O ramo da saúde integrativa chama a atenção de muitos profissionais por seus métodos naturais. Neste post você vai descobrir o que é saúde integrativa, a especialização do momento.

Os tratamentos que cuidam do ser humano de forma natural são cada dia mais procurados. Com a função de cuidar do corpo e da mente, a saúde integrativa está conquistando seu espaço.

As técnicas utilizadas neste novo ramo da saúde são amplas e garantem além de resultados no combate a patologias, bem-estar e qualidade de vida.

O que é saúde integrativa?

Em termos simples, a saúde integrativa engloba práticas integrativas e terapias que ajudam a restaurar o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

As técnicas integrativas podem ser aplicadas para aqueles pacientes que, não ficaram satisfeitos com os resultados obtidos com medicamentos ou outros tratamentos.

A partir daí, o terapeuta integrativo vai estudar o quadro deste paciente e indicar táticas capazes de melhorar as condições.

As abordagens terapêuticas incluem orientações sobre alimentação, exercícios físicos, bem-estar, estética e performance saudável.

Isso vai além do manejo de sintomas, englobando todos os fatores que influenciam o processo da doença e da cura.

A saúde integrativa faz a diferença na vida de pacientes, especialmente quando usadas na atenção básica, na promoção da saúde.

Nesta parceria a saúde integrativa reúne profissionais de diversas áreas, como biomédicos, farmacêuticos e enfermeiros, defendendo que a interdisciplinaridade é essencial para cuidar da pessoa.

Como age a saúde integrativa?

O atendimento é realizado através de um profissional terapeuta integrativo. 

Realizadas individualmente, podem incluir práticas físicas, como alongamentos, exercícios respiratórios, massagens leves e práticas de relaxamento.

O objetivo do trabalho é proporcionar momentos de relaxamento e bem estar, a fim de reduzir a ansiedade e estresse.

A base do trabalho é a prática de exercícios de atenção plena ao momento presente, que proporcionam esse estado de bem estar e de profundo relaxamento.

Esse relaxamento profundo ajuda os pacientes a identificar suas necessidades e relatar de forma clara os sintomas presentes à equipe médica e assistencial.

Técnicas de gestão de estresse são ensinadas aos pacientes e acompanhantes para que possam ser utilizadas rotineiramente em todos os momentos do tratamento.

Práticas integrativas no combate às patologias e na estética

As práticas integrativas e complementares surgiram há aproximadamente 20 anos e provaram serem revolucionárias.

Hoje essa modalidade de tratamento está presente em universidades como Harvard, Massachusetts, Mayo Clinic, Cleveland Clinic, entre outros. No Brasil, o crescimento é nítido e transmite a ideia de responsabilidade. Por isso é necessários e especializar.

Os procedimentos integrativos estão sendo inseridos como complementos aos tratamentos de patologias crônicas e graves, como o câncer e os problemas cardíacos e respiratórios.

Na estética, a saúde integrativa vai além e pode ser uma grande aliada em protocolos faciais e corporais, promovendo rejuvenescimento, remoção de marcas indesejadas, vitalidade, emagrecimento, entre outros.

O que está em jogo são outras visões de cura, doença e saúde. Curar é um processo que deve partir também do paciente, e saúde é um estado de equilíbrio e bem-estar que vai muito mais além do que a falta de uma enfermidade física aparente.

O que vou aprender em uma especialização em saúde integrativa?

Os profissionais da área da saúde e estética contam com a nova pós-graduação em saúde integrativa.

A pós-graduação é uma grande oportunidade para melhorar potencialmente a qualidade de vida dos seus pacientes, para que eles vivam saudáveis.

Durante o curso, você vai se aprofundar em técnicas e práticas, além das metodologias e resultados.

Conheça algumas:

Ozonioterapia

Nos tratamentos estéticos o ozônio é administrado de várias formas.

Eles podem ser feitos por vias tópicas, banho e sauna de ozônio, intramuscular, intra-articular, insuflação, subcutâneo, entre outros meios.

PRP

O PRP – Plasma Rico em Plaquetas, consiste em aplicar as próprias proteínas de crescimento celular do paciente em diferentes áreas do corpo para favorecer seu rejuvenescimento.

Pode ser aplicado na face, no pescoço, no colo ou no dorso das mãos como intradermoterapia, como gel facial, como máscara facial, misturado com a gordura para lipo-enxertia ou no intra-operatório nas cirurgias da face, mama e abdômen.

Ortomolecular

O conceito Ortomolecular na estética busca uma harmonia na pele, na beleza e vitalidade.

Assim, promovendo um aumento da capacidade de energia orgânica, maior proteção contra os agentes agressores externos na pele.

O funcionamento harmonioso da pele tem relação direta com as trocas celulares metabólicas, assegurando ou não a homeostase dos tecidos que favorecerão a hidratação, a renovação celular, a flexibilidade das fibras elásticas e colágenas, e uma adequada vascularização com consequente oxigenação do tecido.

A partir deste conteúdo você consegue desenvolver seus próprios protocolos, e com a contribuição de outros profissionais da saúde, é possível incrementar os seus protocolos de tratamentos, técnicas de aplicação, combinações de procedimentos e estratégias de como evoluir no mercado de trabalho.

Saúde integrativa não possui restrição para atuação

Não há impedimentos para atuação e ou prescrição de medicamentos e substâncias livres de receituários. 

Inúmeros profissionais estetas estão partindo para a área da saúde integrativa, oferecendo aos seus pacientes tratamentos como por exemplo, a ozonioterapia. 

No dia a dia, o profissional deve atuar como terapeuta integrativo. Caso tenha dúvidas, procure o seu conselho de classe.

Inúmeros estabelecimentos da saúde pública e privada no Brasil estão inserindo as práticas complementares, abrindo espaços de trabalho para consultores e profissionais dessas áreas de atuação.

Você também poderá montar o seu próprio negócio com procedimentos ortomoleculares e de práticas integrativas.

Leia também: Enfermeiros estetas podem se especializar em Longevidade Saudável e Práticas Integrativas

Então, o que achou deste artigo? Não perca mais tempo e invista no seu futuro com a saúde integrativa!

BANNER PÓS GRADUAÇÃO PRÁTICAS INTEGRATIVAS E LONGEVIDADE SAUDÁVEL

Deixe aqui seu Comentário

Comente abaixo! Extravase!! Liberte-se!!! Faz bem pra pele e pra alma!!!!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.

Deixe aqui seu Comentário