrigo Nunes tem mais de 10 anos de experiência nos mercados da Estética e Antiaging. Empresário e distribuidor independente executivo da Jeunesse. Organizador dos Portais "Biomedicinaestetica.com.br", "Enfermagemestetica.com.br", "Farmaciaestetica.com.br" e "Nutricaoestetica.com.br". Administrador de Empresas pela FEA-PUC/SP, Mestre em Gestão de Negócios pela PUC-Santos.