Na noite da última quinta-feira (5/03), às 20h, a Dra. Ana fez uma live em seu canal do Instagram com o tema “Enfermeiros podem fazer injetáveis na estética? O que diz a nova resolução?”, teve bastante interação dos seguidores e muitas dúvidas sendo esclarecidas. Leia e confira o conteúdo da live sobre Enfermagem Estética da Dra. Ana Carolina Puga.

“Sim, a enfermagem pode fazer procedimentos injetáveis”, esclarece logo no início, para a satisfação da classe dos enfermeiros.

A Dra. afirma que a Toxina Botulínica e Preenchimentos nunca foram impedidos. Os enfermeiros estão impedidos de realizar o procedimento de Peim e Microagulhamentos. O Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) está lutando pelos enfermeiros.

No segundo mês do ano, já tivemos um imenso avanço – os enfermeiros estetas conseguiram a liberação para trabalhar com Ozônio e o Cofen publicou sobre a nova resolução. 

Não é permitido realizar procedimentos que infrinjam o Ato Médico. O Ato Médico fala o que infringe é a invasão de órgãos. Procedimento injetável não invade órgão. 

Preste atenção

A pioneira da biomedicina estética afirma que é fundamental ler nas entrelinhas, toda vez que o Cofen divulgar algo, e não ficar sofrendo sem saber de fato o que se pode fazer. 

Ao ler a liminar, processos ou algum documento importante, leiam tudo. Se preocupem com o que está escrito nas entrelinhas, essa liminar está sendo discutida.

Quando se vê só os primeiros parágrafos, não é possível entender sobre o assunto. Para isso é necessário que consiga decifrar o que está escrito.

Procedimentos que o Enfermeiro Esteta pode realizar

Ou seja, o enfermeiro pode realizar todos os procedimentos desde que não atinjam os órgãos internos, os médicos. 

Os seguidores se manifestaram nessa hora e disseram que procedimento algum acertam os médicos.

É possível realizar todas as atividades . Segundo a lei do ato médico – Microagulhamentos, Peeling não podem fazer ainda. Um novo passo para minimizar os efeitos dessa liminar, enquanto está sendo discutida, o Cofen pede para não fazer.

Pontos Importantes

Na Audiência Pública de Belo Horizonte, no último mês foi falado de erros estéticos, “enfermagem não podem fazer pois vão cometer algum erro” . Lembrando que qualquer área pode ter erro estético. O profissional que comete isso não está bem preparado. Até o médico pode cometer esse erro.

Enquanto o Cofen resolve toda essa situação que está em processo. A dica da Dra. Ana Carolina Puga é que o aluno de enfermagem esteta não deixe de estudar, e fazer cursos para se aperfeiçoar, pois logo o cenário muda e o profissional precisa estar preparado, para não ser deixado para trás.

É preciso ter ética. Ética entre as classes. Profissionais fazendo a mesma coisa que a medicina faz com a sua classe. É inadmissível que uma classe aponte para outra. Todas as áreas saem preparadas, depois fazem uma especialização para aprender  um pouco mais sobre a estética.

Vejas as perguntas mais frequentes da live:

– O que é permitido para o enfermeiro esteta?
R: Procedimentos estéticos, Carboxiterapia, indicações de cosméticos, Drenagem, Eletroterapia, Laser, Radiofrequência, Micropigmentação, Vácuo Terapia e todos os procedimentos que não atinjam as práticas do Ato Médico.

– O enfermeiro pode ser Responsável Técnico?
R: A Dra. Ana Carolina Puga acredita que sim, já que o enfermeiro pode ser responsável por consultório.

– O enfermeiro pode realizar o procedimento Peim?
R: Ainda não. Vai ser discutida, o Cofen conseguiu que fosse feito uma perícia, está em questionamento.

– O que fazer quando não aceitam a prescrição?
R: Falem com o conselho, tem gente sim que compra com receita de enfermeiro. Pedir por inbox do Instagram da Dra., pois ela sabe os lugares que aceitam.

– Enfermeiro pode comprar Toxina?
R: Pode sim. Já que ele pode atuar com isso, pode comprar.

– O enfermeiro vai precisar de biomédico para RT?
R: O enfermeiro já tem uma resolução, pode ter seus consultórios de enfermagem, ele vai poder fazer os procedimentos estéticos, ele atua como enfermeiro.

– Enfermeiro esteta pode trabalhar com Intradermo?
R: Ainda não, aguardar o próximo passo do Cofen.

Após terminar a live, a Dra. se dirigiu ao seu canal do Telegram e respondeu as perguntas mais frequentes, por lá.

Fique ligado no blog que postaremos todas as novidades dos enfermeiros estetas.

  • PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM ESTÉTICA

 

Deixe aqui seu Comentário

Comente abaixo! Extravase!! Liberte-se!!! Faz bem pra pele e pra alma!!!!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando em enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.

Deixe aqui seu Comentário