Cidade do interior paulista é a primeira a oferecer ozonioterapia pelo SUS

O tratamento odontológico começou a ser oferecido em abril pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O equipamento foi adquirido pela prefeitura ao custo de R$ 12 mil e cinco profissionais foram capacitados.
A ozonioterapia é uma técnica que utiliza uma mistura gasosa de ozônio e oxigênio como agente terapêutico e usada para combater vírus, bactérias e fungos e ajuda na cicatrização de tratamentos.
“O tempo de tratamento vai ser menor e ao mesmo tempo vai dar a possibilidade de usar menos medicamentos como analgésicos e antibióticos”, explicou a cirurgiã dentista Magda Siqueira.
Desde 2015, o Conselho Federal de Odontologia reconheceu a realização da prática da ozonioterapia pelo cirurgião-dentista, mas para isso, é necessário que o profissional faça um curso de habilitação.
Por dia, passam pelo CEO 65 pessoas, em média, com problemas dentários. Aproximadamente 100 pacientes já estão fazendo ozonioterapia.
Para tratar-se no CEO, o paciente precisa ser encaminhado por uma UBS do município. O tratamento é utilizado em três especialidades da odontologia: endodontia, periodontia e cirurgia
O aposentado Djalma Mesquita passou por um tratamento com ozonioterapia em 2015, após passar anos tentando combater uma infecção no dente. Em dois meses o problema regrediu e, em um ano, foi resolvido.
“Desde 2012, eu estava fazendo um tratamento no dente e não resolvia. O ozônio resolveu rapidamente, foi bom para mim, estou contente”, disse.
Ozonioterapia está inclusa na listagem de práticas integrativas do SUS
A ozonioterapia tem alto poder bactericida por ataque direto aos microrganismos com a oxidação do material biológico. Ao penetrar no organismo ele melhora a oxigenação e o metabolismo corporal. Quando é aplicado em baixas doses ele é capaz de estimular o sistema imunológico.
O Ministério da Saúde, recentemente, incluiu 10 novas práticas integrativas no SUS, e entre elas a ozonioterpia está inclusa. Isso é maravilhoso, não?
A ozonioterapia, que consiste na administração de uma fórmula composta por oxigênio e ozônio para o tratamento complementar de doenças como o câncer certamente vai ajudar e muito nos tratamentos realizados através do SUS. É a ozonioterapia inovando o mundo!!
Enfermeiros são autorizados a realizar práticas com Ozonioterapia
A ozonioterapia no tratamento de feridas é utilizada com o objetivo principal de reduzir a carga microbiana local, devido sua ação bactericida e fungicida.
Contudo, o Conselho Federal de Enfermagem emitiu o parecer n°23/2015/CTAS/Cofen, datado de 16 de outubro de 2015 que se fundamenta inúmeros usos do ozônio medicinal e sua técnica chama de Ozonioterapia no tratamento de feridas (água e óleo ozonizado); Hidrocolonterapia com ozônio.
São efeitos da ozonioterapia no tratamento de feridas: ação bactericida e bacteriostática, viricida e fungicida; aceleração da neoangiogênese; aumento do número médio de fibroblastos; aumento da capacidade de absorção do O2 por parte do eritrócito; estimula o sistema imunológico.
Gostou dessa matéria? Então você vai adorar ler: “Enfermeiros são autorizados a realizar técnica de Hidrocolonterapia com ozônio”. Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário que certamente iremos lhe responder.
[widgetkit id=”66″ name=”BANNER CURSO DE OZONIOTERAPIA”]
Boa noite . No caso do “Enfermeiros são autorizados a realizar técnica de Hidrocolonterapia com ozônio” ele tem que fazer curso de capacitação ?
Quanto tempo de capacitação e onde faz ,pode me indicar de tem capacitação on Laine.
sim são autorizados! procure o curso de Ozonioterapia intermediário do Nepuga
Que maravilha,espero que muitas pessoas se beneficiem desse tratamento que é uma benção na vida de quem começa a fazer.