Como o sistema de pagamento recorrente pode te ajudar a combater a inadimplência em sua clínica

Saiba como o sistema de pagamento pode te ajudar a aumentar o faturamento da sua clínica!
pagamento recorrente 2

Você sabia que existem cerca de 62 milhões de pessoas atualmente no Brasil? Esses são os dados que foram levantados em uma pesquisa realizada pelo Serasa. Caso você seja o dono de uma clínica ou consultório, esses dados podem ser preocupantes. O que é bastante compreensível. 

Nesses casos, é importante que você procure formas e maneiras de diminuir casos de inadimplência em seu estabelecimento. Adicionar o sistema de pagamento recorrente é um dos melhores métodos para fazer isso! Grandes empresas de streaming de músicas, filmes e séries fazem uso desse tipo de cobrança. 

Portanto, veja como implantar o método e entenda como ele pode diminuir a inadimplência em seu negócio. 

Mas, afinal, o que é a inadimplência e como ela pode te afetar?

 Você provavelmente já sabe do que se trata a inadimplência, contudo, daremos uma explicação rápida para contextualizar melhor os benefícios. 

Resumidamente, a inadimplência é a incapacidade de quitar um débito. Quando isso acontece, o fluxo do caixa é afetado de forma direta e a empresa passa a ser prejudicada por não obter o capital esperado. Em consequência, sua clínica também fica inadimplente por não conseguir pagar os fornecedores e funcionários. Além de não conseguir aprimorar seu local de trabalho, comprar produtos melhores, investir naquele equipamento novo…

As desculpas dos clientes inadimplentes são sempre as mesmas: “poxa, não recebi o boleto”, “a cobrança não chegou no meu e-mail” ou “você pode enviar a nota fiscal/boleto de novo?”. 

E é aí que as plataformas de pagamento recorrentes entram em ação. Com elas, é possível tornar o processo de cobrança automatizado e, por consequência, melhorar a situação financeira do seu caixa e evitar desconforto na hora de cobrar seus pacientes. 

O sistema de pagamento recorrente e seus benefícios

O pagamento recorrente (ou cobrança recorrente, se preferir) é uma plataforma que tem como objetivo fazer a cobrança do valor de um determinado serviço, produto ou pacote que o cliente tenha contratado por um período de tempo pré-estabelecido. 

Acontece da seguinte maneira, no momento da primeira transação a plataforma realiza o débito automático e passa a cobrar pelo período acordado anteriormente (seja ele semanal, mensal, quinzenal ou anual), para que o paciente continue usufruindo do serviço contratado. 

Por que usar?

Ter meios de pagamento que sejam eficientes é a melhor maneira de automatizar alguns processos no funcionamento da sua empresa. Assim, o pagamento recorrente se torna necessário por permitir e oferecer inúmeras vantagens.

Pagamentos automatizados

Como profissional esteta, é bastante comum que você realize a venda de pacotes com vários procedimentos e/ou sessões. Por isso, a melhor maneira de tornar os pagamentos automáticos e, dessa forma, tê-los garantidos, é com o uso de um sistema de assinatura e isso só é possível com uma plataforma eficiente. 

Em decorrência disso, você perceberá a redução da inadimplência, visto que o pagamento não mais ficará inteiramente sob controle dos seus pacientes, que podem optar pelo não pagamento ou simplesmente esquecer de fazê-lo.

Longos contratos

Como esse sistema é voltado para compras de serviços que terão um período maior de uso, portanto, é possível que você feche contratos mais longos. E como dito anteriormente, o risco de ter clientes inadimplentes é minimizado, uma vez que a cobrança é feita automaticamente por um período de tempo consideravelmente longo. 

Cancelamentos minimizados

O boleto bancário é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, mas as chances dele não ser compensado ou de ser cancelado pelo seu paciente são bem consideráveis. 

Em tais situações você tem de lidar não só com a inadimplência como, também, com gastos extras ou a perda de consultas que poderia ter realizado naquele horário. 

Contudo, essas ocorrências tendem a ser minimizadas com a implantação de um sistema de pagamento recorrente, visto que o débito é imediato e a sessão ou consulta continuam agendadas e vigentes. 

Sugestões de plataformas

Wirecard/Moip

A plataforma oferecida pela Wirecard/Moip oferece um intermediador de pagamentos que gerencia as cobranças, o que automatiza todo o gerenciamento e torna-o mais completo. 

Até o fechamento deste artigo, era cobrada uma taxa de 5,49% sobre o valor da venda e o acréscimo de R$ 0,69 por transação. 

PagSeguro

A PagSeguro oferece uma plataforma que disponibiliza dois modelos de cobrança recorrentes: a automática que ocorre sem intervenção humana ou a manual cuja cobrança é feita por você alguém que você tenha contratado para tal. Até o fechamento deste artigo, era cobrada uma taxa de 5%. 

PayPal

O sistema oferecido pelo PayPal recebe pagamentos internacionais, pois é uma plataforma mundialmente conhecida e, consequentemente, as pessoas se sentem mais seguras ao realizar transações e pagamentos. Até o fechamento deste artigo, era cobrada uma taxa de 7%. 

E então? Quando vai começar a implantar o sistema de pagamento recorrente em seu estabelecimento? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2010-. Portal da Enfermagem Estética.