No Brasil, a técnica que utiliza a mistura dos gases de oxigênio e ozônio, geram uma molécula altamente reativa capaz de curar feridas mais rápidas

A ozonioterapia tem alto poder bactericida por ataque direto aos microorganismos com a oxidação do material biológico.

Ao penetrar no organismo ele melhora a oxigenação e o metabolismo corporal. Quando é aplicado em baixas doses ele é capaz de estimular o sistema imunológico.

O Ministério da Saúde, recentemente, incluiu 10 novas práticas integrativas no SUS, e entre elas a ozonioterpia está inclusa.

O parecer da ozonioterapia na enfermagem

A câmara técnica de Atenção à Saúde do Conselho Federal de Enfermagem emitiu o parecer n°23/2015/CTAS/Cofen, datado de 16 de outubro de 2015 que se fundamenta inúmeros usos do ozônio medicinal e sua técnica chama de Ozonioterapia.

O Cofen é favorável em utilizar o Ozônio na enfermagem para as seguintes práticas:

  • Tratamento de feridas (água, óleo ozonizado)
  • Hidrocolonterapia com ozônio

Veja o parecer do COFEN sobre a Ozonioterapia:

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), já emitiu um parecer favorável à utilização da água ozonizada: “diante da possibilidade do desenvolvimento de novas técnicas que venham contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população, sou de parecer favorável que seja respondido objetivamente à requerente que inexistem óbices até o momento, por parte deste Conselho Federal de Enfermagem para a utilização de água ozonizada como recurso terapêutico”- Gilvan Brolini, conselheiro federal.

Enfermeiros são autorizados, pelo COFEN, a utilizar ozonioterapia no tratamento das feridas

A ozonioterapia no tratamento de feridas é utilizada com o objetivo principal de reduzir a carga microbiana local, devido sua ação bactericida e fungicida.

Quando se alcança uma ferida limpa, reduz-se a concentração da mistura ozônio-oxigênio e prossegue-se a aplicação a fim a de otimizar o processo cicatricial.

São efeitos da ozonioterapia no tratamento de feridas: ação bactericida e bacteriostática, viricida e fungicida; aceleração da neoangiogênese; aumento do número médio de fibroblastos; aumento da capacidade de absorção do O2 por parte do eritrócito; estimula o sistema imunológico.

Surfista renomado faz tratamento com ozonioterapia

Atualmente, no Brasil, a ozonioterapia é muito utilizada em atletas de Crosfit, vôlei, surfistas e principalmente futebol. O Surfista Daniks Fischer, mas conhecido como “Big Rider” procurou pelo tratamento com ozonioterapia, para tratar a Artrose de Joelhos e Inflamação severa da coluna cervical.

Confira o vídeo do surfista em ação:

Não há restrições para este tipo de tratamento, sendo assim todos os atletas podem fazer o tratamento com ozonioterapia, justamente por ser muito utilizada em lesões articulares e fadigas musculares.

O atleta garante que os resultados iniciais são surpreendentes:

“Recomendo o tratamento de ozonioterapia e todos aqueles que reclamam de dores, inflamações crônicas e etc. Os primeiros resultados são impressionantes.” Concluiu

 

Jogadores de futebol como Zidane, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi também são adeptos do tratamento pós treino para tratar das fadigas musculares e lesões. A técnica, aos poucos está abrangendo mais espaço no Brasil.

A ozonioterapia também pode ser utilizada na estética

Na estética a técnica poderá ser utilizada para diversos tratamentos, como: celulites, vasinhos, acne, estrias, gordura localizada, entre outros.

Para realizar tratamentos com ozônio, o profissional da saúde e estética deve realizar um curso específico sobre as técnicas de ozonioterapia.

Seja um diferencial e faça a especialização na área

Encontramos hoje, disponível no mercado, um único Curso de Ozonioterapia voltado para a Estética, o do Nepuga, conceituada instituição de ensino da área da saúde estética.

Quem ministra o curso é a Dra. Milena Castelani, biomédica que atua há anos com Ozonioterapia e foi diretora da ABOZ (Associação Brasileira de Ozonioterapia), entre 2007 e 2011. No curso de 2 dias, os profissionais aprendem tudo o que é necessário para começar a realizar a prática.

Seja um diferencial e aprenda tudo sobre a Ozonioterapia para oferecer sempre o melhor aos seus pacientes.

Gostou da matéria? Veja também: “Ozonioterapia no Brasil: saiba tudo sobre a regulamentação desta técnica

CURSO DE OZONIOTERAPIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a biomedicina estética é legítima, um direito do biomédico, do biomédico esteta, do graduando em biomedicina e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e elevação da auto-estima.