Tente se lembrar de quando foi a última vez que você passou o filtro solar ou um creme hidratante nas mãos nesse último mês. Difícil saber, não é? Normalmente as mãos são as mais esquecidas na hora dos cuidados diários, é a parte do corpo que mais se destaca no dia a dia e são as primeiras a revelar a real idade que temos.

Assim como a pele do rosto e pescoço, as mãos também apresentam sinais de envelhecimento, como ressecamento, manchas (melanoses), redução de gordura, tendões e veias aparentes e flacidez. Diversos fatores podem contribuir para que as mãos tornem-se envelhecidas. São eles: detergente de louças, produtos de limpeza, sol (fotoenvelhecimento), piscina, vento, temperaturas baixas e regiões secas.

A boa notícia é que existem tratamentos para prevenir os efeitos da idade, melhorar as manchas, rugas e flacidez destas áreas, tornando-as mais atraentes e semelhantes ao resto do corpo. Utilizando tratamentos com peelings, laser e outros você pode reverter alguns problemas. Conheça mais sobre eles.

Tratamentos para rejuvenescer as mãos

Peelings

O termo peeling tem origem do inglês, do verbo to peel, que significa descamar. O nome faz referência à aplicação de um agente químico sobre a pele que pode provocar a “destruição” controlada de parte ou da totalidade da epiderme e, em alguns casos, da derme, podendo levar a regenerações profundas de novos tecidos.

Basicamente, os peelings são ácidos que podem ser aplicados nas mãos com o intuito de renovar a pele, retirando cuidadosamente as manchas adquiridas ao longo dos anos. O mesmo tipo de peeling utilizado para a face pode ser também aplicado nas mãos. Podem ser graduados de acordo com sua necessidade, como muito superficiais, superficiais, médios e profundos. O médio é o mais utilizado para as mãos e, às vezes, em uma única sessão é possível notar as diferenças depois de uns dias do procedimento.

Um dos mais utilizados é o ATA (ácido tricloroacético) líquido ou em pasta. Após sua aplicação a mão sofre uma descamação e renovação celular e, como resultado, o clareamento da pele.

Lasers

Muitas pessoas, principalmente mulheres, procuram os centros de estética para encontrar tratamentos que reduzam os efeitos das mãos enrugadas e sem vida. Além dos peelings, o laser é uma boa opção. Existem, inclusive, os peelings a laser, aplicados para promover o estímulo do colágeno e retomar a vitalidade da pele. Uma de suas maiores vantagens é reduzir significativamente as manchas senis.

Mãos muito magras podem se beneficiar do laser de infravermelho, que atua estimulando a formação de colágeno local. Resultado: melhora da flacidez, daquele aspecto ressecado “craquelado” e maciez das mãos.

A luz pulsada, ou laser de CO2 fracionado, é recomendada para manchas das mãos causadas pelo fotoenvelhecimento (exposição solar), com resultados bastante satisfatórios.

Botox

A toxina botulínica (Botox® é a marca mais conhecida) é muito utilizada e apresenta excelentes resultados quando o assunto é prevenir o aparecimento de rugas no rosto. Nas mãos sua função é reduzir o suor excessivo, comum naquelas pessoas que apresentam hiperidrose.

Prevenção

Todos os tratamentos são benéficos, dependendo do seu caso. E como a prevenção sempre é uma aliada para atenuar a profundidade dos tratamentos estéticos, veja essas dicas que separamos:

  • Sempre passe protetor solar (FPS 15 ou mais) quando sair de casa, nas áreas da pele mais expostas ao sol (e qualquer tipo ou intensidade de luz) como rosto, pescoço, colo, braços e, claro, as mãos!
  • Utilize luvas ao mexer com produtos químicos durante a limpeza da casa, ao lavar a louça, limpar as pratas, etc.
  • Após lavar as mãos, SEMPRE repasse seu hidratante de mãos.

Qual é seu hábito de prevenção contra o envelhecimento das mãos? Conte para a gente! E se você tem interesse em se especializar em algum destes tratamentos para as mãos, conte com o Nepuga para lhe auxiliar!

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito e expressão de liberdade do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando de enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e auto-estima.