Para um consultório ou clínica de enfermeiros que atua no ramo de estética, a aparência do ambiente é fundamental. O sucesso de um consultório guarda relação estreita com a ambientação e a sensação de bem-estar que ele provoca. Não basta o espaço ter boa localização ou dispor da decoração adequada, muitas vezes, a iluminação do consultório de enfermagem estética é o elemento que faz a diferença – para o bem ou para o mal. A luz e a lâmpada adequadas podem influenciar positivamente os resultados do negócio.

O êxito de um trabalho de iluminação depende de fatores como o tipo de ambiente, o tempo de permanência no espaço, a composição entre luz natural e artificial, o ramo de atividade da empresa ou profissional e, obviamente, o custo final do projeto. No caso dos consultórios de estética, o desenho da luz pode ser elaborado levando em conta as particularidades de cada canto ou espaço de trabalho.

A luz adequada ao ambiente valoriza o espaço, tornando-o mais atrativo para quem busca a atenção em enfermagem estética e produtivo para aquele que desempenha atividades profissionais (o enfermeiro esteticista). Ela ainda serve para criar a identidade do local. Com o uso de cores, é possível guiar o olhar da pessoa, ressaltando detalhes ou harmonizando o conjunto pintura, textura e decoração.

Além dos aspectos técnico e funcional, a iluminação influencia psicologicamente as pessoas. No consultório, a luz tem o papel de transmitir as sensações de bem-estar, paz, tranquilidade e relaxamento. Dessa forma, cada espaço recebe tratamento diferenciado, criando o chamado “ambiente ideal”.

Dicas para iluminação de cada ambiente

  • Sala de espera – por ser um espaço de permanência, por vezes, longa, a sala de espera precisa manter a pessoa tranquila. A luz indireta – aquela direcionada para cima – torna o ambiente acolhedor. A suavidade da iluminação menos invasiva tem efeito relaxante. Mas esse resultado depende da escolha da luminária adequada. A lâmpada indicada é a de 2.800 mil a 3.000 kelvin, que apresenta uma luminosidade com tom branco-amarelado. Para a leitura de revistas, sugere-se a instalação de pendentes.
  • Balcão de recepção – Luminárias de mesa ou de parede facilitam o trabalho da recepcionista. Neste espaço, a luz muda em função da necessidade de estímulo ao profissional. Aqui, a iluminação contribui para manter o funcionário atento.
  • Sala de atendimento – O local para a realização de procedimentos e tratamentos estéticos requer iluminação mais intensa para facilitar a atuação do profissional, dando-lhe a sensação de estímulo. Neste caso, a lâmpada indicada tem de 4.000 a 5.000 kelvin, com tom branco-azulado. Caso haja uma mesa para pré-atendimento, pode ser usada a iluminação indireta apenas nesse espaço.

Tipos de lâmpadas 

Há alguns anos, os consultórios estéticos costumavam utilizar lâmpadas fluorescentes. Com o tempo, elas perderam espaço para as lâmpadas e luminárias LED.  A mudança se deve a diversos fatores, que vão de aspectos econômicos até mesmo a questões de preservação do meio ambiente. Entre as vantagens do modelo LED, destacam-se:

  • maior índice de reprodução de cor (IRC);
  • não emite radiação de calor e UV;
  • maior realce das cores;
  • ambiente de trabalho mais confortável, gerando ganho de produtividade;
  • maior vida útil (duração pode chegar até 30 mil horas);
  • redução do custo de reposição;
  • ausência de mercúrio na fabricação;
  • descarte simplificado;
  • redução em até 50% nos gastos de energia com iluminação;
  • integração adequada aos sistemas de automação.

A adoção de lâmpadas LED em projetos na iluminação de consultórios de estética, além de promover ganhos em termos de produtividade, confere ao espaço identidade moderna – característica importante nesse ramo de atividade. O modelo LED combina eficiência energética, funcionalidade e economia.

Como foi planejada a iluminação de seu consultório? Você ainda utiliza lâmpada fluorescente? Deixe seu comentário! E acompanhe mais artigos como este na página do Blog da Enfermagem Estética!

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito e expressão de liberdade do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando de enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e auto-estima.