A sala de espera é o ambiente de uma clínica de estética que merece grande parte de sua atenção, já que ela é o local que vai receber e manter os clientes confortáveis até o horário do atendimento. Salas de espera mal organizadas e desconfortáveis costumam causar má impressão nos clientes e podem, até mesmo, influenciar no seu desejo de retornar àquela clínica ou não. Para você aprender a montar uma sala de espera adequada para a clínica de estética, no texto de hoje vamos falar dos itens obrigatórios para a organização de um ambiente de espera agradável. Confira abaixo:

Atenção com a iluminação do local

A iluminação de uma sala de espera é extremamente importante para garantir o conforto dos clientes. Graças ao clima tropical brasileiro é muito mais fácil aproveitar o máximo de luz natural nos ambientes internos, que ajudam a melhorar a sensação de bem estar e a não prejudicar a visão dos clientes. A luz artificial deve entrar para complementar esta iluminação natural, quando o período for diurno, e para iluminar o necessário durante a noite, simulando uma iluminação natural. Luminárias de luz fria são essenciais para fornecer este efeito de iluminação na sala de espera, já que trabalham com a luz indireta, trazendo mais conforto aos olhos.

Use cores apropriadas para o ambiente

As cores são elementos muito importantes no relacionamento do ambiente com o cliente, já que ela é capaz de transmitir sensações psicológicas diferentes em cada ambiente. Por este motivo, saber escolher as cores adequadas para a sala de estar é essencial para garantir o conforto e a satisfação do cliente que está aguardando as consultas. Enquanto cores suaves e neutras trazem sensação de tranquilidade e conforto, as cores mais intensas podem trazer mais vida ao ambiente, mas devem ser usadas com muita cautela. Uma boa alternativa é mesclar os dois tipos de cores, trabalhando com estampas, listras ou formas geométricas.

Os móveis devem ser confortáveis

Conforto é a palavra que define as salas de espera de clínicas de estética, já que quando o cliente se sente bem neste local, ele não vai perceber o tempo de espera passar. Por isto o projeto de decoração e arquitetura de uma sala de espera deve prezar o uso de móveis e materiais confortáveis, evitando o mal estar e o aumento da ansiedade do paciente. Os sofás e cadeiras devem ser confortáveis e devem ser complementados com móveis que se adequem ao seu estilo.

Disponibilize uma rede wifi para o cliente

Hoje é impossível viver sem internet. É cada vez maior o número de pessoas que adquirem um smartphone, um tablet com acesso a internet ou um computador móvel para poder estar sempre conectado. Oferecer um acesso à internet na sua sala de espera é uma maneira de garantir que seu cliente possa trabalhar ou se distrair enquanto aguarda o atendimento. A liberação da internet permite que o tempo de espera passe mais rápido, já que o cliente não terá a sensação de tempo perdido.

Ofereça informações relevantes para o cliente

Salas de espera são ambientes que, tradicionalmente, oferecem revistas para leitura e que tem uma TV ligada em um canal tradicional, geralmente transmitindo alguma novela ou um programa de entretenimento. O problema é que este tipo de informação nem sempre prende a atenção do cliente e raramente oferece conforto para eles, já que frequentemente as revistas são velhas e desatualizadas e a TV está com um volume alto e desconfortável.

Por isto, se você quer oferecer uma informação de valor para o cliente que está aguardando o atendimento, que tal desenvolver folders ou oferecer revistas que tratam dos assuntos que são especialidade da sua clínica? O mesmo pode acontecer na sua TV, que pode transmitir programas que falem de saúde ou de tratamentos estéticos oferecidos por você. Desta maneira o cliente pode ficar bem informado e tirar todas as dúvidas em relação ao procedimento que irá realizar antes mesmo de entrar para a sala de atendimento.

Ofereça algumas bebidas ou lanchinhos

A oferta de alimentos ou bebidas em uma sala de espera de clínicas de estética não é obrigatória, porém ela pode garantir mais conforto e satisfação aos clientes se feita da maneira correta. Se você optar por oferecer bebidas como café, chá ou suco fique atento à qualidade destes produtos e ao seu estoque para que nunca falte opção para um cliente que chega em um horário mais tarde. Para os lanchinhos a atenção deve ser redobrada: ofereça alimentos que não exigem refrigeração ou que não vão estragar quando estiverem expostos à temperatura ambiente. Lembre-se também que a higiene do local onde os lanches e bebidas são servidos é essencial para que você garanta a satisfação do seu cliente: mantenha as bandejas limpas e os lixos sempre vazios.

Você tem uma sala de espera em sua clínica? Quais das dicas acima você usou para decorar e montar o ambiente ideal para seus clientes? Deixe seu comentário! E acompanhe nossos artigos!

 

1 COMENTÁRIO

  1. […] e a sala de espera são os primeiros contatos que o cliente tem com seu estabelecimento. Por isso, há elementos essenciais para estes espaços. Um ambiente bonito, organizado, com boa iluminação e moderno irá causar uma melhor impressão […]

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