Faça um plano de negócio para sua clínica de estética e alcance o sucesso!
Aquele casamento perfeito ou aquela viagem inesquecível são acontecimentos que povoam os sonhos de muitos. Mas quando alguém quer tornar esses sonhos reais, um bom planejamento é muito importante, concorda? Imagine então na hora de você, Biomédico esteta ou profissional esteticista, abrir sua clínica? Para garantir o sucesso de sua empresa, é preciso lançar mão dessa poderosa arma empresarial chamada plano de negócio. Ele é um planejamento de como sua clínica será e funcionará, dando uma ideia prévia do negócio.
E apesar de ter fama de complicado, na verdade só requer atenção. Quanto mais cuidadoso for o planejamento, maior será sua chance de sucesso. Então, acompanhe agora o passo a passo de um bom plano de negócios!
Índice
Seis passos para planejar o sucesso de sua clínica
1º Investigue o mercado de Clínicas de Estética:
Esse é o passo mais importante, porque é a partir dele que você terá as informações necessárias para montar o seu plano. Com ele você irá conhecer as estatísticas, evolução histórica, o momento atual e as projeções futuras do mercado. Vai conhecer também quem já trabalha no ramo, o que tem feito e aquilo que tem dado mais certo. Para encontrar essas informações você precisa:
- Pesquisar literatura especializada em estética e administração de negócios de estética e beleza.
- Coletar dados com os números oficiais, IBGE e SEBRAE p. ex., indicativos de perfil de clientes, produtos e serviços mais procurados, iniciativas inovadoras e nichos mais promissores.
- Ler artigos, livros, jornais e revistas especializadas sobre o negócio de estética no Brasil e, se possível, no mundo.
2º Defina sua Clínica de Estética:
Agora que está bem informado você já pode começar a pensar na sua clínica. Defina:
- Características e objetivos da empresa.
- Missão, visão e valores.
3º Estabeleça o Plano Operacional da Clínica de Estética:
- Processo produtivo (Qual serviço vai oferecer, para quem, capacidade de atendimento, quantos dias e quais horários).
- Controle interno, como controle de estoque.
Dica: Volte a sua pesquisa-base para escolher as melhores práticas do mercado.
4º Escolha o melhor Plano de Marketing:
É importante para você definir seu relacionamento com o cliente, fornecedores, parceiros e avaliar a concorrência. Também a forma de divulgação dos seus serviços.
Para isso, você precisa unir aos dados secundários (sua pesquisa-base), uma coleta de dados primários e assim conhecer seus clientes e concorrentes.
- Pesquisa tipo cliente oculto: É a coleta de dados no estabelecimento dos concorrentes, como se fosse um cliente. Dessa forma é possível reunir informações relevantes.
- Pesquisa Direta: Destinada a conhecer seus clientes em potencial e identificar suas preferências e necessidades a serem atendidas.
Dica: Pense nas promoções, associações com outras empresas, responsabilidade social e ambiental, inovações diversas para promover sua clínica
5º Escolha seu Plano de Recursos Humanos:
A técnica do cliente oculto também vai te ajudar a definir seus colaboradores, formação necessária, área de atuação, remuneração e incentivos.
6º Estabeleça Plano Financeiro da Clínica de Estética:
Essa é a última etapa do seu plano de negócio e é fundamental para uma boa gestão de seus investimentos e para sobrevivência do seu negócio.
- Custos de implantação, capital inicial e de giro, mobiliário, aluguel, adaptação e decoração do imóvel;
- Valores e custos de mercadorias e equipamentos;
- Projeção de vendas feita a partir da sua capacidade de atendimento, gasto com publicidade e demanda.
As reuniões dessas informações constituem o seu plano de negócio. E de posse dele você estará mais preparado e seguro para implantar sua clínica de estética e ser muito bem-sucedido.
Você sonha com sua clínica de estética? Compartilhe seu sonho conosco nos comentários!
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