Veja os 19 procedimentos estéticos que compõem a resolução da enfermagem estética publicada pelo COFEN

A resolução foi feita com base no recolhimento da opinião de inúmeros enfermeiros que participaram da consulta pública sobre o tema no primeiro semestre de 2016.
Apesar de não conter procedimentos injetáveis, como preenchedores dérmicos e toxina botulínica, em sua listagem, a resolução dá agora maior respaldo legal para o enfermeiro atuar, além de habilitá-lo como enfermeiro esteta. Algo que os profissionais já queriam há alguns anos, desde que outras profissões conquistaram suas próprias habilitações.
Confira abaixo os 19 procedimentos liberados para o enfermeiro esteta realizar:
- Micropuntura – ou indução percutânea de colágeno, é baseado no uso de agulhas que perfuram a pele sutilmente promovendo sua regeneração, com a liberação do colágeno e a formação de uma nova camada de pele.
- Carboxiterapia – constitui-se de uma técnica onde se utiliza o gás carbônico medicinal injetado no tecido subcutâneo, estimulando efeitos fisiológicos como melhora da circulação e oxigenação tecidual
- Cosméticos – são substâncias naturais ou sintéticas utilizadas em procedimentos estéticos.
- Cosmecêuticos – são substâncias bioativas utilizadas em estética
- Criolipólise – é um procedimento não invasivo de redução de gordura localizada, que consiste no resfriamento, controlado e localizado do adipócito, por um período de 40 a 60 minutos, com temperaturas acima do nível de congelamento, porém, abaixo da temperatura corporal normal.
- Dermo pigmentação – é uma técnica de cosmética para produzir padrões que se assemelham a maquiagem, mas de forma temporária, principalmente na pele da face, lábios e pálpebras. ANEXO DA RESOLUÇÃO COFEN Nº 529/2016
- Depilação à laser – é um procedimento que remove os pelos com auxilio da luz.
- Drenagem linfática – consiste em estimular o sistema linfático a trabalhar de forma mais acelerada, através de massagem localizada.
- Eletroterapia/Eletrotermofototerapia – estimulação da corrente sanguínea, por meio de eletrodos com uso de corrente elétrica muito baixa, que produz efeitos benéficos aos tecidos e/ou para tratamento de paciente (ultrassom, tens, ondas curtas).
- Escleroterapia – consiste na injeção de determinados medicamentos chamados de esclerosantes dentro de um capilar ou veia de modo a destrui-la, mediante prescrição médica.
- Intrademoterapia/Mesoterapia – é um procedimento que consiste na aplicação, diretamente na região a ser tratada, de injeções intradérmicas de substâncias farmacológicas diluídas.
- Laserterapia – é um dispositivo composto por substância (gás e pedras preciosas) que geram luz quando motivadas por uma fonte de energia, não é invasivo e bem tolerado pelos tecidos.
- Terapia Combinada de ultrassom e Micro Correntes. – é um tratamento estético indicado para minimizar gordura localizada, paniculopatia e flacidez.
- Micro pigmentação – É o processo que consiste em implantar pigmentos na derme.
- Nutracêuticos – alimento ou parte de alimento, que promove benefícios à saúde.
- Nutricosmético – são produtos para administração oral, formulados e comercializados especificamente para propósitos de beleza, podendo ser apresentados na forma de cápsulas, alimentos ou bebidas. Esses produtos surgiram a partir do conceito de “beleza de dentro para fora”, caracterizado pelo uso de dieta e suplementos orais para produzir benefícios na aparência física. ANEXO DA RESOLUÇÃO COFEN Nº 529/2016
- Peeling muito superficiais e superficiais – consiste na utilização de substâncias químicas, físicas e mecânicas, que destroem as camadas superficiais da pele, seguindo-se a sua regeneração, com a finalidade de renovação celular.
- Ultrassom Cavitacional – utiliza um aparelho derivado do ultrassom terapêutico capaz de promover a propriedade cavitacional, com efeito não térmico com formação de cavidades ou micro bolhas no meio líquido, promovendo mudanças químicas nas células e na sua membrana, transformando gel em líquido. Usado para redução das células adiposas.
- Vacuoterapia – é um tratamento estético que consiste em sugar a pele por meio de ventosas de diferentes tamanhos, para diminuir linhas de expressão, tratar flacidez, celulite e gordura localizada.
Se você, enfermeiro esteta, estava esperando apenas a resolução sair para começar o seu curso de especialização, agora não há mais desculpas. A legislação veio para dar o empurrão que faltava para você mudar de vida com a estética.
Afinal , enfermeiro pode ou não fazer laser na estetica
Maria, conforme o Parecer de Câmara Técnica nº 001/2022/GTEE/COFEN, a laserterapia e outros procedimentos estão temporariamente suspensos do escopo de atuação do enfermeiro esteta.
Tem o item 10..escleroterapia
Boa noite,enfermeiros podem fazer peim?
Sim, Bianca. Na resolução COFEN Nº 626/2020 não é mencionado o procedimento diretamente, mas se explica que enfermeiros e enfermeiras podem realizar demais atividades da enfermagem estética, desde que não previstas na lei do ato médico.
Gostaria de saber se o profissional técnico de enfermagem pode fazer também a mesoterapia e a parte estética
Estou me formando enfermeiro, porém sou técnico de enfermagem e trabalho na unidade de teraoia intensiva, e quero muito lutar pelo enfermeiro esteta, para que além dos outros profissionais, também possamos atuar com mais amplitude no ramo da estética.
Acho incrível o que vetado a enfermagem…quero só ver um medico dermatologista ou outro qualquer , ficar dentro de uma UTI 12 hs de plantão, puncionando pacientes com acessos difíceis .. passar sondas ( nasogástrica, vesical) ect..
A disputa e por mercado de trabalho e não por competências… Acho que tem mercado para todos, e cada profissional responde pelo seus atos.
E como ficara as esteticistas e salão de beleza que tem pessoas sem qualificação técnica??
Realmente, o enfermeiro faz procedimentos invasivos, complexos e importantes dentro do âmbito hospitalar, mas infelizmente é regido por um conselho que não ao tempo só perde espaço e autonomia em relação as outras classes profissionais, a fisioterapia evoluiu muito ao passar do tempo e quem conhece a história dos fisioterapeutas sabe que o percusor era enfermeiro.
veja que esses procedimentos o enfermeiro pode atuar! sem qualquer proibição da justiça!
Boa pergunta? Porque conheço muitos que se respaldam por isso e nem formação tem… Mas parece que o que foi liberado para enfermagem já estava liberado para todos!! Hilário
Essa lista de 19 procedimentos ainda pode crescer-e deve!
Eletrocoagulação de lesões, preenchimentos, prescrição de nutracêuticos e ortomoleculares, hidrolipoclasia aspirativa, bichectomia e outras correções estéticas…
Seria incrível né Dra. Luanna! Tb torcemos por isso! Você gostaria de escrever uma matéria abordando cada um desses temas? Se sim respondemos aqui com o email que você deve se comunicar ok?
email enviado!