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Faça um plano de negócio para sua clínica de estética e alcance o sucesso!

Aquele casamento perfeito ou aquela viagem inesquecível são acontecimentos que povoam os sonhos de muitos. Mas quando alguém quer tornar esses sonhos reais, um bom planejamento é muito importante, concorda?  Imagine então na hora de você, Biomédico esteta ou profissional esteticista, abrir sua clínica? Para garantir o sucesso de sua empresa, é preciso lançar mão […]
Rodrigo Nunes
27 agosto, 2015

Aquele casamento perfeito ou aquela viagem inesquecível são acontecimentos que povoam os sonhos de muitos. Mas quando alguém quer tornar esses sonhos reais, um bom planejamento é muito importante, concorda?  Imagine então na hora de você, Biomédico esteta ou profissional esteticista, abrir sua clínica? Para garantir o sucesso de sua empresa, é preciso lançar mão dessa poderosa arma empresarial chamada plano de negócio. Ele é um planejamento de como sua clínica será e funcionará, dando uma ideia prévia do negócio.

E apesar de ter fama de complicado, na verdade só requer atenção. Quanto mais cuidadoso for o planejamento, maior será sua chance de sucesso. Então, acompanhe agora o passo a passo de um bom plano de negócios!

Seis passos para planejar o sucesso de sua clínica

1º Investigue o mercado de Clínicas de Estética:

Esse é o passo mais importante,  porque é a partir dele que você terá as informações necessárias para montar o seu plano. Com ele você irá conhecer as estatísticas, evolução histórica, o momento atual e as projeções futuras do mercado. Vai conhecer também quem já trabalha no ramo, o que tem feito e aquilo que tem dado mais certo. Para encontrar essas informações você precisa:

  • Pesquisar literatura especializada em estética e administração de negócios de estética e beleza.
  • Coletar dados com os números oficiais, IBGE e SEBRAE p. ex., indicativos de perfil de clientes, produtos e serviços mais procurados, iniciativas inovadoras e nichos mais promissores.
  • Ler artigos, livros, jornais e revistas especializadas sobre o negócio de estética no Brasil e, se possível, no mundo.

2º Defina sua Clínica de Estética:

Agora que está bem informado você já pode começar a pensar na sua clínica. Defina:

  • Características e objetivos da empresa.
  • Missão, visão e valores.

3º Estabeleça o Plano Operacional da Clínica de Estética:

  • Processo produtivo (Qual serviço vai oferecer, para quem, capacidade de atendimento, quantos dias e quais horários).
  • Controle interno, como controle de estoque.

Dica: Volte a sua pesquisa-base para escolher as melhores práticas do mercado.

4º Escolha o melhor Plano de Marketing:

É importante para você definir seu relacionamento com o cliente, fornecedores, parceiros e avaliar a concorrência. Também a forma de divulgação dos seus serviços.

Para isso, você precisa unir aos dados secundários (sua pesquisa-base), uma coleta de dados primários e assim conhecer seus clientes e concorrentes.

  • Pesquisa tipo cliente oculto: É a coleta de dados no estabelecimento dos concorrentes, como se fosse um cliente. Dessa forma é possível reunir informações relevantes.
  • Pesquisa Direta: Destinada a conhecer seus clientes em potencial e identificar suas preferências e necessidades a serem atendidas.

Dica: Pense nas promoções, associações com outras empresas, responsabilidade social e ambiental, inovações diversas para promover sua clínica

5º Escolha seu Plano de Recursos Humanos:

A técnica do cliente oculto também vai te ajudar a definir seus colaboradores, formação necessária, área de atuação, remuneração e incentivos.

6º Estabeleça Plano Financeiro da Clínica de Estética:

Essa é a última etapa do seu plano de negócio e é fundamental para uma boa gestão de seus investimentos e para sobrevivência do seu negócio.

  • Custos de implantação, capital inicial e de giro, mobiliário, aluguel, adaptação e decoração do imóvel;
  • Valores e custos de mercadorias e equipamentos;
  • Projeção de vendas feita a partir da sua capacidade de atendimento, gasto com publicidade  e demanda.

As reuniões dessas informações constituem o seu plano de negócio. E de posse dele você estará mais preparado e seguro para implantar sua clínica de estética e ser muito bem-sucedido.

Você sonha com sua clínica de estética? Compartilhe seu sonho conosco nos comentários!
Rodrigo Nunes
Editorial
Rodrigo Nunes tem mais de 10 anos de experiência nos mercados da Estética e Antiaging. Empresário e distribuidor independente executivo da Jeunesse. Organizador dos Portais “Biomedicinaestetica.com.br”, “Enfermagemestetica.com.br”, “Farmaciaestetica.com.br” e “Nutricaoestetica.com.br”. Administrador de Empresas pela FEA-PUC/SP, Mestre em Gestão de Negócios pela PUC-Santos.
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