Na área da Estética é imprescindível fidelizar o cliente. Em primeiro lugar, diferente de lojas de roupa e comércio, por exemplo, o que movimenta as clínicas de estética são os clientes que realizam procedimentos constantemente: aplicação de botox, massagens e drenagens linfáticas, carboxiterapia, depilação, etc, Além disso, um cliente satisfeito tende a trazer novas pessoas, aumentando o fluxo da clientela.

Criar um ambiente diferenciado, convidativo para seu cliente é essencial para cativá-lo. Há diversas formas de se fazer isto: decoração do ambiente, serviço diferenciado, móveis personalizados, uniformes, música e também o uso de aromatizantes e incensos. Sim, isto pode ser um diferencial para sua clínica de estética, que pode ajudar a atrair e a fidelizar mais clientes. Sabe por quê? Confira e descubra como o marketing olfativo faz diferença para seu negócio:

Como funciona o incenso e aromatizante para o marketing olfativo?

Cada vez mais envolver o cliente no seu negócio é primordial. Pense em quantas clínicas de estética funcionam apenas próximo a sua região. Além de qualidade no serviço, é preciso que você crie uma relação de afeto do cliente. A experiência dele na sua clínica deve ser memorável, e isto é feito através dos sentidos: a música ambiente, o visual, o tratamento que será realizado, lanches (café, biscoitos, bolo, água) e, finalmente, o olfato. E está aí o papel do incenso ou do aromatizante.

Você já deve ter passado por alguma loja do comércio que tem um cheiro especial, algo que tenha despertado a atenção quando passou por ali, e que, todas as vezes que você passou por lá com certeza voltou a sentir o mesmo cheiro. Caso sinta alguma fragrância parecida, remeterá imediatamente àquela loja. Isso mexe com a memória da pessoa que passam por ali.

Fazendo isto na sua clínica de estética, você também marcará seu negócio na memória do seu cliente. Esta é a ideia: a pessoa vai sentir desejo de permanecer mais tempo ali, devido ao clima que foi gerado, além de fazer com que ela possa lembrar deste lugar quando sentir este cheiro novamente.

A experiência do cliente é essencial atualmente. E por isso investir em novas formas de atraí-lo para seu negócio é uma boa solução para conquistar e fidelizar estas pessoas. Porém, deve ser feito de forma inteligente, ou pode acabar gerando o efeito contrário.

Cuidados que você deve tomar

Não é qualquer aroma que irá ser visto de forma positiva pelo seu cliente. Por isto alguns cuidados devem ser tomados:

  • Não utilize aromas muito fortes, principalmente se não houver uma boa ventilação (ou se devido a presença do ar condicionado você tenha que manter seu espaço permanentemente fechado. Isto acaba mais afastando as pessoas do que necessariamente atraindo elas.
  • Cuidado com cheiros extremamente marcantes. Lembre-se que algumas pessoas possuem alergias e podem acabar se sentindo profundamente incomodadas em seu espaço.
  • Opte sempre por fragrâncias leves, suaves e que não sejam tão comuns, de forma que chamem a atenção do cliente.
  • Durante primavera e verão escolha aromas mais frescos, que tragam uma sensação de refrescância para quem entrar ali. No inverno, tons amadeirados podem ser uma boa pedida.
  • Muitos aromas de incensos são para determinadas funções. Você pode explorar isto em sua clínica.
  • Cuidado com fragrâncias extremamente doces, pois acabam por ser enjoativas a quem fica exposto a ela por muito tempo.

Exemplos de fragrâncias

  • Cítrica: São perfeitas para primavera e verão, por trazerem sensação de refrescância e serem estimulantes. Também são boas para aliviar o stress e o cansaço.
  • Amadeirada: Ajuda na respiração. Bom para estimular sensação de bem-estar e alegria. Casam bem com inverno e outono. Traz sensação de relaxamento.
  • Especiarias:Devem ser utilizadas com cuidado, por serem bem marcantes. É energizante e estimulante.
  • Floral:Suaves, ajudam na ansiedade e no estresse, pois ajudam a relaxar e a trazer equilíbrio

Então, que tal aplicar esta técnica do marketing olfativo e utilizar incensos e aromatizantes em sua clínica? Não tem clínica de estética ainda? Quer se capacitar? Acesse o site do Nepuga Cursos de Estética e obtenha capacitação de estética para enfermeiros! 

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Rodrigo Nunes tem mais de 10 anos de experiência nos mercados da Estética e Antiaging. Empresário e distribuidor independente executivo da Jeunesse. Organizador dos Portais "Biomedicinaestetica.com.br", "Enfermagemestetica.com.br", "Farmaciaestetica.com.br" e "Nutricaoestetica.com.br". Administrador de Empresas pela FEA-PUC/SP, Mestre em Gestão de Negócios pela PUC-Santos.

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