Quantas horas de prática são requisitadas para obter a habilitação em enfermagem estética?
No processo de formação para se tornar especialista em estética, aulas práticas – vivências clínicas -conferem a segurança adequada, tanto para os profissionais como para seus pacientes. Sobre as normas do Conselho Federal de Enfermagem, confira quantas horas de prática são requisitadas para a habilitação em enfermagem estética, e continue lendo para entender mais detalhes sobre a importância dessas práticas.
Cabe lembrar que, independente da classe de formação, o profissional da saúde precisa ser previamente graduado em curso regular para realizar pós-graduação estritamente na área de sua formação.
Durante a formação universitária, também podem ser realizados cursos de Aperfeiçoamento Universitário, em que o formando se aprofunda em assuntos que são parte da pós-graduação, de forma a, por assim dizer, adiantar conteúdos da especialização, fazendo o profissional sair na frente em sua formação.
Mediante aos critérios que você encontra nessa matéria, assim como os estabelecidos pelo Ministério da Educação e pelas resoluções do Cofen; após devidamente concluído o curso de especialização Lato Sensu, o profissional obtém condições concisas para requerer a habilitação em estética junto ao conselho regional de sua jurisdição.
A Habilitação em Enfermagem Estética
Quanto a determinação para enfermeiros, a Resolução nº 715, de 2023, (que altera parcialmente o texto da resolução 529/2016) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) é explícita em definir que:
“Art. 4º: o enfermeiro deverá ter pós-graduação lato sensu em estética de acordo com a legislação estabelecida pelo MEC, e que no mínimo tenha 100 (cem) horas de aulas práticas supervisionadas.”
A importância das vivências clínicas na formação de especialistas em estética
Como mencionado anteriormente, é nos momentos práticos da pós-graduação que o profissional da saúde obtém a segurança necessária para atuar de fato na estética.
Os conhecimentos base são, sim, de suma importância na formação, e sua qualidade é de igual significância. O destaque das práticas está no desenvolvimento de habilidades complexas, que partem não só das técnicas de procedimentos, como também do manejo do paciente quanto ao atendimento e cuidados integrativos.
E é por isso que se fala em Saúde Estética e Integrativa, a área de profissionais corretamente capacitados para realizar procedimentos estéticos e compreender as diferentes nuances demandadas pelo paciente que entra em seu consultório, a partir do olhar treinado para entender suas características fisiológicas, anatômicas e comportamentais da melhor maneira possível.
Ainda tem dúvidas sobre a formação ou habilitação em enfermagem estética? Deixe sua dúvida nos comentários e assim podemos trazer novos conteúdos úteis.
Matéria atualizada no dia 02 de março de 2023.
Olá, boa noite.
Estou finalizando a pós em enfermagem em estética. Também finalizando o estágio que consegui sozinha.
A faculdade fornece no certificado “Estágio Não Obrigatório- 100h práticas”.
Existem a possibilidade do COREN aceitar esse certificado e eu ficar oficialmente habilitada na espacialização?
Larissa, como o requisito para habilitação é de 100h práticas, então acreditamos que o COREN aceite, mas é importante entrar em contato com o conselho responsável por sua região para se certificar e prosseguir da maneira correta.
Estou fazendo especialização em Enfermagem Estética EAD, mas a faculdade não oferece as horas práticas. E explica que caso o aluno queira fazer estágio, deverá ser por conta do aluno por meio de encaminhamento da faculdade. Eu posso fazer estas horas sob supervisão de um profissional Esteta que não seja Enfermeiro? Por exemplo, um Biomédico Estea?
Pode sim, Marcel. Desde que o profissional em questão seja habilitado em estética junto a conselho regional da própria classe, ele pode ser responsável técnico e supervisionar estágio, ainda que de profissionais de outras graduações.
Como posso fazer essas 100 horas praticas, já que tenho pós em cosmetologia e estética
acreditamos que você terá de dar entrada numa pós-graduação em enfermagem estética, convalidar/abater o máximo de disciplinas possíveis, e concluir o restante com as 100 horas práticas comprovadas.
Fiz pós em cosmetologia e estética, preciso fazer essas 100 horas práticas?
acreditamos que você terá de dar entrada numa pós-graduação em enfermagem estética, convalidar/abater o máximo de disciplinas possíveis, e concluir o restante com as 100 horas práticas comprovadas.
As 100h supervisionadas pode ser feita por dentista ou outro profissional que atua na área de estética?
Agradecemos sua pergunta, Bruna. Para realizar essa supervisão, basta que o profissional da saúde seja devidamente habilitado em estética junto a conselho competente, o que dá também autoridade para ser Responsável Técnico.