Coren da Bahia tem parecer favorável ao enfermeiro aplicar técnica de criolipólise
O texto do parecer esclarece que a técnica da criolipólise se baseia no congelamento e destruição das células do tecido adiposo por um processo de resfriamento controlado e programado.
O parecer do Corene Bahia está baseado no documento 197/2014 do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) e diz que se a estética for entendida como “Cuidado integral, sendo a ação fronteiriça de inúmeros outros profissionais, o enfermeiro, desde que busque continuidade na sua formação generalista, poderá ao nosso ver, ser autor do cuidado da pessoa ou participar juntamente com outros profissionais, resguardando do devido processo de formação que habilite para a realização dos procedimentos que são objetos desse parecer”(COFEN, 2014).
Especificamente sobre a criolipólise, como não é considerado um procedimento invasivo, o enfermeiro pode realiza-la desde que seja especialista em enfermagem estética, com o componente curricular correspondente ao procedimento.
O texto na íntegra desse parecer da Bahia está disponível no site do Coren-BA para qualquer enfermeiro que queira consultar todos os argumentos usados no documento.
A data do parecer é do mês de janeiro deste ano, atual. O que mostra como os órgãos estão passando a ver a estética já como uma realidade de atuação do enfermeiro, sem cerceamento.
Veja mais Noticias
Cofen publica regulamentação sobre a atuação de enfermeiros nas PICS
A liminar que suspende a autorização de novos cursos de graduação em saúde na modalidade EAD pode afetar a pós-graduação na mesma modalidade?
Deixe um comentário