Você procura uma ideia boa e barata para promover sua clínica? Já ouviu falar do e-mail marketing? Não? Trata-se de uma estratégia de marketing com custo quase zero.

Sim, usar o e-mail de forma estratégica é barato, rápido e muito eficiente para atrair e manter seus clientes. Entenda como o e-mail pode te ajudar a alavancar seu negócio.

Como usar o e-mail marketing a seu favor?

Afinal, o que é o e-mail marketing?

É uma maneira eficaz de usar o e-mail como ferramenta de promoção de seu negócio. Através do uso inteligente desse meio de comunicação é possível manter contato com o cliente, promover campanhas especiais, prestar informações relevantes e incentivar o retorno dos clientes.

É uma forma de marketing direto excelente tanto para divulgar serviços e produtos quanto para informar sobre a importância e utilidades deles. Além de econômico, seus resultados são comprovadamente eficazes.

O poder do e-mail como estratégia de marketing para sua clínica de estética

O e-mail é uma das principais razões para as pessoas acessarem a internet no Brasil, segundo o IBGE. Algumas das razões estão associadas ao uso do e-mail para trocar senhas, confirmar compras e enviar documentos.

Isso quer dizer que se alguém acessa a web diariamente, muito provavelmente irá checar sua caixa de e-mails. Por isso, esse é um excelente veículo para divulgar sua marca.

Comparando seu impacto com o das redes sociais, como Facebook e Twitter, o e-mail leva vantagem. Isso porque nas redes sociais o volume de mensagens é muito grande e as pessoas acabam não vendo ou não prestando atenção em parte delas.

O e-mail é mais seletivo. A forma de comunicação é dirigida e personalizada. E ainda possui alta taxa de retorno e meios para mensurar seus resultados.

Vantagens do e-mail marketing para se relacionar com os seus clientes

  • Basta um clique no link da mensagem do e-mail para seu cliente respondê-lo, ir para seu site ou fechar um pacote de serviços e promoções;
  • O custo de envio/recebimento de e-mails é baixo e o retorno alto;
  • Cria um vínculo de proximidade e credibilidade com o cliente;
  • A empresa busca o cliente onde ele está, assumindo um papel de proatividade;
  • Possibilita personalizar e segmentar seus clientes por grupos etários, tratamentos de preferência, localização e vários outros;
  • Em segundos são enviados milhares de e-mails. E a empresa pode monitorar com celeridade os resultados da campanha.

Como usar o e-mail marketing para conquistar clientes?

Primeiro é preciso coletar os dados de seus clientes, quando estão na clínica ou acessam seu site. Dados como data de aniversário, e-mail, profissão, última data de atendimento e serviço escolhido são interessantes.

Juntos formarão a base de dados necessária para direcionar seu marketing para o cliente certo, na hora certa.

  • Obtenha um bom gerenciador de e-mails, como o Mailchimp ou o Aweber. Com ele é possível criar e organizar listas de e-mails e agendar envios;
  • Crie suas campanhas e envie somente para o grupo de clientes que quer alcançar;
  • Utilize as datas comemorativas para promoções especiais. Dia do aniversário, das mães, pais, namorados, avós, são excelentes oportunidades para atrair seus clientes.;
  • Atraia clientes afastados com campanhas específicas. E promova premiações para os clientes assíduos;
  • Apresente tratamentos que seus clientes ainda não fizeram e as novidades da clínica;
  • Não fale tanto de você e sim de como seus serviços podem ser benéficos para seus clientes;
  • Envie dicas interessantes e seja útil para seu cliente;
  • E por fim, seja cuidadoso. Nada de enviar muitas mensagens. Seja objetivo e não coloque muitas imagens. Lembre que seu objetivo é encantar seu cliente e manter contato com ele.

Agora que conhece melhor essa ferramenta, pode começar a utilizar a favor de seu negócio.

Você tem usado o e-mail marketing para promover sua clínica de estética? Tem dúvidas? Compartilhe conosco nos comentários.

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Rodrigo Nunes tem mais de 10 anos de experiência nos mercados da Estética e Antiaging. Empresário e distribuidor independente executivo da Jeunesse. Organizador dos Portais "Biomedicinaestetica.com.br", "Enfermagemestetica.com.br", "Farmaciaestetica.com.br" e "Nutricaoestetica.com.br". Administrador de Empresas pela FEA-PUC/SP, Mestre em Gestão de Negócios pela PUC-Santos.

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