SBD se aproveita do momento para disseminar inverdades sobre o PL Saúde Estética

O Deputado Fred Costa (PATRI) desde o dia 26/03/2019 paralisou (suspendeu) a tramitação do PL Saúde Estética quando, em Brasília, Dra. Ana Carolina Puga, representando as entidades Associação Brasileira de Saúde Estética e Integrativa (ABRASEI) e Sociedade Brasileira de Biomedicina Estética (SBBME), o alertou sobre a existência de uma outra versão corrigida do PL, sem o termo “Estética e Cosmetologia”.

Desde então, tal Projeto Lei está temporariamente suspenso para reformulação e não suspenso após o dia 10/04/2019 conforme as entidades médicas estão divulgando erroneamente.

A suspensão não tem nada a ver com o ato médico, tampouco o PL Saúde Estética está suspenso definitivamente.

Oficialmente falando, tal PL ainda não foi encaminhado para despacho às comissões, iniciando pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Então ainda é possível alterações em sua redação antes de chegar às mãos do presidente da Câmara dos Deputados.

Uma das reformulações mais esperadas, polêmicas e que de fato está confirmada é a retirada do termo “Estética e Cosmetologia”.

Leia também: Termo “Estética e Cosmetologia” é retirado do PL Saúde Estética.

Todos os conselhos de classe inclusive os esteticistas estão participando da redação, exceto as entidades médicas.

Entenda a ordem dos fatos para deduzir que as notícias das entidades médicas não passam de fakenews

Reunião médicos Fred Costa PL Saúde Estética
Reunião do Deputado Fred Costa com a classe médica sobre o PL Saúde Estética

A reunião com as lideranças médicas aconteceram no dia 10/04/2019. Até aí tudo bem! O Deputado Fred Costa tem mesmo que ouvir os argumentos de todos os lados. É assim que funciona a democracia.

Inclusive a classe médica logo que soube sobre o PL Saúde Estética 1559/19, por meio das associações médicas soltaram nota dizendo que mobilizariam toda a “força” parlamentar para acabar com a reputação do deputado e seu projeto.

Fred Costa COFEN 5 conselhos
Deputado Federal Fred Costa (PATRI) em reunião na sede COFEN com os 5 conselhos da saúde (Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia) no dia 11/04/2019.

No dia seguinte, 11/04/2019, o Deputado Fred Costa se reuniu com a Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos (ANESCO) e com os 5 Conselhos Federais da Saúde (Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia), na sede do COFEN. Em ambos os casos para continuar a reformulação do PL Saúde Estética.

Veja no vídeo acima a parte que o Deputado Fred Costa não cancelou o PL, tampouco foi derrubado, quando ele diz que vai retirar o termo “Estética e Cosmetologia”.

Portanto, quem está falando a verdade??? Se fosse verdade tal notícia das entidades médicas, que dão a entender que o Deputado Fred Costa somente decidiu “suspender” o PL 1559/19 após reunir com eles, o próprio teria continuado o seu trabalho de reformulação, reunindo-se com as partes mais interessadas?

Com certeza os médicos distorcem a realidade dos fatos, até mesmo, quando se fala do PL Saúde Estética nº 1559/19!

Juntos Somos Mais Fortes e o Deputado Fred Costa comprou nossa causa

Desde o começo, o Deputado Fred Costa sabia que a briga do PL 1559/19 seria com a classe médica.

Acreditamos que Fred Costa está ciente das tentativas de persuasão da medicina e não vai cair na história de que procedimentos minimamente invasivos são prerrogativas privativas dos médicos, tampouco que tais procedimentos estéticos representam riscos descontrolados nas mãos de profissionais da saúde.

Beira o cinismo a atitude das lideranças médicas para combater o sucesso da Saúde Estética. Em notas públicas e publicitárias tentam sensibilizar o público leigo pela incitação ao medo de que os procedimentos são seguros só nas mãos deles, o que é uma grande inverdade.

É notório que os maiores e mais numerosos casos de erros estéticos são provocados por médicos mal formados e falsos médicos. Chega a ser escandalosa a incapacidade das entidades médicas em fiscalizar seus próprios profissionais para proteger a sociedade dos recorrentes erros médicos estéticos. Mas na interpretação deles um erro estético causado por um médico pode ser simplesmente banalizado, ainda que seguido de morte ou por danos irreparáveis como é na maioria dos casos.

Sequer os médicos conseguem fundamentar tecnicamente a hipótese de que os profissionais da saúde são uma ameaça à população, pois não há estatísticas relevantes, a própria literatura e estudos científicos em todo o mundo, inclusive no Brasil, os desmentem.

Noutros sites de inúmeros médicos especialistas é dito que tais procedimentos são seguros.

As próprias estatísticas dizem que erro médico mata mais que acidente de trânsito no Brasil. As próprias notícias sobre erros estéticos os condenam.

E na própria justificativa do Ato Médico 2 é reconhecido que não há privatividade nos procedimentos minimamente invasivos.

Eles são uma grande contradição!

As sociedades de dermatologia e cirurgia plástica não foram bem sucedidas o suficiente para desenvolver mercado de trabalho a seus especialistas, tampouco em aumentarem de números. E agora, as outras classes da saúde chegaram com tudo, introduzindo profissionais estetas tão ou mais competentes e especializados.

Reza a regra de que os bons profissionais são competitivos lutando por um lugar ao sol num cenário que o cliente final exerce o seu direito de escolha. Os maus profissionais precisam sempre se garantir pela reserva de mercado.

Sabe-se exatamente o porquê da classe médica sempre distorcendo informações para desqualificar seus colegas da saúde de outras profissões. É tudo pela reserva de mercado.

Fonte: SBD

Deixe aqui seu Comentário

1 COMENTÁRIO

Comente abaixo! Extravase!! Liberte-se!!! Faz bem pra pele e pra alma!!!!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...
Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando em enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.

Deixe aqui seu Comentário