A importância do ômega 3 para o cérebro e longevidade saudável

Índice
Para uma geração que procura longevidade saudável e qualidade de vida, o ômega 3 é um grande aliado no combate ao envelhecimento cerebral.
Você sabia que o ômega 3 é uma gordura de muita qualidade e essencial para ativar algumas funções do cérebro humano? É isso mesmo. Diferente de tudo que envolve a palavra gordura, aqui ela tem muito valor e pode nos garantir longevidade saudável.
Vale ressaltar que nosso cérebro tem uma grande proporção de gordura. Para ser mais claro, pelo menos 60% dele.
A relação do ômega 3 com o cérebro é fonte de estudos por diversos institutos. As moléculas mais importantes do ômega 3 são o ácido Eicosapentenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA).
Estes ácidos são os responsáveis pela transmissão de informações entre as membranas celulares, a sua síntese e também estimulam a formação de novas células cerebrais. Ou seja, os ácidos graxos ômega 3 podem ser considerados blocos construtores dessas células.
Entre as diversas evidências científicas que validam a importância do ômega 3 para nosso cérebro, as mais recentes destacam que:
• Os bons níveis de BDFN (Brain-derived neurotrophic factor) nas pessoas que utilizam boas fontes de ômega 3. Esta é uma proteína essencial para a estrutura cerebral;
• Prevenção e melhora dos sintomas de doenças como depressão, esquizofrenia, bipolarismo e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH;
• Retardo do declínio cognitivo, ou seja, previne o envelhecimento cerebral.
Assim, além de todos os benefícios, conseguimos garantir longevidade saudável, prevenir futuros problemas e melhorar em grande escala a qualidade de vida.
Conheça algumas fontes de ômega 3
Para um envelhecimento saudável e bom funcionamento cerebral é necessário consumir uma certa quantidade de ômega 3. Afinal, o envelhecimento do cérebro é a principal causa das doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
As fontes de ômega 3 são divididas em três categorias: o ácido eicosapentanoico (EPA), o ácido docosa-hexaenoico (DHA) e o ácido alfa-linolênico (ALA).
Para o cérebro, são os tipos EPA e DHA que trazem os maiores benefícios e são encontrados em peixes de água fria, como salmão, anchovas e sardinhas.
O tipo ALA também é excelente, mas precisa ser consumido em conjunto com outros alimentos. Linhaça e nozes são um exemplo.
Para melhores resultados, mantenha uma alimentação balanceada, com ingestão regular de água e exercícios físicos.
Práticas integrativas e longevidade saudável
Enfermeiros e enfermeiros estetas de todo o mundo já estão investindo em uma nova forma de promover saúde e bem estar, através das práticas integrativas.
Você pode proporcionar aos seus pacientes tratamentos inovadores que buscam melhorias de dentro para fora, baseados em alimentos de alta performance, que farão o diferencial.
Já existe Pós-graduação em Enfermagem Integrativa que pode te capacitar para atuar como terapeuta integrativo e elevar o nível do seu conhecimento.
Então não perca tempo, faça como seus colegas de profissão e invista em algo novo, que já está fazendo a diferente para milhares de pessoas.
[widgetkit id=”111″ name=”Banner para os blogs – Pós-graduação enfermagem estética”]
Veja mais Noticias
Crise na Rede Maislaser: calote com ex-sócio levanta novo alerta sobre instabilidade da franquia
Sheila Mello processa médico após complicações envolvendo aplicação de hidrogel
Suspensão da Resolução CFBio 582/2020? Biólogos estetas devem permanecer unidos em prol da saúde estética
Deixe um comentário