“Pillow Face” em famosos reacende discussões sobre harmonização facial
Recentemente, a internet veio abaixo diante dos resultados da harmonização facial realizada no ator Stenio Garcia, que aparentava ter sofrido do fenômeno conhecido como “Pillow Face”. Com opiniões divididas, houve comentários positivos e quem zombasse efusivamente do ator de 91 anos. Mas a surpresa foi mesmo geral com a diferença em sua aparência.
O fenômeno “Pillow Face” refere-se ao excesso de preenchimentos dérmicos no rosto, que podem levar à perda de naturalidade e expressividade facial. Também conhecido como Síndrome Facial Overfilled (FOS), o Pillow Face ocorre quando há um acúmulo de substâncias de preenchimento, como ácido hialurônico, nas camadas profundas da pele.
Os preenchimentos dérmicos, como o ácido hialurônico, são frequentemente usados para restaurar o volume perdido no rosto durante o envelhecimento. No entanto, quando são injetados em excesso ou de forma inadequada, podem levar ao Pillow Face, causando uma aparência inflada e pouco natural.
O fenômeno pode resultar em consequências indesejadas, como a perda da expressão facial natural, assim como alterações nos contornos e proporções faciais.
Para alguns profissionais que comentaram sobre o caso do ator nas redes sociais, no entanto, os resultados exibidos inicialmente no caso de Stenio Garcia não demonstram o resultado real, que ainda precisa de um tempo para aparecer.
Além das polêmicas sobre a aparência resultante dos procedimentos realizados, houve rumores de que harmonização facial teria causado problemas de saúde que o levaram a uma internação por septicemia aguda, mas a relação logo foi descartada.
As polêmicas envolvendo o Pillow Face e os procedimentos estéticos
Quando casos como o de Stenio Garcia ganham evidência na mídia, as opiniões e questionamentos a respeito da efetividade da harmonização facial e sobre a qualificação de profissionais da saúde estética ficam também em alta.
E não é apenas no Brasil. Madonna e Tom Cruise, por exemplo também já foram alvos de críticas depois de terem aparecido publicamente com a face carregando um aspecto mais inchado do que de costume, e cada celebridade tem seu antes e depois da harmonização estampados em toda e qualquer página, porque o assunto rende muitas opiniões e comentários, seja de apoio ou de repúdio.
O bom profissional saberá instruir seu paciente para alinhar expectativas e fazer saber das possibilidades reais dentro da anatomia de cada um e das próprias capacitações, até mesmo ao ponto de recomendar outros profissionais, a fim de realizar um atendimento integrativo.
A harmonização facial pode sim mudar de acordo com os padrões de beleza de determinado momento. Mas deve, sobretudo, respeitar as características da cada pessoa, servindo para de fato trazer harmonia na aparência e mais confiança ao paciente.
Stenio Garcia demonstrou estar muito contente com os resultados que apresentou quando fez sua aparição em rede nacional, e desde então suas feições já mudaram, devido a diminuição do inchaço inicial. No final das contas, é isso que importa: o bem-estar do paciente como resultado da harmonização.
Deixe um comentário