Aquele casamento perfeito ou aquela viagem inesquecível são acontecimentos que povoam os sonhos de muitos. Mas quando alguém quer tornar esses sonhos reais, um bom planejamento é muito importante, concorda?  Imagine então na hora de você, Biomédico esteta ou profissional esteticista, abrir sua clínica? Para garantir o sucesso de sua empresa, é preciso lançar mão dessa poderosa arma empresarial chamada plano de negócio. Ele é um planejamento de como sua clínica será e funcionará, dando uma ideia prévia do negócio.

E apesar de ter fama de complicado, na verdade só requer atenção. Quanto mais cuidadoso for o planejamento, maior será sua chance de sucesso. Então, acompanhe agora o passo a passo de um bom plano de negócios!

Seis passos para planejar o sucesso de sua clínica

1º Investigue o mercado de Clínicas de Estética:

Esse é o passo mais importante,  porque é a partir dele que você terá as informações necessárias para montar o seu plano. Com ele você irá conhecer as estatísticas, evolução histórica, o momento atual e as projeções futuras do mercado. Vai conhecer também quem já trabalha no ramo, o que tem feito e aquilo que tem dado mais certo. Para encontrar essas informações você precisa:

  • Pesquisar literatura especializada em estética e administração de negócios de estética e beleza.
  • Coletar dados com os números oficiais, IBGE e SEBRAE p. ex., indicativos de perfil de clientes, produtos e serviços mais procurados, iniciativas inovadoras e nichos mais promissores.
  • Ler artigos, livros, jornais e revistas especializadas sobre o negócio de estética no Brasil e, se possível, no mundo.

2º Defina sua Clínica de Estética:

Agora que está bem informado você já pode começar a pensar na sua clínica. Defina:

  • Características e objetivos da empresa.
  • Missão, visão e valores.

3º Estabeleça o Plano Operacional da Clínica de Estética:

  • Processo produtivo (Qual serviço vai oferecer, para quem, capacidade de atendimento, quantos dias e quais horários).
  • Controle interno, como controle de estoque.

Dica: Volte a sua pesquisa-base para escolher as melhores práticas do mercado.

4º Escolha o melhor Plano de Marketing:

É importante para você definir seu relacionamento com o cliente, fornecedores, parceiros e avaliar a concorrência. Também a forma de divulgação dos seus serviços.

Para isso, você precisa unir aos dados secundários (sua pesquisa-base), uma coleta de dados primários e assim conhecer seus clientes e concorrentes.

  • Pesquisa tipo cliente oculto: É a coleta de dados no estabelecimento dos concorrentes, como se fosse um cliente. Dessa forma é possível reunir informações relevantes.
  • Pesquisa Direta: Destinada a conhecer seus clientes em potencial e identificar suas preferências e necessidades a serem atendidas.

Dica: Pense nas promoções, associações com outras empresas, responsabilidade social e ambiental, inovações diversas para promover sua clínica

5º Escolha seu Plano de Recursos Humanos:

A técnica do cliente oculto também vai te ajudar a definir seus colaboradores, formação necessária, área de atuação, remuneração e incentivos.

6º Estabeleça Plano Financeiro da Clínica de Estética:

Essa é a última etapa do seu plano de negócio e é fundamental para uma boa gestão de seus investimentos e para sobrevivência do seu negócio.

  • Custos de implantação, capital inicial e de giro, mobiliário, aluguel, adaptação e decoração do imóvel;
  • Valores e custos de mercadorias e equipamentos;
  • Projeção de vendas feita a partir da sua capacidade de atendimento, gasto com publicidade  e demanda.

As reuniões dessas informações constituem o seu plano de negócio. E de posse dele você estará mais preparado e seguro para implantar sua clínica de estética e ser muito bem-sucedido.

Você sonha com sua clínica de estética? Compartilhe seu sonho conosco nos comentários!

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Rodrigo Nunes tem mais de 10 anos de experiência nos mercados da Estética e Antiaging. Empresário e distribuidor independente executivo da Jeunesse. Organizador dos Portais "Biomedicinaestetica.com.br", "Enfermagemestetica.com.br", "Farmaciaestetica.com.br" e "Nutricaoestetica.com.br". Administrador de Empresas pela FEA-PUC/SP, Mestre em Gestão de Negócios pela PUC-Santos.

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