Com essa vitória, os enfermeiros estão cada vez mais esperançosos com a posição do COFEN diante da saúde estética

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou, em audiência nesta segunda-feira (28/1), embargo de declaração interposto pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e reafirmou a legalidade da Resolução Cofen 585/2018, que reconhece acupuntura como especialidade e/ou qualificação do profissional de Enfermagem.

Vocês devem estar lembrados que em 2001, o Conselho Federal de Medicina (CFM) moveu um processo contra nós, enfermeiros, com o intuito de anular a Resolução 197/97 alegando que a prática com acupuntura seria atividade exclusiva dos médicos, ou seja desde sempre pretendendo a reserva de mercado, não é mesmo?

Como se não bastasse o CFM perder, eles ainda recorreram. Mas, de nada adiantou. A resposta foi ainda mais satisfatória para toda a nossa classe.

Veja também: COFEN vence Ato Médico e devolve aos enfermeiros o direito de fazerem acupuntura

Enfermeiros cada vez mais perto do atuarem na saúde estética

Com essa vitória do Cofen, que conseguiu derrubar uma liminar contra o CFM, devolvendo aos enfermeiros o direito de atuar com acupuntura, é um grande passo para que outras liminares sejam derrubadas, como por exemplo o da Enfermagem Estética.

Sendo a atuação de enfermeiros na área de Estética uma realidade no Brasil e no mundo, o COFEN se reuniu junto aos representantes da SOBESE (Sociedade Brasileira de Enfermeiros em Saúde Estética) para discutir sobre as liminares que suspendem a atuação dos enfermeiros nesta área.

A fim de que as discussões sobre o tema sejam intensificadas, o COFEN informou que irá criar um Grupo de Trabalho com representantes da área que possam contribuir com essa luta. 

A hora é agora meus colegas, entrem em contato com o conselho de classe e busque se informar sobre esse grupo de trabalho proposto por eles. Vamos organizar fóruns de discussões diante do COFEN e assim lutarmos para que possamos atuar na área estética. Afinal, existem profissionais mais capacitados que nós?

A caminhada já começou! Estamos acompanhando diversos Conselhos, tais como: CRBM e CFF e CFO ganharem na justiça contra as liminares impostas pelo CFM, então porque não seguir o mesmo caminho, não é mesmo?

  • EnfermagemIntegrativa 728x90

    Loading Facebook Comments ...

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.