Quer saber como o enfermeiro já pode voltar a atuar com os procedimentos estéticos? Assista abaixo e continue lendo!

Depois de participar da mesa redonda que abordou os aspectos éticos, técnicos e legais da enfermagem em estética, a Dra. Ana Carolina Puga conduziu uma live com a Dra. Roselaine Rratto Muner, do Cofen e explicou como o enfermeiro já pode continuar se especializando em enfermagem estética e quais são as formas que ele encontra agora para atender seus pacientes.

Na reunião foi colocada toda a questão do processo contra o Cofen (hoje o órgão tem uma liminar que o impede de editar qualquer coisa sobre a resolução 0529 que dispunha sobre as práticas do enfermeiro esteta).

“Essa liminar não é contra os enfermeiros, é contra o Cofen. O enfermeiro continua podendo se especializar, realizar sua pós-graduação em enfermagem estética que o Conselho [Conselhos Regionais] vai habilitá-lo como tal”, diz a Dra. Muner.

Mas eu como enfermeiro posso ou não fazer procedimentos estético?

Pode! O grande assunto debatido na mesa redonda foi a solução que o Cofen encontrou para que o enfermeiro já possa atuar com segurança. E de que forma ele fará isso?

Dentro da lei do exercício profissional da enfermagem, que é anterior a qualquer lei do Ato Médico, o enfermeiro tem uma metodologia de trabalho chamada SAE, Sistematização de Assistência em Enfermagem. Um dos pontos da SAE é a abordagem do diagnóstico, que o enfermeiro faz dentro de sua metodologia de trabalho.

Um paciente que chega com problemas com baixa autoestima, queixando-se de suas estrias, acne, flacidez, pode ser diagnosticado com distúrbio de imagem e pode ser tratado com procedimentos estéticos injetáveis ou não pelo enfermeiro.

Portanto, o enfermeiro que desejar atuar com estética em seu consultório já pode sim fazê-lo, para isso basta que ele seja capacitado com uma pós-graduação reconhecida pelo MEC, habilitado pelo Cofen e siga as diretrizes da lei do exercício profissional e tenha a SAE corretamente implantada em seu modelo de atendimento.

Após o encerramento do Congresso, o Cofen deve começar a orientar os Corens como fazer a sequência de enfermagem dentro dos consultórios, e os procedimentos injetáveis sempre foram e sempre serão de competência do enfermeiro. Já foi aprovada a Sistematização de Saúde e Bem-Estar, que é onde o enfermeiro vai atuar com esses procedimentos em seu consultório.

Portanto, se você esperou até agora para começar sua especialização com medo de não ter liberdade para atuar com injetáveis e estética, esse é o momento de correr atrás do tempo perdido. Faça sua pós, especialize-se no que você ama e esteja pronto para atender como enfermeiro esteta dentro do seu consultório, respondendo como Responsável Técnico por seus protocolos e atendimentos!

Como convidada da mesa Redonda, a Dra. Ana Carolina Puga não pôde esconder seu contentamento. Ela que luta pela democratização da estética para os profissionais da saúde ficou muito feliz de ter feito parte desse momento, de ter podido contribuir com a mesa redonda e ter dado a notícia aos enfermeiros em a primeira mão, em sua live de ontem no Youtube e Instagram.

Quem quiser assistir à live completa pode acessar pelo link do Youtube.

15 COMENTÁRIOS

  1. Tenho interesse em fazer o curso para toxina botulínica, sou Enfermeira, e preciso saber, se caso podem informar qual o Estado mais próximo de Rondônia, para que eu possa fazer. E qual o valor de todo investimento.

  2. Roselaine, que orgulho ver nossa enfermagem representada por você falando com tanta segurança. É disso que precisamos de pessoas capacitadas representando a nossa classe e defendendo nossos interesses. Parabéns!

  3. No proprio curso nepuga os professores estavam desestimulando alunos a prosseguirem com a pós.
    Pois nao poderiam realizar :Fios/ botox/etc…
    Professores biomedicos em aula falando q n poderiam realizar procedimentos embora estivessem aprendendo!! Quase q minha amiga parou a pos!! Devido a propria professora da instittuicao.

Comente abaixo! Extravase!! Liberte-se!!! Faz bem pra pele e pra alma!!!!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando em enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.