Ozonioterapia pode reduzir alguns sintomas da fibromialgia, apontam estudos

Uma notícia maravilhosa para quem sofre com fibromialgia: a ozonioterapia pode ser um tratamento complementar! A ozonioterapia – tratamento que aumenta a quantidade de oxigênio no corpo fornecendo ozônio – pode ajudar a diminuir os sintomas da fibromialgia, sugere um pequeno estudo. Um estudo intitulado “Ozonoterapia em 65 pacientes com fibromialgia: uma terapia eficaz”, foi […]
ozonioterapia-fibromialgia

Uma notícia maravilhosa para quem sofre com fibromialgia: a ozonioterapia pode ser um tratamento complementar!

A ozonioterapia – tratamento que aumenta a quantidade de oxigênio no corpo fornecendo ozônio – pode ajudar a diminuir os sintomas da fibromialgia, sugere um pequeno estudo. Um estudo intitulado “Ozonoterapia em 65 pacientes com fibromialgia: uma terapia eficaz”, foi publicado na revista European Review for Medical and Pharmacological Sciences . As evidências sugerem que pacientes com FM têm níveis aumentados de estresse oxidativo, uma condição caracterizada por um desequilíbrio entre a produção do corpo de radicais livres e sua capacidade de contê-las.

Uma mistura de ozônio mostrou benefícios particularmente em doenças crônicas.

Acredita-se que a terapia com ozônio induza um leve estresse oxidativo que leva as células a ativar um sistema de defesa contra esse tipo de estresse.

Mais detalhes sobre o estudo

Pesquisadores na Itália levantaram a hipótese de que a terapia com ozônio poderia ser útil no manejo da fibromialgia. Eles trataram 65 pacientes com FM (55 mulheres e 10 homens, com idades entre 30 e 72 anos); Eles usaram a ozonioterapia duas vezes por semana durante um mês, seguidos de sessões duas vezes por mês como terapia de manutenção. A dor dos pacientes foi medida em escala variando de zero (sem dor) a 10 (máximo de dor), a fadiga foi medida também em uma escala, mas de 0 a 7. De todos os pacientes, 50 receberam uma auto-hemotransfusão ozonizada, ou seja, foram infundidos com seu próprio sangue que havia sido previamente exposto a uma mistura de ozônio. Os outros 10 pacientes tiveram ozônio soprado em seus reto, uma estratégia chamada insuflação do ozono retal.

O estudo descobriu que a terapia com ozônio levou a melhorias significativas nos sintomas em 45 pacientes (70%), sem quaisquer efeitos colaterais.

No geral, este é o maior estudo de pacientes com fibromialgia tratados com ozonioterapia relatado na literatura. O resultado demonstra que a terapia com ozônio é um tratamento eficaz para pacientes com fibromialgia sem efeitos colaterais significativos!! No entanto, os pesquisadores acrescentaram que mais pacientes são necessários e, em particular, um acompanhamento mais longo. A ozonioterapia parece um tratamento que, por não ter qualquer efeito colateral, é possível de ser proposto para pacientes com fibromialgia que não estão obtendo resultados adequados; Notícia maravilhosa sobre essa técnica que, a cada dia que passa, ganha mais adeptos! E vocês, o que acharam?

Você conhece a ozonioterapia?

A ozonioterapia vem com uma proposta muito boa para quem deseja ter um envelhecimento saudável, sem medicamentos impostos pela indústria farmacêutica.

Esse é um excelente momento para você, enfermeiro, se especializar em uma das técnicas mais abrangentes e que ganha milhares de adeptos diariamente.

Se interessou? Já existem grandes cursos avançados em ozonioterapia oferecidos por instituições brasileiras tradicionais. Não perca tempo e invista em qualificações que vão te levar para outro nível de conhecimento e técnica. Invista no seu futuro profissional!

[widgetkit id=”114″ name=”BANNER CURSO DE OZONIOTERAPIA + PRP”]

Comentário (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2013-2021. Portal da Enfermagem Estética.