Empreendedorismo: número de profissionais estetas que buscam abrir seu próprio negócio aumenta
Que o mercado estético é muito rentável, nós já sabemos. Também estamos cientes que é a área que mais cresce no Brasil e no mundo, sendo procurados tanto por homens quanto por mulheres que, apesar da crise, não deixaram de cuidar da aparência e da autoestima.
A ascensão do mercado de beleza e estética faz com que cresça também o número de profissionais de estética que desejam investir e/ou empreender no setor.
Índice
Empreendedorismo para iniciantes
Muitos desses profissionais tem como objetivo ter o seu próprio negócio e abrir sua própria clínica ou um espaço estético em sua residência para atender seus clientes e deixar (de uma vez por todas!) de trabalhar para outra pessoa.
Trabalhando em casa
Contudo, o profissional de Enfermagem Estética que optar pela segunda opção (a de reservar um espaço em sua casa para fazer seus atendimentos) têm um menor custo de investimento no início.
Por conta disso, essa é uma das alternativas que mais atrai investidores e empreendedores que ainda estão começando. Afinal, correr riscos menores é um caminho mais viável, para quem não tem muito dinheiro para investir.
Marketing na estética
Se levarmos em consideração que as faculdades ou cursos de estética não dão ênfase em conhecimentos fora da área, é compreensível que um profissional com formação no ramo de beleza e estética encontre algumas dificuldades no que diz respeito ao empreendedorismo e marketing.
Assim, se você tem a intenção de começar o seu negócio, é importante que você procure se especializar ou adquirir conhecimentos nessa área por conta própria, já que existe uma imensa diferença entre trabalhar em uma clínica estética e ser dono de uma.
Para montar o seu negócio, seja ele grande (como uma clínica especializada) ou pequeno (como um espaço de estética em um salão de beleza, você precisa de algumas habilidades de vendas, marketing e empreendedorismo.
Essas três habilidades serão essenciais para que você consiga desenvolver seu negócio. O conhecimento em marketing, por exemplo, é fundamental para que consiga divulgar sua marca e evitar futuros problemas de vendas
Como o mercado estético é bem amplo, e muitas vezes competitivo, é possível que você encontre certa dificuldade em conseguir clientes. Mas não se frustre, caso contrário, você pode acabar como vários outros profissionais que desistiram de seguir em frente.
A internet como sua aliada
Em decorrência disso, é crucial que você saiba se diferenciar dos demais concorrentes e entender o que fazer para atrair clientes e como fidelizá-los. Por exemplo, saber utilizar a internet como recurso de promoção é um diferencial que auxilia o profissional a destacar sua empresa.
Mas por que a internet? É simples, um estudo realizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República mostra que os brasileiros passam, em média, cinco horas por dia conectados à internet.
Em outras palavras, se você quer ser visto precisa aparecer e, portanto, marcar presença em redes sociais ou outras mídias da internet é uma das formas de conseguir isso. Afinal, usar a mesma estratégia de marketing de 20 anos atrás (como panfletos e outras ações offline) já não funciona mais.
Adequar-se às mudanças é mais do que essencial. O mundo está em uma mudança constante e novas tecnologias possibilitaram o surgimento de formas diferenciadas de interagir com o público e seus consumidores que, muito claramente, impactam o andamento de seu negócio.
Por certo que seus futuros clientes estão por aí, afinal, quem não quer melhorar a aparência? Tudo o que você precisa é de algumas dicas, um pouquinho de empenho e uma boa formação profissional para chegar lá!
Você já tem sua própria clínica estética? Usa quais estratégias para manter seus clientes e conseguir novos? Compartilhe sua história conosco!
Olá