Confira o conteúdo da live sobre Enfermagem Estética da Dra. Ana Carolina Puga
Na noite da última quinta-feira (5/03), às 20h, a Dra. Ana fez uma live em seu canal do Instagram com o tema “Enfermeiros podem fazer injetáveis na estética? O que diz a nova resolução?”, teve bastante interação dos seguidores e muitas dúvidas sendo esclarecidas. Leia e confira o conteúdo da live sobre Enfermagem Estética da […]

Na noite da última quinta-feira (5/03), às 20h, a Dra. Ana fez uma live em seu canal do Instagram com o tema “Enfermeiros podem fazer injetáveis na estética? O que diz a nova resolução?”, teve bastante interação dos seguidores e muitas dúvidas sendo esclarecidas. Leia e confira o conteúdo da live sobre Enfermagem Estética da Dra. Ana Carolina Puga.
“Sim, a enfermagem pode fazer procedimentos injetáveis”, esclarece logo no início, para a satisfação da classe dos enfermeiros.
A Dra. afirma que a Toxina Botulínica e Preenchimentos nunca foram impedidos. Os enfermeiros estão impedidos de realizar o procedimento de Peim e Microagulhamentos. O Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) está lutando pelos enfermeiros.
No segundo mês do ano, já tivemos um imenso avanço – os enfermeiros estetas conseguiram a liberação para trabalhar com Ozônio e o Cofen publicou sobre a nova resolução.
Não é permitido realizar procedimentos que infrinjam o Ato Médico. O Ato Médico fala o que infringe é a invasão de órgãos. Procedimento injetável não invade órgão.
– O que é permitido para o enfermeiro esteta?
R: Procedimentos estéticos, Carboxiterapia, indicações de cosméticos, Drenagem, Eletroterapia, Laser, Radiofrequência, Micropigmentação, Vácuo Terapia e todos os procedimentos que não atinjam as práticas do Ato Médico.
– O enfermeiro pode ser Responsável Técnico?
R: A Dra. Ana Carolina Puga acredita que sim, já que o enfermeiro pode ser responsável por consultório.
– O enfermeiro pode realizar o procedimento Peim?
R: Ainda não. Vai ser discutida, o Cofen conseguiu que fosse feito uma perícia, está em questionamento.
– O que fazer quando não aceitam a prescrição?
R: Falem com o conselho, tem gente sim que compra com receita de enfermeiro. Pedir por inbox do Instagram da Dra., pois ela sabe os lugares que aceitam.
– Enfermeiro pode comprar Toxina?
R: Pode sim. Já que ele pode atuar com isso, pode comprar.
– O enfermeiro vai precisar de biomédico para RT?
R: O enfermeiro já tem uma resolução, pode ter seus consultórios de enfermagem, ele vai poder fazer os procedimentos estéticos, ele atua como enfermeiro.
– Enfermeiro esteta pode trabalhar com Intradermo?
R: Ainda não, aguardar o próximo passo do Cofen.
Após terminar a live, a Dra. se dirigiu ao seu canal do Telegram e respondeu as perguntas mais frequentes, por lá.
Fique ligado no blog que postaremos todas as novidades dos enfermeiros estetas.
[widgetkit id=”10″ name=”BANNER PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM ESTÉTICA”]
Índice
Preste atenção
A pioneira da biomedicina estética afirma que é fundamental ler nas entrelinhas, toda vez que o Cofen divulgar algo, e não ficar sofrendo sem saber de fato o que se pode fazer. Ao ler a liminar, processos ou algum documento importante, leiam tudo. Se preocupem com o que está escrito nas entrelinhas, essa liminar está sendo discutida. Quando se vê só os primeiros parágrafos, não é possível entender sobre o assunto. Para isso é necessário que consiga decifrar o que está escrito.Procedimentos que o Enfermeiro Esteta pode realizar
Ou seja, o enfermeiro pode realizar todos os procedimentos desde que não atinjam os órgãos internos, os médicos. Os seguidores se manifestaram nessa hora e disseram que procedimento algum acertam os médicos. É possível realizar todas as atividades . Segundo a lei do ato médico – Microagulhamentos, Peeling não podem fazer ainda. Um novo passo para minimizar os efeitos dessa liminar, enquanto está sendo discutida, o Cofen pede para não fazer.Pontos Importantes
Na Audiência Pública de Belo Horizonte, no último mês foi falado de erros estéticos, “enfermagem não podem fazer pois vão cometer algum erro” . Lembrando que qualquer área pode ter erro estético. O profissional que comete isso não está bem preparado. Até o médico pode cometer esse erro. Enquanto o Cofen resolve toda essa situação que está em processo. A dica da Dra. Ana Carolina Puga é que o aluno de enfermagem esteta não deixe de estudar, e fazer cursos para se aperfeiçoar, pois logo o cenário muda e o profissional precisa estar preparado, para não ser deixado para trás. É preciso ter ética. Ética entre as classes. Profissionais fazendo a mesma coisa que a medicina faz com a sua classe. É inadmissível que uma classe aponte para outra. Todas as áreas saem preparadas, depois fazem uma especialização para aprender um pouco mais sobre a estética. Vejas as perguntas mais frequentes da live:
Deixe um comentário