Tente se lembrar de quando foi a última vez que você passou o filtro solar ou um creme hidratante nas mãos nesse último mês. Difícil saber, não é? Normalmente as mãos são as mais esquecidas na hora dos cuidados diários, é a parte do corpo que mais se destaca no dia a dia e são as primeiras a revelar a real idade que temos.
Assim como a pele do rosto e pescoço, as mãos também apresentam sinais de envelhecimento, como ressecamento, manchas (melanoses), redução de gordura, tendões e veias aparentes e flacidez. Diversos fatores podem contribuir para que as mãos tornem-se envelhecidas. São eles: detergente de louças, produtos de limpeza, sol (fotoenvelhecimento), piscina, vento, temperaturas baixas e regiões secas.
A boa notícia é que existem tratamentos para prevenir os efeitos da idade, melhorar as manchas, rugas e flacidez destas áreas, tornando-as mais atraentes e semelhantes ao resto do corpo. Utilizando tratamentos com peelings, laser e outros você pode reverter alguns problemas. Conheça mais sobre eles.
O termo peeling tem origem do inglês, do verbo to peel, que significa descamar. O nome faz referência à aplicação de um agente químico sobre a pele que pode provocar a “destruição” controlada de parte ou da totalidade da epiderme e, em alguns casos, da derme, podendo levar a regenerações profundas de novos tecidos.
Basicamente, os peelings são ácidos que podem ser aplicados nas mãos com o intuito de renovar a pele, retirando cuidadosamente as manchas adquiridas ao longo dos anos. O mesmo tipo de peeling utilizado para a face pode ser também aplicado nas mãos. Podem ser graduados de acordo com sua necessidade, como muito superficiais, superficiais, médios e profundos. O médio é o mais utilizado para as mãos e, às vezes, em uma única sessão é possível notar as diferenças depois de uns dias do procedimento.
Um dos mais utilizados é o ATA (ácido tricloroacético) líquido ou em pasta. Após sua aplicação a mão sofre uma descamação e renovação celular e, como resultado, o clareamento da pele.
Muitas pessoas, principalmente mulheres, procuram os centros de estética para encontrar tratamentos que reduzam os efeitos das mãos enrugadas e sem vida. Além dos peelings, o laser é uma boa opção. Existem, inclusive, os peelings a laser, aplicados para promover o estímulo do colágeno e retomar a vitalidade da pele. Uma de suas maiores vantagens é reduzir significativamente as manchas senis.
Mãos muito magras podem se beneficiar do laser de infravermelho, que atua estimulando a formação de colágeno local. Resultado: melhora da flacidez, daquele aspecto ressecado “craquelado” e maciez das mãos.
A luz pulsada, ou laser de CO2 fracionado, é recomendada para manchas das mãos causadas pelo fotoenvelhecimento (exposição solar), com resultados bastante satisfatórios.
A toxina botulínica (Botox® é a marca mais conhecida) é muito utilizada e apresenta excelentes resultados quando o assunto é prevenir o aparecimento de rugas no rosto. Nas mãos sua função é reduzir o suor excessivo, comum naquelas pessoas que apresentam hiperidrose.
Todos os tratamentos são benéficos, dependendo do seu caso. E como a prevenção sempre é uma aliada para atenuar a profundidade dos tratamentos estéticos, veja essas dicas que separamos:
Qual é seu hábito de prevenção contra o envelhecimento das mãos? Conte para a gente! E se você tem interesse em se especializar em algum destes tratamentos para as mãos, conte com o Nepuga para lhe auxiliar!
Deixe um comentário