Qual mulher não sonha com a remoção total dos pelos indesejáveis para, além da beleza, facilitar o dia a dia? Para isso existe a depilação definitiva e ela pode ser feita de algumas formas. Dentre elas está a depilação com Luz Intensa Pulsada. Saiba mais sobre ela!

O que é a depilação com Luz Intensa Pulsada?

Também chamada de fotodepilação, ela remove os pelos corporais através da energia da Luz Intensa Pulsada (LIP). Mas antes de tudo, é interessante compreender o que é essa tecnologia.

A LIP pode ser utilizada em diversos tratamentos, desde redução de manchas causadas pelo fotoenvelhecimento, até a redução de sardas e, claro, retirada de pelos corporais. A luz é emitida por um aparelho específico, com diferentes comprimentos de ondas, o que permite seu alcance em diversos locais, como os melanócitos, vasos sanguíneos e colágeno.

Na fotodepilação, a LIP gera calor e atinge a cor escura dos pelos que “morrem” e são eliminados. Por atingir o colágeno, ainda é capaz de estimular sua produção e remodelar o folículo, de forma que ele se feche e mantenha a pele intacta.

Diferença entre a LIP e o laser

O uso do laser é um outro tipo de depilação, muitas vezes confundida com a LIP. Como dissemos, a Luz Intensa Pulsada emite diversos comprimentos de ondas de luz., já o laser emite um único feixe de luz e seu comprimento de onda é bem específico. Ambas são boas para remover o pelo definitivamente, a única diferença é que a depilação com a LIP necessita de mais sessões para fazer efeito.

Para os profissionais da saúde, o custo dos dois aparelhos pode fazer a diferença: como laser é uma luz muito bem definida e mais intensa, o aparelho será mais específico e, consequentemente, mais caro. Já o aparelho de LIP é mais acessível e tem a vantagem de atuar em diversos procedimentos (rejuvenescimento, redução de manchas e depilação).

Para quais tipos de pele e pelo a LIP é indicada?

A depilação com luz intensa pulsada é muito indicada para pessoas que apresentam foliculite pilosa, uma inflamação ou infecção dos folículos pilosos causada por uma bactéria chamada estafilococos, ou ainda por algum outro motivo. Aquelas que querem apenas retirar os pelinhos que estão incomodando também podem ser aplicáveis.

O tipo de pele mais indicado para o procedimento é a clara com pelos escuros e grossos. Porém, pode ser feito em qualquer tonalidade de pele, desde que o profissional que for aplicar a luz intensa pulsada faça uma graduação da sua intensidade.

Algumas pessoas devem evitar esse tipo de depilação, no caso as gestantes, indivíduos com vitiligo, pele bronzeada, com infecções locais ou ainda aqueles que estejam em tratamento com antibióticos e medicamentos para acne.

Você tem interesse em trabalhar com a aplicação de Luz Intensa Pulsada? Conheça o Instituto Nepuga e descubra todos os cursos na área de saúde, beleza e estética que temos a oferecer!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito e expressão de liberdade do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando de enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e auto-estima.