Skip to main content

Idade biológica x Idade cronológica: Descubra a diferença

O corpo humano tem duas idades diferentes: a idade biológica e a idade cronológica. Se você quer saber qual é a sua idade verdadeira, não olhe o calendário. Ele mostra qual é a sua idade cronológica, mas o número pode estar longe de ser a definição real de quem você é. O tempo cronológico é […]

O corpo humano tem duas idades diferentes: a idade biológica e a idade cronológica. Se você quer saber qual é a sua idade verdadeira, não olhe o calendário. Ele mostra qual é a sua idade cronológica, mas o número pode estar longe de ser a definição real de quem você é. O tempo cronológico é capaz de mostrar por quanto tempo você habita a Terra, desde o dia do seu nascimento. No entanto, como um índice de envelhecimento, ele pode falhar. A idade cronológica se refere ao tempo real de um ser humano, enquanto a idade biológica refere-se a quantos anos parece que a pessoa tem.

A definição de idade cronológica está inserida na nossa realidade. Basta olhar uma notícia de jornal se referindo a uma pessoa e certamente a idade dela virá após o nome. Ainda avaliamos a maturidade de uma pessoa de acordo com os anos que ela diz, e quantas vezes não paramos para dizer: “Nossa, mas você não aparenta sua idade”.

Sua idade biológica funcional é a idade do sistema do seu corpo. Dada a enorme complexidade das diversas partes que interagem na nossa composição e fisiologia, não é uma “idade” simples de calcular. De início, é útil termos em mãos alguns dados, como: pressão arterial, potência cardiorrespiratória, níveis de glicose e de lipídios no sangue, rugas na pele, etc. Se exercitar regularmente, por exemplo, pode fazer com que você reduza a perda das funções fisiológicas fundamentais em até 50%, como capacidade aeróbica, força muscular e do sistema imunológico.

A quantidade e qualidade da massa óssea é um bom parâmetro para avaliar a idade biológica. Sabe-se que pessoas que fazem exercícios de resistência perdem menos massa óssea comparado às sedentárias. Com um exame específico é possível avaliar se você está perdendo ou conseguindo mantê-la. A capacidade dos rins em filtrar as toxinas e do intestino em manter seu funcionamento regular são outros parâmetros que fazem parte da avaliação da idade corporal. Cigarro (todos os tipos), bebida alcoólica, sono inadequado, ingestão em excesso de gorduras hidrogenadas e saturadas, alto consumo de açúcar e sedentarismo são todos fatores que contribuem para reduzir a idade biológica – e a real. Manter um estilo de vida saudável, entretanto, pode mostrar uma idade biológica de cinco a 10 anos mais jovem do que sua idade cronológica.

A idade psicológica pode ser encaixada dentro da idade biológica. Isso porque engloba o funcionamento cognitivo (habilidades da memória, aprendizado e de lidar com o emocional) e, conforme as pessoas envelhecem, essa função pode ficar defasada ou não. Dificuldade com alguns aspectos da memória podem aparecer em qualquer um, mas para manter a idade psicológica jovem é preciso vence-los. Por outro lado, a capacidade das pessoas em lidar com as emoções negativas melhora à medida que envelhecem. Ou seja, em se tratando de idade emocional, ficar mais velho pode significar benefícios.

 

 

 

 

Somos apaixonados pelo que fazemos e fazemos tudo por amor. Nosso compromisso é apenas com a verdade e com o que acreditamos e defendemos – a enfermagem estética é legítima, um direito e expressão de liberdade do enfermeiro, do enfermeiro esteta, do graduando de enfermagem e, principalmente, de toda a sociedade beneficiada com as informações aqui divulgadas e como caminho de beleza e auto-estima.
Veja mais Noticias

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *