Skip to main content

A formação em enfermagem estética e o resgate das próprias potencialidades profissionais

A profissional que você vai conhecer através das próximas linhas conta sobre como a formação em enfermagem estética tem trazido novos horizontes para suas possibilidades de vida e trabalho.

Taisy Silva conta que decidiu se dedicar à formação em enfermagem porque percebeu que uma pessoa muito importante para ela tinha grande admiração por mulheres que trabalham na área da saúde: sua mãe. Reconhecendo isso, ela entendeu que o que a própria mãe admirava seria bom para ela, e muitas mulheres que ela própria admira são atuantes da área.

Assim, sua formação em enfermagem começou pelo nível técnico, lá em 2008, mas ela se formou também no curso de graduação em 2012.

Taisy trabalhou como técnica em um hospital particular, trabalhou em banco de sangue, clínica de DNA, hospitais públicos, supervisão de estágio, acumulando assim muita experiência clínico-hospitalar.

Ela conta que, mesmo trabalhando nessa frente hospitalar, sempre teve um espírito empreendedor, e de vendas. Devido a essa característica, sempre esteve, paralelo a sua ocupação principal, vendendo algo por conta própria.

E, a partir desta facilidade, ela resolveu abrir uma loja de roupas em uma galeria, mesma galeria em que uma amiga tinha um espaço de estética.

A loja acabou não dando muito certo, mas outra oportunidade se descortinou para Taisy quando sua amiga do espaço de estética precisou de colaboração e a convidou para trabalhar com ela.

A enfermeira realizou então alguns cursos voltados ao procedimento estético para microvasos (PEIM) e à harmonização facial. Começou aí uma virada de percepção sobre suas capacidades, e possibilidades de carreira das quais duvidava, e que segue desconstruindo. Ela explica melhor:

“Algumas crenças limites me fizeram acreditar que estética não é para mulheres negras… Que eu não era padrão estético para trabalhar com estética”.

É um trabalho constante para se reafirmar e buscar inspiração em outras mulheres.

Mas hoje ela tem acesso a diversas destas fontes de inspiração dentro da Pós-Graduação. Em especial, as menções de Taisy são a uma das docentes com quem ela tem contato, além da Dra Ana Carolina Puga, que ele menciona enquanto trata da busca por inspirações.

A formação em enfermagem estética e o resgate das próprias potencialidades profissionais

Formação em Enfermagem Estética

Mesmo depois de realizar alguns cursos dedicados à estética, Taisy não se sentia plenamente preparada para tudo o que ainda poderia realizar, então se aprofundar através  do curso mais completo, que é a especialização em enfermagem estética, foi o caminho natural a seguir. E ela fala com muita paixão sobre sua experiência na pós:

“Quando fiz a minha primeira aula prática foi um encantamento, super me identifiquei, tive certeza que eu queria isso. Hoje, a estética é meu motivo, é um resgate.”

Resgate do quê? Você pode se perguntar, e foi justamente o que questionei a Taisy em seguida, obtendo uma resposta tocante: um resgate como pessoa.

Ela me explicou que sua vida estava muito parada, carecendo de desafios, e ir em busca de alcançar mais e mais do seu potencial dentro da própria formação foi o percurso que ela escolheu para viver mais intensamente. E agora ela está encontrando desafios que a inspiram. Se tornar uma referência na estética é o maior deles.

Empreender também tem sido um desafio, que ela vai realizando aos poucos: primeiro, comprou maca e outros equipamentos a partir da venda das coisas que tinha na loja de roupas, mas ainda é importante concluir a pós-graduação e buscar a habilitação, quando Taisy poderá ser RT da própria clínica.

Sabemos que o trabalho em hospitais demanda muito do tempo e energia dos profissionais da saúde e, hoje, conciliando especialização e atuação junto a um hospital, Taisy conta que gosta muito das rotinas hospitalares, mas não se vê trabalhando da mesma forma no futuro.

No processo de aprofundamentos através da formação em enfermagem estética, ela tem aprendido muito, adquirindo mais segurança a cada prática e troca com colegas e docentes. Um horizonte de oportunidades se abre a partir dessas experiências.

Como Taisy bem salienta, ter referências profissionais para se inspirar mostra os caminhos possíveis. É o que pretendemos com este fragmento de sua carreira: inspirar também outros profissionais da saúde, além de desejar à protagonista desta história cada vez mais oportunidades, e tanto sucesso quanto o que suas próprias referências alcançaram.

Leda Trevizoni
Editorial
Graduada em Comunicação Social com Habilitação Publicidade e Propaganda, Leda é uma das redatoras do time de marketing Nepuga | Fapuga. Escreve também para os blogs parceiros Biomedicina Estética, Enfermagem Estética, Farmácia Estética e Odontologia Estética.
Veja mais Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *