Brasil um país tropical, abençoado com praias maravilhosas e muita gente bonita. Gente que se preocupa com a beleza e com o bem-estar. É esse cenário que proporciona ao país o status de 3º maior mercado de estética do mundo. No ano de 2014, mesmo com a economia praticamente estagnada e com a queda de algumas de suas áreas, o mercado brasileiro de estética cresceu muito. É um setor que tradicionalmente não sofre crise.

Enfermeiro! O mercado de estética no Brasil é crescente.

No ranking de beleza e da cosmética, o país ocupa o 3º lugar atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Comprovando, mais uma vez, que beleza é o nosso negócio. Além dos fatores culturais, o fenômeno que vem contribuindo para maiores gastos com tratamentos e produtos estéticos é o aumento de poder aquisitivo da classe C. Esse novo consumidor não se importa em gastar para ficar na moda e se sentindo bem consigo mesmo.

Este segmento é predominantemente formado pelas mulheres e ainda vai se crescer muito nos próximos anos. O número aproximado de profissionais que trabalham com estética em todo o país é mais de 1 milhão (dados de 2012). Assim, a profissionalização também se tornou importante e necessária num ramo em que as técnicas e equipamentos se renovam rapidamente. Esse crescente interesse pela classe da enfermagem fará com que cursos de pós-graduação surjam para atender a demanda em todo o país.

O exercício profissional dos enfermeiro na estética ainda está em pleno debate nas esferas dos COFEN e CORENES. Os enfermeiros já estão contando com que a especialidade enfermagem estética seja regulamentada por resolução ainda no primeiro semestre de 2015. A partir de então a vigilância sobre os profissionais enfermeiros que atuarem com estética, será mais severa, pois este profissional, por lidar com o corpo de pessoas e com sua imagem, precisa ter noções de dermatologia e anatomia, além de treinar e ter prática para realizar procedimentos eficazes e seguros.

As mulheres encaram os tratamentos como um momento de lazer, é o tempo que investem para se sentir bem e elevar a autoestima. Os homens também estão virando adeptos dos rituais estéticos e deixando de lado os preconceitos. Tratamentos para rugas de expressão, redução abdominal, limpeza de pele e procedimentos químicos são os mais realizados por esse público. Surgem, também, cursos de especialização para estética masculina.

Os tratamentos mais buscados pelo público em geral são redução de gordura localizada (celulite e flacidez) e tratamentos faciais para a pele. O verão é a época mais procurada devido às altas temperaturas e exposição do corpo. Segundo a Associação Brasileira de Estética e Saúde Complementar, os meses que mais rendem lucros no setor são novembro, dezembro e janeiro.

Alguns dos procedimentos mais esperados por autorização para a enfermagem estética são os procedimentos perfurocortantes e escarificantes como:

Hidrolipoclasia, Mesoterapia, Eletrolipoforese, Eletrolipólise, Carboxiterapia, CO2 Fracionado, LED, Laser, Toxina Botulínica, Intradermoterapia e os demais relacionados à estética.

Está pensando em se antecipar às mudanças de mercado para entrar o quanto antes na estética? Então entre em contato com o Nepuga Pós-Graduação de Enfermagem Estética e Dermatológica e saiba como!

Deixe aqui seu Comentário

Comente abaixo! Extravase!! Liberte-se!!! Faz bem pra pele e pra alma!!!!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Rodrigo Nunes tem mais de 10 anos de experiência nos mercados da Estética e Antiaging. Empresário e distribuidor independente executivo da Jeunesse. Organizador dos Portais "Biomedicinaestetica.com.br", "Enfermagemestetica.com.br", "Farmaciaestetica.com.br" e "Nutricaoestetica.com.br". Administrador de Empresas pela FEA-PUC/SP, Mestre em Gestão de Negócios pela PUC-Santos.

Deixe aqui seu Comentário