Com quais procedimentos o enfermeiro pode atuar na Saúde Estética?

Como a saúde possui um amplo conceito, a estética acabou conquistando popularidade, uma vez que se relaciona de forma subjetiva com as necessidades básicas. Vários profissionais da saúde já se abriram para a área estética, se especializaram e atuam exclusivamente com estética, dentro das permissões de seus respectivos conselhos. Continue lendo para descobrir com quais […]
Como a saúde possui um amplo conceito, a estética acabou conquistando popularidade, uma vez que se relaciona de forma subjetiva com as necessidades básicas. Vários profissionais da saúde já se abriram para a área estética, se especializaram e atuam exclusivamente com estética, dentro das permissões de seus respectivos conselhos. Continue lendo para descobrir com quais procedimentos o enfermeiro pode atuar na Saúde Estética. O conceito de saúde hoje, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é definido como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.  Como a saúde possui um conceito amplo, a estética acabou ganhando notoriedade e um dos temas mais discutidos hoje é a atuação da enfermagem na estética. Surgiram diversas possibilidades de especializações e cursos livres para capacitar os profissionais da saúde no exercício da estética, e estas possibilidades trouxeram um novo olhar para esses profissionais já que, a estética é compreendida como um conhecimento multiprofissional e não como específico de apenas uma profissão. 

O enfermeiro pode atuar como especialista em estética?

A resposta é sim. Existe uma suspensão judicial contra o COFEN e não contra os enfermeiros, que podem continuar realizando pós-graduações, se especializar e atuar na área estética com algumas ressalvas. O que acontece é que a lei do exercício profissional da enfermagem vem sofrendo emendas para maior proteção destes profissionais.

Quais procedimentos o profissional de enfermagem pode realizar na estética?

O enfermeiro é habilitado, dentro da enfermagem, para a realização de intervenções invasivas e não invasivas. No âmbito das intervenções invasivas, alguns procedimentos estéticos exigem uma especialidade adequada. Sendo assim, o enfermeiro que deseja atuar com esses procedimentos precisa de uma formação em pós-graduação adequada. De acordo com a resolução 626/2020 do COFEN, publicada em 21/02/20, são liberados para realização dos profissionais de enfermagem, dentro da estética, procedimentos como: carboxiterapia, cosméticos, cosmecêuticos, dermo pigmentação, drenagem linfática, eletroterapia, eletrotermofototerapia, terapia combinada de ultrassom e micro correntes, micro-pigmentação, ultrassom cavitacional, vacuoterapia e ozonioterapia. [widgetkit id=”10″ name=”BANNER PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM ESTÉTICA”]

Comentário (9)

  • Driele Rodrigues Ribeiro Bento

    Com a especificação de enfermagem Estética e cursos na área, posso abrir uma clínica de depilação a laser ou fotodepilacao?
    Aguardo resposta.

    • BEATRIZ SIEBEL DOS SANTOS

      Quais os cursos de ozonoterapia em estética que terão nos próximos meses para enfermagem..
      Qual o curso de pós graduação em enfermagem estética com conteúdo prático que vocês recomendam.

      • CAROLINA MACHADO CARVALHO

        Olá! Estou pensando em fazer enfermagem mas estou com dúvida entre biomedicina também. Queria saber se enfermagem estética pode colocar botox??

        • Extraordinário! Mas se o enfermeiro tiver uma especialização , as quais ele se torne apto a fazer a aplicação de toxina botulínica, procedimentos como preenchimento com ácido hialurônico, e até mesmo a própria harmonização facial em si, ele pode atuar ?

          • Sou Enfermeira e estou terminando minha pós graduação! Estou na dúvida de quais procedimentos posso realizar!

            Botox, preenchimento e mesoterapia é liberado?

            • Entao enfermeiro é um tec em estetica! Preenchimento, fio de sustentação, botox nada disso podemos! So podemos atuar como esteticista, que qualquer cursinho da esquina te da esse certificado

              Deixe um comentário

              O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

              © Copyright 2010-. Portal da Enfermagem Estética.