Organização Mundial da Saúde chama a atenção para Retinopatia no Dia Mundial da Saúde


No Dia Mundial da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chama atenção para um mal que afeta cada vez mais a população, a diabetes.
Caracterizada como uma doença crônica, o portador não possui capacidade de produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz, alterando a quantidade de glicose no sangue.
De acordo com a OMS, quase 250 milhões de pessoas no mundo têm a doença. A cada ano, cerca de 7 milhões entram nessa lista.
No Brasil, a doença já soma 13 milhões de diabéticos, ou seja, 7% da população do Brasil possui diabetes, sendo que metade ainda não foi diagnosticada.
Este ano, a atenção está voltada para as consequências da doença, que são graves, como a Retinopatia Diabética. Ela afeta os olhos e pode provocar perda total da visão.
Retinopatia Diabética
A retinopatia diabética e dividida em dois tipos. A exsudativa e a proliferativa.
A exsudativa ocorre quando as hemorragias e as gorduras afetam a mácula. Já a proliferativa surge quando a doença dos vasos sanguíneos da retina progride, proliferando novos vasos anormais. Estes novos vasos são extremamente frágeis e também podem sangrar. Além do sangramento, estes vasos podem invadir o interior do olho causando graus variados de destruição da retina.
Prevenção
A prevenção da diabetes, deve ser realizada principalmente para quem tem predisposição genética mas ainda não tem ainda o diagnóstico da doença. Adotar um estilo de vida mais saudável, manter uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico regularmente.
Veja mais Noticias
Empreendendo em Sorocaba (SP), ele tem encontrado real valorização na enfermagem
Enfermeiro esteta conquista retorno financeiro após investir em especializações
Deixe um comentário