Enfermagem Integrativa: Saiba quais alimentos ajudam para uma longevidade saudável
Índice
Pós-graduação em enfermagem integrativa aborda os alimentos Funcionais na alta performance e a importância dos alimentos no processo do envelhecimento
Diga-me o que comes e te direi quem és, já ouviram essa frase? Pois é, então saiba que a boa alimentação é mais do que um bom amigo para quem quer obter uma longevidade saudável.Mas atentem-se, os alimentos gordurosos, cheios de açúcar e enlatados são as más companhias a serem evitadas.Nem tudo o que se alardeia nos manuais de dietas mirabolantes deve ser seguido à risca. O importante mesmo é manter uma alimentação completa e ingerir os chamados alimentos inteligentes.Mas, o que é a dieta inteligente?
A dieta inteligente a que ela se refere é baseada em inúmeras pesquisas sobre a Nutrigenômica, ciência que explica o impacto dos nutrientes na expressão gênica e que nos permite conhecer o mecanismo de ação das substâncias contidas nos alimentos.
Os ingredientes da dieta inteligente são 40 e devem ser incluídos no nosso dia-a-dia. A lista completa está aqui.
Os alimentos inteligente, são aqueles que saciam, reduzem o acúmulo de gordura, previnem doenças e aumentam a expectativa de vida. E o melhor de tudo, são fáceis de encontrar.
Os 30 alimentos da longevidade – entre eles estão laranja, alface e chocolate amargo – contém moléculas que influenciam na duração e na qualidade de vida.
Já os 10 alimentos protetores – como cereais integrais, verduras e a castanha-do-Pará – atuam no sistema imunológico, no estômago e na flora intestinal.
Há anos, pesquisadores afirmam que a dieta mediterrânea é uma das mais completas e saudáveis. Além disso, as frutas tropicais, como o mamão-papaia e a manga, frutas ricas em vitamina A e C e são grandes aliadas na prevenção de doenças.
10 dicas para uma longevidade saudável
Separamos para vocês 10 dicas para que você possa obter uma longevidade saudável, afinal o medo do envelhecimento causa pânico nas pessoas!! Vamos conferir?
1- Pense no que vai colocar no prato. Pelo menos 3/4 do almoço ou do jantar devem conter vegetais: desse valor, metade de verduras e frutas, mais verduras do que frutas. Um quarto de cereais (dê preferência aos do tipo integral, pelo menos uma vez ao dia). O 1/4 restante deve ser preenchido com proteínas: legumes, peixe, ovo, queijo fresco e com pouca gordura ou carne vermelha, mas com moderação.
2 – Lembre que os alimentos inteligentes combatem as inflamações crônicas. Por isso, inclua em suas refeições tomate, laranja, frutas vermelhas, cerejas, amêndoas, nozes e castanhas, verduras, salmão, arenque, sardinha e azeite de oliva extra-virgem;
3 – Consuma com moderação os alimentos que aceleram os processos inflamatórios. São eles frituras, sucos industriais, carboidratos refinados, banha de porco e margarinas, frios e linguiças.
4 – Aposte na variedade. Uma dica é misturar e revezar os vegetais de acordo com as suas cores.
5 – Use e abuse das frutas secas. Castanha-do-Pará, amêndoas e avelãs são integradores alimentares naturais e ricos em vitaminas e minerais. Só não exagere: 30 gramas por dia é a quantidade ideal.
6 – O tradicional prato brasileiro de arroz e feijão fornece todos os aminoácidos essenciais para nosso organismo. Eles são os tijolinhos que o nosso corpo usa para fabricar as proteínas
7 – As ervas aromáticas são perfeitas como tempero e ajudam na diminuição do uso do sal.
8 – Aproveite e se delicie diariamente com um ou dois pedacinhos de chocolate amargo. Escolha os que têm no mínimo de 70% de cacau. O chocolate protege o sistema cardiovascular e contribui para melhorar a concentração e a memória.
9 – A sensação de saciedade só chega cerca de 20 minutos após a refeição. Não caia na armadilha de comer até não aguentar mais.
10 – Exercite-se! Atividade física é fundamental para a saúde.
E então, gostaram? Saibam que tudo isso também faz parte da grade curricular da pós-graduação em enfermagem integrativa. Invista no seu futuro, conheça outras formas de alavancar sua carreira na área.Quer saber mais? Então clique no banner abaixo e surpreenda-se![widgetkit id=”111″ name=”Banner para os blogs – Pós-graduação enfermagem estética”]
Deixe um comentário