Como abrir sua clínica de estética?
Como abrir sua clínica de estética deve ser uma de suas dúvidas ao pensar em empreender neste ramo, não é mesmo? Essa dúvida também é uma das mais buscadas por pessoas que também estão com o sonho de empreender neste mercado, e existe uma explicação.
O mercado da estética tem se mostrado seguro diante de crises e seguiu crescendo mesmo durante a pandemia no Brasil, por exemplo. Isso se confirma ao perceber que brasileiros não costumam abrir mão de cuidados com a saúde e tão pouco com a beleza estética, afinal, somos um país de corpos plurais e de belezas incríveis.
Neste universo que se mantém em constante metamorfose, as clínicas e salões de beleza despontam como potenciais investimentos. Num mundo onde a estética se entrelaça com a autoestima, empreender neste nicho é como trilhar uma estrada repleta de
Se você está em processo de formação ou almeja ingressar no mundo da saúde estética e se vê perdido em como proceder daqui para a frente, acalme-se. Estamos aqui para iluminar o caminho rumo ao seu destino empreendedor e te trazer dicas pertinentes para abrir o seu próprio negócio.
Índice
Como abrir sua clínica de estética?
Diversos profissionais ainda na especialização já possuem o desejo de empreender. Essa necessidade se dá por diversas razões e principalmente pelo retorno financeiro. Ser um profisisonal autônomo que controla seus horários, seu local de trabalho e conquista mais qualidade de vida, são fatores que impulsionam para a abertura de um espaço próprio de trabalho.
A Dra. Alline Colosovski é um modelo que serve de inspiração para quem pretende empreender nesse ramo. A enfermeira esteta se encontrou no cuidado com a auto-estima e tem conquistado bons frutos atuando como uma agente da transformação.
Para você que, como a Dra Alline, almeja conquistar o sucesso na saúde estética, aqui estão algumas dicas para elucidar sua tomada de decisão.
1 – Planejar e organizar o seu negócio
Será imprescindível que você tenha um plano de negócio para o seu investimento. É como se ele fosse um guia que te orientará e irá trilhar seu percurso, orientando durante o desenvolvimento do seu negócio.
Alguns pontos são fundamentais para o desenvolvimento do seu plano de negócio:
Análise de Mercado: Aqui talvez esteja um alicerce importante para sua clínica. É com essa análise que você irá verificar quem são seus clientes, definir público-alvo, seus fornecedores, concorrentes e o principal, quais produtos, serviços (procedimentos) você irá ofertar.
A análise de mercado te trará informações para que você possa construir um mapeamento do mercado. Ele indicará se sua clínica caminha para a direção certa. É através desse mapeamento que você poderá guiar suas ações de marketing, por exemplo.
Marketing
É com um plano de marketing que você define as ações da sua clínica para que ela atinja as necessidades dos seus clientes.
Operacional
O plano de operações é basicamente uma lista de como sua empresa vai funcionar. A forma como funcionará o dia a dia, a localização, as instalações físicas, equipamentos, pessoal e assim por diante.
Financeiro
O Plano Financeiro serve para você ter uma base de gastos para abrir sua clínica. Nele deve constar custos iniciais, despesas e receitas, capital de giro e os fluxos de caixa e de lucros.
2 – Documentos necessários
Nenhum cliente vai gostar de receber procedimentos e descobrir que a empresa não possui alvará de funcionamento, correto? Então este é outro detalhe significativo.
Reunir todos os documentos necessários e se adequar a legislação sanitária é uma delas.
Para iniciar o seu negócio, é essencial obter os documentos e registros de autorização necessários. Eles determinam o tipo de empresa e sociedade em que sua clínica será registrada, como uma microempresa ou sociedade limitada (LTDA), por exemplo. Após definir esses detalhes, você deve abrir um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e se inscrever na junta comercial do seu município. Os documentos normalmente exigidos incluem: [detalhes específicos variam de acordo com a localização e legislação aplicável].
- Número do CNPJ;
- RG e CPF do dono e de sócios, se houverem;
- Comprovante de Residência;
- Cópia da ficha do Cadastro Nacional nos modelos 1 e 2;
- Requerimento Padrão.
- Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE);
- Cópia do IPTU do imóvel sede;
- Comprovante de inscrição do CNPJ no MEI, Simples Nacional ou Sociedade.
Vale ressaltar que você também deverá entrar com pedido de Alvará da Vigilância Sanitária.
3 – Localização
Ter um ponto com boa localização pode ser fundamental para o crescimento e o fluxo de clientes em seu estabelecimento. É necessário realizar alguns questionamentos para verificar se o local escolhido atende a algumas exigências.
Confirme se seu local tem um alto tráfego de pessoas, se há transporte público próximo para que seus clientes possam chegar até você, se possui estacionamento no local ou próximo,
4 – Estrutura
Para garantir uma experiência positiva para seus pacientes, invista na estrutura da sua clínica de estética, incluindo elementos de organização e uma boa iluminação. A decoração e a paleta de cores devem ser escolhidas para criar um ambiente agradável e tranquilo. Lembre-se de que uma estrutura inadequada pode aumentar a ansiedade do paciente e resultar em uma experiência negativa.
5 – Profissionais qualificados
Construir uma boa equipe também te auxilia no crescimento e no reconhecimento da sua empresa diante das demais concorrentes. Ter profissionais qualificados e habilitados para realizar os procedimentos de maneira segura, farão com que sua clínica vire referência e conquiste cada vez mais pacientes.
Em caso de ser o único profissional da sua clínica, manter uma organização com seus horários e realizar procedimentos com segurança é um fator que com certeza irá promover seu nome e sua clínica na região.
Para abrir uma clínica de estética com sucesso, é essencial um planejamento meticuloso e uma abordagem estratégica. Isso inclui uma pesquisa de mercado detalhada para entender o público-alvo, investimento ponderado e um plano de negócios robusto. A qualidade da equipe e dos serviços prestados são fundamentais para o êxito do empreendimento, junto com uma gestão financeira eficiente e estratégias de marketing bem definidas. Seguindo essas diretrizes, você poderá oferecer um atendimento excepcional aos clientes e alcançar o sucesso desejado.
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